Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1990 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20032024-104718/ |
Resumo: | Neste estudo examina-se a influência dos custos fixos e variáveis na determinação de roteiros de veículos de diferentes capacidades para entregas em zona urbana. A primeira parte do trabalho ocupa-se em traçar, com base em ampla pesquisa bibliográfica, um painel abrangente do problema, mostrando suas principais características, as diversas formulações matemáticas, os métodos exatos, com suas limitações, e os algoritmos heurísticos para sua solução. Na segunda parte, apresenta-se um procedimento desenvolvido com o objetivo de minimização do custo total sujeito às restrições de capacidade dos veículos, tempo máximo de jornada e demanda dos pontos de entrega. A heurística proposta é uma modificação do algoritmo do roteiro gigante SGT de Golden et alii.. Os resultados obtidos mostram que o modelo proposto aproxima melhor as soluções em relação aos roteiros que seriam gerados na prática, pois consideram custos específicos por tipo de veículo, ao contrário da maioria dos modelos existentes. Além disso, o modelo permite obter soluções que utilizam veículos menores em múltiplas viagens por dia, ao invés de veículos maiores alocados a uma única rota. |
id |
USP_397b53e22db61e2417aab179718de512 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20032024-104718 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas.Untitled in englishItineraryRoteirizaçãoTarifas de transportesTransport tariffsNeste estudo examina-se a influência dos custos fixos e variáveis na determinação de roteiros de veículos de diferentes capacidades para entregas em zona urbana. A primeira parte do trabalho ocupa-se em traçar, com base em ampla pesquisa bibliográfica, um painel abrangente do problema, mostrando suas principais características, as diversas formulações matemáticas, os métodos exatos, com suas limitações, e os algoritmos heurísticos para sua solução. Na segunda parte, apresenta-se um procedimento desenvolvido com o objetivo de minimização do custo total sujeito às restrições de capacidade dos veículos, tempo máximo de jornada e demanda dos pontos de entrega. A heurística proposta é uma modificação do algoritmo do roteiro gigante SGT de Golden et alii.. Os resultados obtidos mostram que o modelo proposto aproxima melhor as soluções em relação aos roteiros que seriam gerados na prática, pois consideram custos específicos por tipo de veículo, ao contrário da maioria dos modelos existentes. Além disso, o modelo permite obter soluções que utilizam veículos menores em múltiplas viagens por dia, ao invés de veículos maiores alocados a uma única rota.This study analizes the effect of fixed and variable costs on the routing of a variable size vehicle fleet for delivery in a urban zone. The first parto f the study is intended to draft, through a vast bibliography research, an wide scenery of the vehicle routing problem, showing its main features, the different mathematical formulations, the exact methods, with their limitations, and the heuristic algorithms for its solution. In the second parto ne presents a heuristic method developed with the aim of minimizing the total vehicle routing cost subject to vehicle capacity, maximum travel time, and delivery point demand constraints. The heuristic is a modification of the single giant tour SGT algorithm proposed by Golden et al.. The results obtained mean that the proposed model produces better aproximatations of the routes that would be observed in pratice, due to the consideration of the specific vehicle costs by type, than the majority of the existing models.Besides this the model permits the utilization of smaller vehicles in shorter routes instead of greater vehicles in an unique route.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Marco AntonioChih, Wan Yu1990-05-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20032024-104718/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:44Zoai:teses.usp.br:tde-20032024-104718Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas. Untitled in english |
title |
Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas. |
spellingShingle |
Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas. Chih, Wan Yu Itinerary Roteirização Tarifas de transportes Transport tariffs |
title_short |
Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas. |
title_full |
Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas. |
title_fullStr |
Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas. |
title_full_unstemmed |
Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas. |
title_sort |
Influência dos custos fixos e variáveis na roteirização de frotas de veículos de capacidades variadas. |
author |
Chih, Wan Yu |
author_facet |
Chih, Wan Yu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brinati, Marco Antonio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chih, Wan Yu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Itinerary Roteirização Tarifas de transportes Transport tariffs |
topic |
Itinerary Roteirização Tarifas de transportes Transport tariffs |
description |
Neste estudo examina-se a influência dos custos fixos e variáveis na determinação de roteiros de veículos de diferentes capacidades para entregas em zona urbana. A primeira parte do trabalho ocupa-se em traçar, com base em ampla pesquisa bibliográfica, um painel abrangente do problema, mostrando suas principais características, as diversas formulações matemáticas, os métodos exatos, com suas limitações, e os algoritmos heurísticos para sua solução. Na segunda parte, apresenta-se um procedimento desenvolvido com o objetivo de minimização do custo total sujeito às restrições de capacidade dos veículos, tempo máximo de jornada e demanda dos pontos de entrega. A heurística proposta é uma modificação do algoritmo do roteiro gigante SGT de Golden et alii.. Os resultados obtidos mostram que o modelo proposto aproxima melhor as soluções em relação aos roteiros que seriam gerados na prática, pois consideram custos específicos por tipo de veículo, ao contrário da maioria dos modelos existentes. Além disso, o modelo permite obter soluções que utilizam veículos menores em múltiplas viagens por dia, ao invés de veículos maiores alocados a uma única rota. |
publishDate |
1990 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1990-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20032024-104718/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-20032024-104718/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256520930099200 |