Efeitos de um treinamento multimodal no controle postural de idosos da comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Camila Machado de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-25102019-161648/
Resumo: O objetivo do estudo foi comparar os efeitos de um treinamento multimodal com um programa de caminhada no controle postural, força muscular de membros inferiores, preensão manual, velocidade de marcha e flexibilidade de idosos residentes na comunidade. Tratou-se de um ensaio clínico pragmático e controlado. Noventa e um participantes foram selecionados e divididos em grupo multimodal (GM) e grupo caminhada (GC). Os grupos realizaram 32 sessões de intervenção, 1 hora de exercícios por sessão, 2 vezes por semana, durante 16 semanas. O GM realizou os exercícios para o controle postural, força muscular, flexibilidade e marcha, supervisionados por três fisioterapeutas e dois profissionais de educação física. Ao final da sessão de exercícios físicos, o GM participou de mais 30 minutos de educação em saúde. O GC realizou 10 minutos de alongamentos antes e depois de 40 minutos de caminhada supervisionados por dois profissionais de educação física. O desfecho primário do estudo foi o controle postural, avaliado por meio do Mini-Balance Evaluation Systems Test (Mini-BESTest). Os desfechos secundários foram: (1) preensão manual, avaliada por meio do dinamômetro manual (Hand-Grip), (2) força muscular de membros inferiores, avaliado por meio do Teste de Sentar-Levantar Cinco Vezes (3) velocidade da marcha, avaliada por meio do Teste da Velocidade da Marcha de 3 metros (4) flexibilidade, avaliada por meio do Teste de Sentar e Alcançar (TSA). A distribuição normal dos dados foi testada por meio do teste Shapiro-Wilk. Os dados sociodemográficos foram apresentados em média e desvio padrão para as variáveis quantitativas e porcentagens relativas para as variáveis categóricas, utilizando os testes t-Student, teste Qui-quadrado de Pearson e teste exato de Fisher, quando necessário. Os desfechos primário e secundário foram analisados por meio da análise de variância (ANOVA). Foi adotado o nível de significância de p < 0,05. O GM apresentou melhora no controle postural e força muscular de membros inferiores. O GC apresentou melhora na velocidade da marcha e na flexibilidade. Ambos os grupos apresentaram uma melhora na preensão manual, sem diferença entre os grupos. Conclui-se que o treinamento multimodal promoveu uma melhora no controle postural e força muscular de membros inferiores, e que o programa de caminhada promoveu uma melhora na velocidade de marcha e na flexibilidade de idosos da comunidade. A preensão manual melhorou em ambos os grupos
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spelling Efeitos de um treinamento multimodal no controle postural de idosos da comunidadeEffects of a multimodal training on postural control of the community-dwelling older peopleAgedCaminhadaEquilíbrio posturalExercícioExerciseGaitIdosoMarchaPosturaPostural balancePostureWalkingO objetivo do estudo foi comparar os efeitos de um treinamento multimodal com um programa de caminhada no controle postural, força muscular de membros inferiores, preensão manual, velocidade de marcha e flexibilidade de idosos residentes na comunidade. Tratou-se de um ensaio clínico pragmático e controlado. Noventa e um participantes foram selecionados e divididos em grupo multimodal (GM) e grupo caminhada (GC). Os grupos realizaram 32 sessões de intervenção, 1 hora de exercícios por sessão, 2 vezes por semana, durante 16 semanas. O GM realizou os exercícios para o controle postural, força muscular, flexibilidade e marcha, supervisionados por três fisioterapeutas e dois profissionais de educação física. Ao final da sessão de exercícios físicos, o GM participou de mais 30 minutos de educação em saúde. O GC realizou 10 minutos de alongamentos antes e depois de 40 minutos de caminhada supervisionados por dois profissionais de educação física. O desfecho primário do estudo foi o controle postural, avaliado por meio do Mini-Balance Evaluation Systems Test (Mini-BESTest). Os desfechos secundários foram: (1) preensão manual, avaliada por meio do dinamômetro manual (Hand-Grip), (2) força muscular de membros inferiores, avaliado por meio do Teste de Sentar-Levantar Cinco Vezes (3) velocidade da marcha, avaliada por meio do Teste da Velocidade da Marcha de 3 metros (4) flexibilidade, avaliada por meio do Teste de Sentar e Alcançar (TSA). A distribuição normal dos dados foi testada por meio do teste Shapiro-Wilk. Os dados sociodemográficos foram apresentados em média e desvio padrão para as variáveis quantitativas e porcentagens relativas para as variáveis categóricas, utilizando os testes t-Student, teste Qui-quadrado de Pearson e teste exato de Fisher, quando necessário. Os desfechos primário e secundário foram analisados por meio da análise de variância (ANOVA). Foi adotado o nível de significância de p < 0,05. O GM apresentou melhora no controle postural e força muscular de membros inferiores. O GC apresentou melhora na velocidade da marcha e na flexibilidade. Ambos os grupos apresentaram uma melhora na preensão manual, sem diferença entre os grupos. Conclui-se que o treinamento multimodal promoveu uma melhora no controle postural e força muscular de membros inferiores, e que o programa de caminhada promoveu uma melhora na velocidade de marcha e na flexibilidade de idosos da comunidade. A preensão manual melhorou em ambos os gruposThe objective of the study was to compare the effects of a multimodal training with a walking program on postural control, lower limb muscle strength, hand grip, gait speed and flexibility of community-dwelling older people. It is a pragmatic and controlled clinical trial. Ninety-one participants were selected and divided in multimodal group (MG) and walking group (WG). The groups performed 32 intervention sessions, 1 hour of exercises per session, twice a week, for 16 weeks. The MG performed exercises for postural control, muscle strength, flexibility and gait, supervised by three physiotherapists and two physical education professionals. At the end of the physical exercise session, the MG participated in another 30 minutes of health education. The WG performed 10 minutes of stretching before and after 40 minutes of walking supervised by two physical education professionals. The primary endpoint of the study was postural control, evaluated through the Mini-Balance Evaluation Systems Test (Mini-BESTest). Secondary outcomes were: (1) muscle strength, assessed by means of the Hand-Grip, (2) lower limb muscle strength, assessed by the 5-Times Sit-to-Stand Test, (3) gait speed, assessed by the 3-meter Gait Speed Test, (4) flexibility assessed by the Sit and Reach Test (SRT). The normal distribution of the data was tested using the Shapiro-Wilk test. The sociodemographic data were presented as mean and standard deviation for the quantitative variables and relative percentages for the categorical variables, using t-Student, Pearson\'s Chi-square test and Fisher exact test, when necessary. The primary and secondary outcomes were evaluated by analysis of variance (ANOVA). The level of significance was set at p < 0.05. The MG presented improvement in postural control and lower limb muscle strength. The WG presented improvement in gait speed and flexibility. Both groups showed improvement in hand grip, with no difference between groups. It was concluded that multimodal training promoted improvement in postural control and lower limb muscle strength, and that the walking program promoted improvement of gait speed and flexibility in community-dwelling older people. Hand grip improved in both groupsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPompeu, José EduardoCampos, Camila Machado de2019-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-25102019-161648/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T23:50:49Zoai:teses.usp.br:tde-25102019-161648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T23:50:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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