Jornalismo transmídia e divulgação científica: possibilidades e experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortega, Pepita Martin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-13072022-154205/
Resumo: Uma das últimas mudanças pela qual o campo da comunicação passou foi o desenvolvimento da Web 2.0, que transformou a lógica da área com a possibilidade de interação. Nesse contexto, a narrativa transmídia surgiu com uma proposta de conteúdo amplo, complementar e interconectado, que oferece uma experiência diferenciada ao usuário. Há diversos caminhos para o desenvolvimento de produções jornalísticas de tal teor e tais possibilidades também se estendem para o jornalismo científico. A presente dissertação busca discutir algumas oportunidades da inter-relação entre a narrativa transmídia e a comunicação científica em projetos jornalísticos. Para tanto, foram analisados três conteúdos com características transmidiáticas: Batalha de Belo Monte, da Folha de S.Paulo, Rio Tibagi: um gigante paranaense, da Folha de Londrina e Político em Construção, do Estado de S. Paulo. Os parâmetros para a realização de tal análise foram estabelecidos com base em ponderações sobre as características da narrativa transmídia - feitas por teóricos como Scolari, Renó, Flores e Gosciola - e da divulgação científica - feitas por autores como Bueno, Silva e Burkett. As reflexões sobre os objetos do estudo foram ainda complementadas por percepções dos jornalistas que desenvolveram os conteúdos, em entrevistas realizadas por telefone. Ademais, foi aplicado um questionário com estudantes de jornalismo para analisar características de recepção e produção de conteúdos transmídia sobre divulgação científica. Foi possível refletir sobre o espaço cada vez maior da lógica transmídia na sociedade contemporânea, além de observar como pontos centrais para a comunicação sobre ciência podem ser potencializados com narrativas de tal teor, sem deixar de considerar temas e discussões pertinentes a ambos os campos, como a desinformação.
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