Conjuntos dominantes em grafos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wanderley Guimarães da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113715/
Resumo: Num grafo G, dizemos que um conjunto de vértices S é dominante se todo vértice em V ( G) \ S é adjacente a um vértice de S. Denotamos por y( G) a cardinalidade mínima de um conjunto dominante de G. Nesta dissertação, apresentamos uma resenha que abrange os aspectos estruturais e algorítmicos de problemas relacionados a este tópico. Descrevemos vários resultados e demonstramos alguns sobre limites superiores para y( G), que levam em conta o grau mínimo de G. Caracterizamos também algumas subclasses de grafos G para os quais y( G) atinge precisamente o limite superior provado para a classe dessses grafos. Mostramos que o problema de encontrar um conjunto dominante mínimo é NP-difícil, e apresentamos algoritmos lineares que resolvem esse problema quando o grafo é um disco triangulado ou uma árvore. A maior parte dos resultados apresentados aqui apareceram na literatura. Para alguns resultados, apresentamos provas ou algoritmos diferentes, e alguns corolários novos. Para árvores, projetamos um algoritmo simples que é baseado na enumeração em pós-ordem de seus vértices.
id USP_395ff76cdf3797f51dbbe13c4bb809c9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20230727-113715
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Conjuntos dominantes em grafosnot availableAlgoritmosTeoria Dos GrafosNum grafo G, dizemos que um conjunto de vértices S é dominante se todo vértice em V ( G) \ S é adjacente a um vértice de S. Denotamos por y( G) a cardinalidade mínima de um conjunto dominante de G. Nesta dissertação, apresentamos uma resenha que abrange os aspectos estruturais e algorítmicos de problemas relacionados a este tópico. Descrevemos vários resultados e demonstramos alguns sobre limites superiores para y( G), que levam em conta o grau mínimo de G. Caracterizamos também algumas subclasses de grafos G para os quais y( G) atinge precisamente o limite superior provado para a classe dessses grafos. Mostramos que o problema de encontrar um conjunto dominante mínimo é NP-difícil, e apresentamos algoritmos lineares que resolvem esse problema quando o grafo é um disco triangulado ou uma árvore. A maior parte dos resultados apresentados aqui apareceram na literatura. Para alguns resultados, apresentamos provas ou algoritmos diferentes, e alguns corolários novos. Para árvores, projetamos um algoritmo simples que é baseado na enumeração em pós-ordem de seus vértices.ln a graph G, a subset S of vertices is called a dominating set if each vertex in V ( G) \S is adjacent to vertex in S . Toe domination number of a graph G, denoted by 1 ( G), is the minimum size of a dominating set of G. ln this dissertation, we presenta survey on the structural and algorithmic aspects of problems on the domination number. We prove some upper bounds for 1 ( G) that are based on the mininum degree of G. We also caracterize some subclasses of graphs G for which ,( G) attains precisely the upper bound proved for these classes of graphs. We show that the problem of finding a dominating set of minimum size is NP-hard, and present linear-time algorithms to solve this problem on triangulated disks and trees. Most of the results presented here have appeared in the literature. For some re- sults, we present different proofs or algorithms, and some corollaries which were not mentioned in the literahtre. For trees, we designed a simple algorithm based on the post-order enumeration of its vertices.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWakabayashi, YoshikoSilva, Wanderley Guimarães da2010-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113715/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-07-27T20:35:05Zoai:teses.usp.br:tde-20230727-113715Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-07-27T20:35:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conjuntos dominantes em grafos
not available
title Conjuntos dominantes em grafos
spellingShingle Conjuntos dominantes em grafos
Silva, Wanderley Guimarães da
Algoritmos
Teoria Dos Grafos
title_short Conjuntos dominantes em grafos
title_full Conjuntos dominantes em grafos
title_fullStr Conjuntos dominantes em grafos
title_full_unstemmed Conjuntos dominantes em grafos
title_sort Conjuntos dominantes em grafos
author Silva, Wanderley Guimarães da
author_facet Silva, Wanderley Guimarães da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wakabayashi, Yoshiko
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wanderley Guimarães da
dc.subject.por.fl_str_mv Algoritmos
Teoria Dos Grafos
topic Algoritmos
Teoria Dos Grafos
description Num grafo G, dizemos que um conjunto de vértices S é dominante se todo vértice em V ( G) \ S é adjacente a um vértice de S. Denotamos por y( G) a cardinalidade mínima de um conjunto dominante de G. Nesta dissertação, apresentamos uma resenha que abrange os aspectos estruturais e algorítmicos de problemas relacionados a este tópico. Descrevemos vários resultados e demonstramos alguns sobre limites superiores para y( G), que levam em conta o grau mínimo de G. Caracterizamos também algumas subclasses de grafos G para os quais y( G) atinge precisamente o limite superior provado para a classe dessses grafos. Mostramos que o problema de encontrar um conjunto dominante mínimo é NP-difícil, e apresentamos algoritmos lineares que resolvem esse problema quando o grafo é um disco triangulado ou uma árvore. A maior parte dos resultados apresentados aqui apareceram na literatura. Para alguns resultados, apresentamos provas ou algoritmos diferentes, e alguns corolários novos. Para árvores, projetamos um algoritmo simples que é baseado na enumeração em pós-ordem de seus vértices.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113715/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-20230727-113715/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090938120699904