Relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e as infrações e acidentes de trânsito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafael Eduardo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60134/tde-03112008-153753/
Resumo: PEREIRA, R. E. Relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e as infrações e acidentes de trânsito. 2008. 83f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008. Nos últimos anos, as implicações relacionadas ao uso de bebidas alcoólicas vêm sendo enfatizadas como um importante problema de saúde pública. O etanol é um depressor do sistema nervoso central, capaz de prejudicar a habilidade e a coordenação de motoristas que o consomem, aumentando os riscos de envolvimento em infrações e acidentes de trânsito, muitas vezes com vítimas fatais. As mortes prematuras, lesões e os danos provocados pelas ocorrências de trânsito, resultam em custos excessivos para o governo e para a sociedade, sendo o álcool a principal causa de mortes e incapacitação de indivíduos na plenitude da vida. Baseado nesses fatos, o objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo estatístico descritivo e comparativo da presença de álcool nos indivíduos envolvidos em infrações e acidentes de trânsito, ocorridos na região de Ribeirão Preto, no interior paulista, em conjunto com dados fornecidos pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (TRANSERP). Foram avaliadas amostras de sangue de infratores e/ou vítimas de ocorrências de trânsito da região, encaminhadas ao Centro de Exames, Análises e Pesquisas (CEAP/NPML/Polícia Técnico-Científica) de Ribeirão Preto. Em parceria com o Laboratório de Toxicologia Forense do Centro de Medicina Legal (CEMEL/FMRP/USP), foi determinada a alcoolemia dos indivíduos, no período de 2005 a 2007. O estudo foi realizado com a finalidade de conhecer o perfil dos infratores e/ou vítimas de ocorrências de trânsito na região. Os resultados revelaram uma prevalência de indivíduos do sexo masculino, brancos, solteiros e com idade entre 18 e 35 anos. Quanto às categorias de ocorrências de trânsito, foi evidenciada uma correlação maior entre indivíduos envolvidos em direção perigosa/averiguação de embriaguez ao volante e alcoolemia positiva. Foi observado que na cidade de Ribeirão Preto, o número de ocorrências de trânsito registradas é muito maior do que o número de solicitações de exame para detecção de álcool no sangue dos infratores e/ou vítimas. Os resultados do presente trabalho indicam que poderá haver benefícios se os exames de alcoolemia em motoristas forem feitos com maior freqüência, visto que há grande predomínio de motoristas embriagados envolvidos em ocorrências de trânsito. Com base nas análises estatísticas deste trabalho, fica evidente o alto risco do ato de dirigir alcoolizado que, somado à negligência e imprudência nas vias públicas e estradas resultam em infrações e acidentes de trânsito, colocando em risco a população. Os dados deste trabalho poderão contribuir para tomada de ações e delineamento de estratégias de prevenção para aumentar a segurança nas estradas e nas cidades, reduzindo o número de infrações e acidentes de trânsito, relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas.
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As mortes prematuras, lesões e os danos provocados pelas ocorrências de trânsito, resultam em custos excessivos para o governo e para a sociedade, sendo o álcool a principal causa de mortes e incapacitação de indivíduos na plenitude da vida. Baseado nesses fatos, o objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo estatístico descritivo e comparativo da presença de álcool nos indivíduos envolvidos em infrações e acidentes de trânsito, ocorridos na região de Ribeirão Preto, no interior paulista, em conjunto com dados fornecidos pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (TRANSERP). Foram avaliadas amostras de sangue de infratores e/ou vítimas de ocorrências de trânsito da região, encaminhadas ao Centro de Exames, Análises e Pesquisas (CEAP/NPML/Polícia Técnico-Científica) de Ribeirão Preto. Em parceria com o Laboratório de Toxicologia Forense do Centro de Medicina Legal (CEMEL/FMRP/USP), foi determinada a alcoolemia dos indivíduos, no período de 2005 a 2007. O estudo foi realizado com a finalidade de conhecer o perfil dos infratores e/ou vítimas de ocorrências de trânsito na região. Os resultados revelaram uma prevalência de indivíduos do sexo masculino, brancos, solteiros e com idade entre 18 e 35 anos. Quanto às categorias de ocorrências de trânsito, foi evidenciada uma correlação maior entre indivíduos envolvidos em direção perigosa/averiguação de embriaguez ao volante e alcoolemia positiva. Foi observado que na cidade de Ribeirão Preto, o número de ocorrências de trânsito registradas é muito maior do que o número de solicitações de exame para detecção de álcool no sangue dos infratores e/ou vítimas. Os resultados do presente trabalho indicam que poderá haver benefícios se os exames de alcoolemia em motoristas forem feitos com maior freqüência, visto que há grande predomínio de motoristas embriagados envolvidos em ocorrências de trânsito. Com base nas análises estatísticas deste trabalho, fica evidente o alto risco do ato de dirigir alcoolizado que, somado à negligência e imprudência nas vias públicas e estradas resultam em infrações e acidentes de trânsito, colocando em risco a população. Os dados deste trabalho poderão contribuir para tomada de ações e delineamento de estratégias de prevenção para aumentar a segurança nas estradas e nas cidades, reduzindo o número de infrações e acidentes de trânsito, relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas.PEREIRA, R. E. Relation between alcohol consumption and the infractions and crashes traffics. 2008. 83f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008. Lately, alcohol consumption has been considered an important public health problem. Ethanol is a type of drug that affects the central nervous system (CNS) and impairs driving skills and co-ordination, increasing risk of deaths and injuries derived from crashes and road traffic. Consumption of alcoholic beverages is implicated with premature deaths, injuries and damages caused by motor vehicle crashes, which result in high costs to government and society. Considering that alcohol consumption is the main responsible for deaths and disabilities in people in the prime of life, the aim of this work was to carry out a descriptive and comparative statistical analysis of presence of blood alcohol in relation to traffic occurrences and crashes in the region of Ribeirão Preto. The data were combined with information obtained from TRANSERP (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto), to evaluate the profile of infractors and/or victims of traffic occurrences. Blood samples were obtained from infractors and/or victims of traffic occurrences and were sent to CEAP/IML/Polícia Técnico-Científica Ribeirão Preto. In collaboration with the Forensic Toxicology Laboratory of Centro de Medicina Legal, Ribeirão Preto (CEMEL/FMRP/USP), blood alcohol concentration (BAC) was determined in 2,134 investigated persons, from 2005 to 2007. The results revealed a predominance of 18-35 years old, masculine, white and single persons. With regard to different categories of traffic occurrences, there was a direct correlation between positive BAC and involvement of individuals in dangerous driving/verification of drunkenness. In the city of Ribeirão Preto, the number of registered traffic occurrences is higher than the number of exams requested for detection of blood alcohol in infractors and/or victims of accidents. The results of the present work indicate that more frequent tests for blood alcohol in drivers may benefit society, since there was a predominance of drunk drivers involved in traffic accidents. The statistical data obtained in this work, showed the high risk of drinking and driving, as a cause for negligence and imprudence on the public streets and roads leading to contraventions and traffic accidents, that threatens overall population. The present results can contribute for actions of prevention and intervention to promote traffic safety, with potential reduction of the number of infractions and traffic accidents related to consumption of alcoholic beverages.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartinis, Bruno Spinosa dePereira, Rafael Eduardo2008-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60134/tde-03112008-153753/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-03112008-153753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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