Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chih, Wan Yu
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20032024-104718/
Resumo: Neste estudo examina-se a influência dos custos fixos e variáveis na determinação de roteiros de veículos de diferentes capacidades para entregas em zona urbana. A primeira parte do trabalho ocupa-se em traçar, com base em ampla pesquisa bibliográfica, um painel abrangente do problema, mostrando suas principais características, as diversas formulações matemáticas, os métodos exatos, com suas limitações, e os algoritmos heurísticos para sua solução. Na segunda parte, apresenta-se um procedimento desenvolvido com o objetivo de minimização do custo total sujeito às restrições de capacidade dos veículos, tempo máximo de jornada e demanda dos pontos de entrega. A heurística proposta é uma modificação do algoritmo do roteiro gigante SGT de Golden et alii.. Os resultados obtidos mostram que o modelo proposto aproxima melhor as soluções em relação aos roteiros que seriam gerados na prática, pois consideram custos específicos por tipo de veículo, ao contrário da maioria dos modelos existentes. Além disso, o modelo permite obter soluções que utilizam veículos menores em múltiplas viagens por dia, ao invés de veículos maiores alocados a uma única rota.
id USP_397b53e22db61e2417aab179718de512
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20032024-104718
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.Untitled in englishItineraryRoteirizaçãoTarifas de transportesTransport tariffsNeste estudo examina-se a influência dos custos fixos e variáveis na determinação de roteiros de veículos de diferentes capacidades para entregas em zona urbana. A primeira parte do trabalho ocupa-se em traçar, com base em ampla pesquisa bibliográfica, um painel abrangente do problema, mostrando suas principais características, as diversas formulações matemáticas, os métodos exatos, com suas limitações, e os algoritmos heurísticos para sua solução. Na segunda parte, apresenta-se um procedimento desenvolvido com o objetivo de minimização do custo total sujeito às restrições de capacidade dos veículos, tempo máximo de jornada e demanda dos pontos de entrega. A heurística proposta é uma modificação do algoritmo do roteiro gigante SGT de Golden et alii.. Os resultados obtidos mostram que o modelo proposto aproxima melhor as soluções em relação aos roteiros que seriam gerados na prática, pois consideram custos específicos por tipo de veículo, ao contrário da maioria dos modelos existentes. Além disso, o modelo permite obter soluções que utilizam veículos menores em múltiplas viagens por dia, ao invés de veículos maiores alocados a uma única rota.This study analizes the effect of fixed and variable costs on the routing of a variable size vehicle fleet for delivery in a urban zone. The first parto f the study is intended to draft, through a vast bibliography research, an wide scenery of the vehicle routing problem, showing its main features, the different mathematical formulations, the exact methods, with their limitations, and the heuristic algorithms for its solution. In the second parto ne presents a heuristic method developed with the aim of minimizing the total vehicle routing cost subject to vehicle capacity, maximum travel time, and delivery point demand constraints. The heuristic is a modification of the single giant tour SGT algorithm proposed by Golden et al.. The results obtained mean that the proposed model produces better aproximatations of the routes that would be observed in pratice, due to the consideration of the specific vehicle costs by type, than the majority of the existing models.Besides this the model permits the utilization of smaller vehicles in shorter routes instead of greater vehicles in an unique route.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Marco AntonioChih, Wan Yu1990-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20032024-104718/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:44Zoai:teses.usp.br:tde-20032024-104718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.
Untitled in english
title Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.
spellingShingle Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.
Chih, Wan Yu
Itinerary
Roteirização
Tarifas de transportes
Transport tariffs
title_short Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.
title_full Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.
title_fullStr Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.
title_full_unstemmed Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.
title_sort Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.
author Chih, Wan Yu
author_facet Chih, Wan Yu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brinati, Marco Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Chih, Wan Yu
dc.subject.por.fl_str_mv Itinerary
Roteirização
Tarifas de transportes
Transport tariffs
topic Itinerary
Roteirização
Tarifas de transportes
Transport tariffs
description Neste estudo examina-se a influência dos custos fixos e variáveis na determinação de roteiros de veículos de diferentes capacidades para entregas em zona urbana. A primeira parte do trabalho ocupa-se em traçar, com base em ampla pesquisa bibliográfica, um painel abrangente do problema, mostrando suas principais características, as diversas formulações matemáticas, os métodos exatos, com suas limitações, e os algoritmos heurísticos para sua solução. Na segunda parte, apresenta-se um procedimento desenvolvido com o objetivo de minimização do custo total sujeito às restrições de capacidade dos veículos, tempo máximo de jornada e demanda dos pontos de entrega. A heurística proposta é uma modificação do algoritmo do roteiro gigante SGT de Golden et alii.. Os resultados obtidos mostram que o modelo proposto aproxima melhor as soluções em relação aos roteiros que seriam gerados na prática, pois consideram custos específicos por tipo de veículo, ao contrário da maioria dos modelos existentes. Além disso, o modelo permite obter soluções que utilizam veículos menores em múltiplas viagens por dia, ao invés de veículos maiores alocados a uma única rota.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990-05-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20032024-104718/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20032024-104718/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256520930099200