Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-31102022-094806/ |
Resumo: | O gerenciamento de um terminal portuário que exporta minério de ferro envolve muitas áreas e decisões estratégicas. Entre os problemas a serem resolvidos estão a alocação espacial dos produtos nos pátios de estocagem, a programação e cadência de chegada de trens e o sequenciamento de navios em berços, respeitando as prioridades e regras operacionais. A gestão e controle dos pátios de estocagem e das filas de trens e navios é um processo complexo e deve garantir que os produtos programados para o embarque dos navios estejam disponíveis, conforme planejamento das operações. A integração dos processos e otimização de decisões de planejamento é fundamental para obter uma operação eficiente e confiável. Esta pesquisa traz uma revisão bibliográfica dos métodos de otimização aplicadas ao tema, seguido da caracterização de um terminal portuário tipo, especializado na exportação de minério de ferro. Um estudo em um terminal de graneis sólidos foi realizado, a fim de identificar os principais processos operacionais e eventos que podem impactar a performance global. Em seguida um modelo de otimização foi proposto e desenvolvido para uma problemática integrada de gerenciamento diário dos pátios de estocagem, que considera as decisões de alocação de espaços e, as operações de descarga ferroviária e de carregamento de navios. Experimentos e testes foram conduzidos para validar o desempenho da abordagem e limitações da solução. Os resultados se mostram satisfatórios, no entanto, demostram dificuldade do modelo em resolver problemas complexos com dados reais dentro de um tempo de processamento definido. O produto desta pesquisa é um modelo sequencial, que resolve problemas reais e, fornece informações níveis estratégicos e táticos, a partir do sequenciamento da fila de navios e trens em conjunto, considerando a variação do estoque nos pátios e o fluxo de carregamento de navios como um dos dados de entrada do modelo, assim buscando minimizar custo com Demurrage. |
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Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.Optimization model for integrated management of iron ore exporting port terminal.Engenharia portuáriaGestão de pátios de minérioIron oreMinério de ferroModelo de otimizaçãoOperational optimizationPort terminalStockyard managementTerminal de graneis sólidosO gerenciamento de um terminal portuário que exporta minério de ferro envolve muitas áreas e decisões estratégicas. Entre os problemas a serem resolvidos estão a alocação espacial dos produtos nos pátios de estocagem, a programação e cadência de chegada de trens e o sequenciamento de navios em berços, respeitando as prioridades e regras operacionais. A gestão e controle dos pátios de estocagem e das filas de trens e navios é um processo complexo e deve garantir que os produtos programados para o embarque dos navios estejam disponíveis, conforme planejamento das operações. A integração dos processos e otimização de decisões de planejamento é fundamental para obter uma operação eficiente e confiável. Esta pesquisa traz uma revisão bibliográfica dos métodos de otimização aplicadas ao tema, seguido da caracterização de um terminal portuário tipo, especializado na exportação de minério de ferro. Um estudo em um terminal de graneis sólidos foi realizado, a fim de identificar os principais processos operacionais e eventos que podem impactar a performance global. Em seguida um modelo de otimização foi proposto e desenvolvido para uma problemática integrada de gerenciamento diário dos pátios de estocagem, que considera as decisões de alocação de espaços e, as operações de descarga ferroviária e de carregamento de navios. Experimentos e testes foram conduzidos para validar o desempenho da abordagem e limitações da solução. Os resultados se mostram satisfatórios, no entanto, demostram dificuldade do modelo em resolver problemas complexos com dados reais dentro de um tempo de processamento definido. O produto desta pesquisa é um modelo sequencial, que resolve problemas reais e, fornece informações níveis estratégicos e táticos, a partir do sequenciamento da fila de navios e trens em conjunto, considerando a variação do estoque nos pátios e o fluxo de carregamento de navios como um dos dados de entrada do modelo, assim buscando minimizar custo com Demurrage.The management of a port terminal that exports iron ore involves many areas and strategic decisions. Among the problems to be solved are the spatial allocation of products in the storage yards, the scheduling and cadence of train arrivals and the sequencing of ships in berths, respecting priorities and operational rules. The management and control of the stockyards and the queues of trains and ships is a complex process and must ensure that the products scheduled for the shipment of the ships are available, according to the operations plan. The integration of processes and optimization of planning decisions is critical to achieving an efficient and reliable operation. This research brings a bibliographic review of the optimization methods applied to the theme, followed by the characterization of a typical port terminal, specialized in the export of iron ore. A study in a solid bulk terminal was carried out to identify the main operational processes and events that can impact global performance. An optimization model is developed and proposed for an integrated problem of daily management of storage yards, which considers space allocation decisions and, rail unloading and ship loading operations. Experiments and tests were conducted to validate the performance of the approach and limitations of the solution. The results are satisfactory, however, they demonstrate the difficulty of the model to solve complex problems with real data within a set processing time. The product of this research is a hierarchical model, which solves real problems and provides information at strategic and tactical levels, from the sequencing of the queue of ships and trains together, considering the stockyard variation and the flow of ship loading as one of the input data of the model, thus seeking to minimize cost with Demurrage.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBotter, Rui CarlosPereira, Felipe George Gomes2022-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-31102022-094806/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-31T12:03:23Zoai:teses.usp.br:tde-31102022-094806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-31T12:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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