Bispo e Adéagbo: da desconstrução da crítica à adição e fusão de pensamento em forma de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-31012017-110953/ |
Resumo: | Esta pesquisa teve no debate teórico sobre ready made, pop art e arte conceitual, sua motivação inicial, surgida da crítica ao fechamento intelectual e estético presente nos cânones exigidos pelos currículos escolares no Brasil. As implicações destes conceitos são discutidas em paralelo à elaboração de uma visão crítica das classificações europeias e norte-americanas como matrizes adequadas para a compreensão da criação de artistas como Arthur Bispo do Rosário, Brasil (1919-1988) e de Georges Adéagbo, Benin (1942). De forma complementar, o percurso do pesquisador-artista participa do processo de compreensão e análise. O foco recaia de um lado no material e matéria dos objetos do cotidiano, utilizados na obra de Arthur Bispo do Rosário e nos itinerários das obras de Georges Adéagbo, artista autodidata que expõe suas ideias e narrativas em forma de objetos escultóricos, ocupações de espaços públicos. Eles têm ainda em comum, as metodologias e os processos que espelham conceitos próprios e arqueologias de saberes ligados às suas próprias culturas e sociedades, além de constante construção de suas identidades. Esses processos de pensamento envolvem a ação mental (conceituação ou projeto mental) e a execução das ideias que se reflete em seus trabalhos de arte. O interesse principal de ambos está na análise do cotidiano representado por objetos de origem endógena e exógena que são fundidos e geram aspectos diferentes à materialidade, à narrativa, à desconstrução do próprio objeto como fenômeno (logia) da metamorfose a ele impressa, retirado de seu espaço de significação original, resignificado e ambientado no espaço-ser da arte como pensamento a partir do objeto de Bispo e, na auto-arqueologia inversa de Adéagbo. |
id |
USP_3a09014066146145585e50c64e5b440a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-31012017-110953 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Bispo e Adéagbo: da desconstrução da crítica à adição e fusão de pensamento em forma de arteBispo e Adéagbo: from deconstruction of criticism, to the addition and fusion of thoughts into artArte africanaArte popularArthur Bispo do RosárioGeorges AdéagboReady madeReady madeEsta pesquisa teve no debate teórico sobre ready made, pop art e arte conceitual, sua motivação inicial, surgida da crítica ao fechamento intelectual e estético presente nos cânones exigidos pelos currículos escolares no Brasil. As implicações destes conceitos são discutidas em paralelo à elaboração de uma visão crítica das classificações europeias e norte-americanas como matrizes adequadas para a compreensão da criação de artistas como Arthur Bispo do Rosário, Brasil (1919-1988) e de Georges Adéagbo, Benin (1942). De forma complementar, o percurso do pesquisador-artista participa do processo de compreensão e análise. O foco recaia de um lado no material e matéria dos objetos do cotidiano, utilizados na obra de Arthur Bispo do Rosário e nos itinerários das obras de Georges Adéagbo, artista autodidata que expõe suas ideias e narrativas em forma de objetos escultóricos, ocupações de espaços públicos. Eles têm ainda em comum, as metodologias e os processos que espelham conceitos próprios e arqueologias de saberes ligados às suas próprias culturas e sociedades, além de constante construção de suas identidades. Esses processos de pensamento envolvem a ação mental (conceituação ou projeto mental) e a execução das ideias que se reflete em seus trabalhos de arte. O interesse principal de ambos está na análise do cotidiano representado por objetos de origem endógena e exógena que são fundidos e geram aspectos diferentes à materialidade, à narrativa, à desconstrução do próprio objeto como fenômeno (logia) da metamorfose a ele impressa, retirado de seu espaço de significação original, resignificado e ambientado no espaço-ser da arte como pensamento a partir do objeto de Bispo e, na auto-arqueologia inversa de Adéagbo.This research had its initial motivation the theoretical debate on ready-made, pop art and conceptual art, which comes up from criticism of intellectual and aesthetic closure present in the canons required by the school curriculum in Brazil. The implications of these concepts are discussed in parallel with a critical view of the European and American statements of these matrices for understanding the creation of Arthur Bispo do Rosário, Brazil (1919-1988) and Georges Adéagbo, Benin (1942). In addition, the path of the researcher-artist himself, participates on the understanding and analysis proposed. The focus lies on the one hand, in the