O potencial da observação no ensino de astronomia: o estudo do conceito de energia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arthur Vinícius Resek Santiago
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.81.2015.tde-10092015-155110
Resumo: Considerando a forte relação entre a Astronomia e a Física, a pesquisa apresentada propõe focalizar uma atividade de ensino que, partindo da observação do céu, com motivação para compreendê-lo, indo além da admiração e do deslumbramento, leve à elaboração de conceitos da Física escolar. A pesquisa trata de investigar uma forma de desenvolver o conceito de energia partindo de uma observação astronômica, onde os aprendizes são participantes ativos no processo da sua aprendizagem. Foi desenvolvida uma sequência didática e aplicada a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo. O objetivo era motivar os alunos a observar um fenômeno celeste, as crateras lunares, para construir o conceito de energia mecânica, num processo com as etapas de: observação, obtenção de dados pertinentes e adequados, levantamento de hipóteses e verificação num experimento controlado no laboratório escolar. Todas as atividades foram registradas em áudio ou vídeo e, com base nas transcrições, foi realizada uma análise textual discursiva. A análise permitiu qualificar as observações sob diferentes aspectos, bem como revelar as concepções expressas na tentativa de modelar, no laboratório escolar, uma possível causa das crateras observadas. Em todo o trabalho foi notável o papel fundamental do professor como mediador; a atenção para acompanhar a argumentação dos alunos e orientar as atividades parece ter garantido resultados de aprendizagem. A teoria de Vigotski foi considerada para interpretar os resultados sobre a construção de conceitos. Como resultados foram obtidas categorias sobre como se dão as observações realizadas pelos alunos, saindo de uma Observação Primária, evoluindo até uma Observação Qualificada. E também quais as relações que se estabelecem ao investigar um problema para que o conceito de energia mecânica crie significado para o aluno, Relações entre as grandezas e o conceito, até a Relação de Terceiro Grau, entre conceito e fenômeno.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis O potencial da observação no ensino de astronomia: o estudo do conceito de energia. The potential of observation in astronomy education: a study of the concept of energy. 2015-06-15Jesuina Lopes de Almeida PaccaRodolfo LanghiManoel Oriosvaldo de MouraArthur Vinícius Resek SantiagoUniversidade de São PauloEnsino de CiênciasUSPBR Astronomical Observation Concepts formation Ensino de Física Formação de Conceitos Observação Astronômica Physics Teaching Considerando a forte relação entre a Astronomia e a Física, a pesquisa apresentada propõe focalizar uma atividade de ensino que, partindo da observação do céu, com motivação para compreendê-lo, indo além da admiração e do deslumbramento, leve à elaboração de conceitos da Física escolar. A pesquisa trata de investigar uma forma de desenvolver o conceito de energia partindo de uma observação astronômica, onde os aprendizes são participantes ativos no processo da sua aprendizagem. Foi desenvolvida uma sequência didática e aplicada a alunos do Ensino Médio de uma escola pública de São Paulo. O objetivo era motivar os alunos a observar um fenômeno celeste, as crateras lunares, para construir o conceito de energia mecânica, num processo com as etapas de: observação, obtenção de dados pertinentes e adequados, levantamento de hipóteses e verificação num experimento controlado no laboratório escolar. Todas as atividades foram registradas em áudio ou vídeo e, com base nas transcrições, foi realizada uma análise textual discursiva. A análise permitiu qualificar as observações sob diferentes aspectos, bem como revelar as concepções expressas na tentativa de modelar, no laboratório escolar, uma possível causa das crateras observadas. Em todo o trabalho foi notável o papel fundamental do professor como mediador; a atenção para acompanhar a argumentação dos alunos e orientar as atividades parece ter garantido resultados de aprendizagem. A teoria de Vigotski foi considerada para interpretar os resultados sobre a construção de conceitos. Como resultados foram obtidas categorias sobre como se dão as observações realizadas pelos alunos, saindo de uma Observação Primária, evoluindo até uma Observação Qualificada. E também quais as relações que se estabelecem ao investigar um problema para que o conceito de energia mecânica crie significado para o aluno, Relações entre as grandezas e o conceito, até a Relação de Terceiro Grau, entre conceito e fenômeno. In view of the strong relationship between Astronomy and Physics the proposed research aims to focus on a teaching activity that starts from the sky observation with an understanding motivation that lies beyond admiration and bewilderment and that may lead to the elaboration of school Physics concepts. The research deals with the investigation of a way of developping the concept of energy, starting from astronomical observations where students take active part in their learning process. A didactic sequence was elaborated and applied to secondary school students at a São Paulo public school. The objective was to motivate students to observe a celestial phenomenom, namely lunar craters, in order to build up the concept of mechanical energy in a process with the following steps: observation, obtention of related and adequate data, possible hypothesis and verification with a school laboratory controlled experiment. All activities were recorded in audio or video and with the aid of transcriptions a textual discursive analysis was effected. This analysis enabled a qualification of observations under several points of view as well as disclosing conceptions that were expressed in an atempt to model, in the school laboratory, a possible cause for the observed craters. The role played by the teacher during the whole process was essential as a moderator; his attention to follow the students argumentation and drive activities seems to have secured learning results. Vigotski theory was considered for interpreting results respect to construction of concepts. As results were obtained classes of observations made by the students, leaving a Primary Observation, evolving into a Qualified Observation. And what are the relationships that are established to investigate a problem that the mechanical energy concept create meaning to the student, relations between quantities and the concept, to the third degree of relationship, between concept and phenomenon. https://doi.org/10.11606/D.81.2015.tde-10092015-155110info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:38:07Zoai:teses.usp.br:tde-10092015-155110Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:27:09.728319Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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