Práticas administrativas e pedagógicas para a melhoria de leitura e escrita: um estudo em escolas municipais de ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Povedano, Rafael
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-15042019-111757/
Resumo: Diversos pesquisadores têm associado à melhoria dos índices de desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e dos países a melhoria da qualidade da educação. O Brasil tem ampliado o gasto público no setor sem, no entanto, incrementar os índices de qualidade, o que se verifica nas avaliações padronizadas de leitura e escrita, realizadas em âmbito nacional (Prova Brasil) e internacional (PISA). Em geral, os estudos na área buscam identificar os fatores intra e extraescolares que influenciam nos resultados educacionais, sem, no entanto, fornecer um ferramental que auxilie os agentes educacionais na implantação de ações para a melhoria do serviço educacional. Assim, este estudo tem como objetivo propor boas práticas administrativas e pedagógicas que possam ser adotadas nos sistemas municipais de ensino fundamental II. Estas práticas foram identificadas a partir da análise dos dados de 3.330 escolas municipais brasileiras do ensino fundamental, coletados a partir do Censo Escolar e dos Questionários Contextuais da Prova Brasil. Para isso utilizou-se a metodologia quali-quantitativa proposta por Salgado Junior e Novi (2014). Inicialmente as escolas foram agrupadas pelo nível socioeconômico, visando à redução dos efeitos deste fator nos resultados. A seguir foi aplicada a técnica DEA dois estágios, para a identificação das escolas de alto e baixo desempenho em agregar resultados aos seus alunos em leitura escrita na Prova Brasil. Finalmente foram realizados múltiplos estudos de caso em escolas de alto e baixo desempenho, para compreender in loco como as práticas se diferenciam entre os grupos. Verificou-se que, mesmo depois de controlados os fatores socioeconômicos, as escolas ainda apresentam significativas diferenças de desempenho e que o aumento do investimento anual médio por aluno não tem correlação com melhoria nos resultados educacionais. Os resultados enfatizam a importância da participação da família e da comunidade no processo educacional, bem como do diretor escolar como agente de integração escola-família e como suporte ao corpo docente na oferta das condições básicas ao desempenho de suas funções. Foram encontradas 55 práticas que podem ser aplicadas pelas Secretarias Municipais de Educação, professores e diretores escolares, bem como pelos alunos e seus familiares para a promoção da melhoria do desempenho dos estudantes do ensino fundamental II em leitura e escrita
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Em geral, os estudos na área buscam identificar os fatores intra e extraescolares que influenciam nos resultados educacionais, sem, no entanto, fornecer um ferramental que auxilie os agentes educacionais na implantação de ações para a melhoria do serviço educacional. Assim, este estudo tem como objetivo propor boas práticas administrativas e pedagógicas que possam ser adotadas nos sistemas municipais de ensino fundamental II. Estas práticas foram identificadas a partir da análise dos dados de 3.330 escolas municipais brasileiras do ensino fundamental, coletados a partir do Censo Escolar e dos Questionários Contextuais da Prova Brasil. Para isso utilizou-se a metodologia quali-quantitativa proposta por Salgado Junior e Novi (2014). Inicialmente as escolas foram agrupadas pelo nível socioeconômico, visando à redução dos efeitos deste fator nos resultados. A seguir foi aplicada a técnica DEA dois estágios, para a identificação das escolas de alto e baixo desempenho em agregar resultados aos seus alunos em leitura escrita na Prova Brasil. Finalmente foram realizados múltiplos estudos de caso em escolas de alto e baixo desempenho, para compreender in loco como as práticas se diferenciam entre os grupos. Verificou-se que, mesmo depois de controlados os fatores socioeconômicos, as escolas ainda apresentam significativas diferenças de desempenho e que o aumento do investimento anual médio por aluno não tem correlação com melhoria nos resultados educacionais. Os resultados enfatizam a importância da participação da família e da comunidade no processo educacional, bem como do diretor escolar como agente de integração escola-família e como suporte ao corpo docente na oferta das condições básicas ao desempenho de suas funções. Foram encontradas 55 práticas que podem ser aplicadas pelas Secretarias Municipais de Educação, professores e diretores escolares, bem como pelos alunos e seus familiares para a promoção da melhoria do desempenho dos estudantes do ensino fundamental II em leitura e escritaSeveral researchers have associated the improvement of the social and economic development indexes of individuals and countries with the improvement on the quality of education. Brazil has expanded public spending in the sector without, however, increasing quality indexes, which can be verified in the standardized reading and writing assessments carried out at the national level (Prova Brasil) and international (PISA). In general, the studies in the area seek to identify in-school and out-of-school factors that influence educational outcomes, without, however, providing a tool to assist educational agents in implementing actions to improve educational services. Thus, this study aims to propose good administrative and pedagogical practices that can be adopted in municipal systems of elementary education II. These practices were identified from the analysis of the data of 3,330 Brazilian municipal schools of primary education, collected from the School Census and the Contextual Questionnaires of the Brazil Test. For that, the qualitative-quantitative methodology proposed by Salgado Junior e Novi (2014) was used. Initially, the schools were grouped by the socioeconomic level, aiming to reduce the effects of this factor on the results. The two-stage DEA technique was applied to identify high and low-performance schools in aggregating results to their students in written reading in \"Prova Brasil\". Finally, multiple case studies were conducted in high and low performing schools to understand in situ how practices differ among groups. It was found that even after the socioeconomic factors were controlled, schools still show significant performance differences and that the increase in the average annual investment per student has no correlation with the improvement in educational outcomes. The results emphasize the importance of family and community participation in the educational process as well as the school director as an agent for school-family integration and as a support to the teaching staff in offering the basic conditions to the performance of their duties. We found 55 practices that can be applied by the Municipal Secretariats of Education, teachers and school principals, as well as by students and their families to promote the improvement of the performance of students of elementary education II in reading and writingBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalgado Junior, Alexandre PereiraPovedano, Rafael2019-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-15042019-111757/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-07-04T17:51:31Zoai:teses.usp.br:tde-15042019-111757Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-07-04T17:51:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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