everyday objects materials used in the work of Arthur Bispo do Rosário and in the routes of Georges Adéagbo, who is a self-taught artist that exposes his ideas and narratives shaped objects \"sculptural\" and public spaces interventions. They still have in common, their methodology that mirror their own concepts and archaeologies of knowledge linked to their own cultures and societies as well as constant construction of their identities. These thought processes involve mental action (concept or mental project) and implementation of the ideals reflected in his works of art. Both have as their main concern the everyday life presented by fused endogenous and exogenous objects that generate different materiality, narrative and even the deconstruction of the object itself as phenomenology of its metamorphosis, once it was removed from its place of original of meaning, reframed in space-being for Bishop, or in reverse self-archeology for Adéagbo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarros, Denise DiasAlonso, Carlos Antônio2016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-31012017-110953/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-31012017-110953Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bispo e Adéagbo: da desconstrução da crítica à adição e fusão de pensamento em forma de arte Bispo e Adéagbo: from deconstruction of criticism, to the addition and fusion of thoughts into art |
title |
Bispo e Adéagbo: da desconstrução da crítica à adição e fusão de pensamento em forma de arte |
spellingShingle |
Bispo e Adéagbo: da desconstrução da crítica à adição e fusão de pensamento em forma de arte Alonso, Carlos Antônio Arte africana Arte popular Arthur Bispo do Rosário Georges Adéagbo Ready made Ready made |
title_short |
Bispo e Adéagbo: da desconstrução da crítica à adição e fusão de pensamento em forma de arte |
title_full |
Bispo e Adéagbo: da desconstrução da crítica à adição e fusão de pensamento em forma de arte |
title_fullStr |
Bispo e Adéagbo: da desconstrução da crítica à adição e fusão de pensamento em forma de arte |
title_full_unstemmed |
Bispo e Adéagbo: da desconstrução da crítica à adição e fusão de pensamento em forma de arte |
title_sort |
Bispo e Adéagbo: da desconstrução da crítica à adição e fusão de pensamento em forma de arte |
author |
Alonso, Carlos Antônio |
author_facet |
Alonso, Carlos Antônio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Denise Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alonso, Carlos Antônio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte africana Arte popular Arthur Bispo do Rosário Georges Adéagbo Ready made Ready made |
topic |
Arte africana Arte popular Arthur Bispo do Rosário Georges Adéagbo Ready made Ready made |
description |
Esta pesquisa teve no debate teórico sobre ready made, pop art e arte conceitual, sua motivação inicial, surgida da crítica ao fechamento intelectual e estético presente nos cânones exigidos pelos currículos escolares no Brasil. As implicações destes conceitos são discutidas em paralelo à elaboração de uma visão crítica das classificações europeias e norte-americanas como matrizes adequadas para a compreensão da criação de artistas como Arthur Bispo do Rosário, Brasil (1919-1988) e de Georges Adéagbo, Benin (1942). De forma complementar, o percurso do pesquisador-artista participa do processo de compreensão e análise. O foco recaia de um lado no material e matéria dos objetos do cotidiano, utilizados na obra de Arthur Bispo do Rosário e nos itinerários das obras de Georges Adéagbo, artista autodidata que expõe suas ideias e narrativas em forma de objetos escultóricos, ocupações de espaços públicos. Eles têm ainda em comum, as metodologias e os processos que espelham conceitos próprios e arqueologias de saberes ligados às suas próprias culturas e sociedades, além de constante construção de suas identidades. Esses processos de pensamento envolvem a ação mental (conceituação ou projeto mental) e a execução das ideias que se reflete em seus trabalhos de arte. O interesse principal de ambos está na análise do cotidiano representado por objetos de origem endógena e exógena que são fundidos e geram aspectos diferentes à materialidade, à narrativa, à desconstrução do próprio objeto como fenômeno (logia) da metamorfose a ele impressa, retirado de seu espaço de significação original, resignificado e ambientado no espaço-ser da arte como pensamento a partir do objeto de Bispo e, na auto-arqueologia inversa de Adéagbo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-31012017-110953/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-31012017-110953/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809091215437594624 |