Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Felipe George Gomes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-31102022-094806/
Resumo: O gerenciamento de um terminal portuário que exporta minério de ferro envolve muitas áreas e decisões estratégicas. Entre os problemas a serem resolvidos estão a alocação espacial dos produtos nos pátios de estocagem, a programação e cadência de chegada de trens e o sequenciamento de navios em berços, respeitando as prioridades e regras operacionais. A gestão e controle dos pátios de estocagem e das filas de trens e navios é um processo complexo e deve garantir que os produtos programados para o embarque dos navios estejam disponíveis, conforme planejamento das operações. A integração dos processos e otimização de decisões de planejamento é fundamental para obter uma operação eficiente e confiável. Esta pesquisa traz uma revisão bibliográfica dos métodos de otimização aplicadas ao tema, seguido da caracterização de um terminal portuário tipo, especializado na exportação de minério de ferro. Um estudo em um terminal de graneis sólidos foi realizado, a fim de identificar os principais processos operacionais e eventos que podem impactar a performance global. Em seguida um modelo de otimização foi proposto e desenvolvido para uma problemática integrada de gerenciamento diário dos pátios de estocagem, que considera as decisões de alocação de espaços e, as operações de descarga ferroviária e de carregamento de navios. Experimentos e testes foram conduzidos para validar o desempenho da abordagem e limitações da solução. Os resultados se mostram satisfatórios, no entanto, demostram dificuldade do modelo em resolver problemas complexos com dados reais dentro de um tempo de processamento definido. O produto desta pesquisa é um modelo sequencial, que resolve problemas reais e, fornece informações níveis estratégicos e táticos, a partir do sequenciamento da fila de navios e trens em conjunto, considerando a variação do estoque nos pátios e o fluxo de carregamento de navios como um dos dados de entrada do modelo, assim buscando minimizar custo com Demurrage.
id USP_3a49e99a3c1d42e13fb58b0a934fb78b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31102022-094806
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.Optimization model for integrated management of iron ore exporting port terminal.Engenharia portuáriaGestão de pátios de minérioIron oreMinério de ferroModelo de otimizaçãoOperational optimizationPort terminalStockyard managementTerminal de graneis sólidosO gerenciamento de um terminal portuário que exporta minério de ferro envolve muitas áreas e decisões estratégicas. Entre os problemas a serem resolvidos estão a alocação espacial dos produtos nos pátios de estocagem, a programação e cadência de chegada de trens e o sequenciamento de navios em berços, respeitando as prioridades e regras operacionais. A gestão e controle dos pátios de estocagem e das filas de trens e navios é um processo complexo e deve garantir que os produtos programados para o embarque dos navios estejam disponíveis, conforme planejamento das operações. A integração dos processos e otimização de decisões de planejamento é fundamental para obter uma operação eficiente e confiável. Esta pesquisa traz uma revisão bibliográfica dos métodos de otimização aplicadas ao tema, seguido da caracterização de um terminal portuário tipo, especializado na exportação de minério de ferro. Um estudo em um terminal de graneis sólidos foi realizado, a fim de identificar os principais processos operacionais e eventos que podem impactar a performance global. Em seguida um modelo de otimização foi proposto e desenvolvido para uma problemática integrada de gerenciamento diário dos pátios de estocagem, que considera as decisões de alocação de espaços e, as operações de descarga ferroviária e de carregamento de navios. Experimentos e testes foram conduzidos para validar o desempenho da abordagem e limitações da solução. Os resultados se mostram satisfatórios, no entanto, demostram dificuldade do modelo em resolver problemas complexos com dados reais dentro de um tempo de processamento definido. O produto desta pesquisa é um modelo sequencial, que resolve problemas reais e, fornece informações níveis estratégicos e táticos, a partir do sequenciamento da fila de navios e trens em conjunto, considerando a variação do estoque nos pátios e o fluxo de carregamento de navios como um dos dados de entrada do modelo, assim buscando minimizar custo com Demurrage.The management of a port terminal that exports iron ore involves many areas and strategic decisions. Among the problems to be solved are the spatial allocation of products in the storage yards, the scheduling and cadence of train arrivals and the sequencing of ships in berths, respecting priorities and operational rules. The management and control of the stockyards and the queues of trains and ships is a complex process and must ensure that the products scheduled for the shipment of the ships are available, according to the operations plan. The integration of processes and optimization of planning decisions is critical to achieving an efficient and reliable operation. This research brings a bibliographic review of the optimization methods applied to the theme, followed by the characterization of a typical port terminal, specialized in the export of iron ore. A study in a solid bulk terminal was carried out to identify the main operational processes and events that can impact global performance. An optimization model is developed and proposed for an integrated problem of daily management of storage yards, which considers space allocation decisions and, rail unloading and ship loading operations. Experiments and tests were conducted to validate the performance of the approach and limitations of the solution. The results are satisfactory, however, they demonstrate the difficulty of the model to solve complex problems with real data within a set processing time. The product of this research is a hierarchical model, which solves real problems and provides information at strategic and tactical levels, from the sequencing of the queue of ships and trains together, considering the stockyard variation and the flow of ship loading as one of the input data of the model, thus seeking to minimize cost with Demurrage.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBotter, Rui CarlosPereira, Felipe George Gomes2022-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-31102022-094806/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-31T12:03:23Zoai:teses.usp.br:tde-31102022-094806Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-31T12:03:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.
Optimization model for integrated management of iron ore exporting port terminal.
title Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.
spellingShingle Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.
Pereira, Felipe George Gomes
Engenharia portuária
Gestão de pátios de minério
Iron ore
Minério de ferro
Modelo de otimização
Operational optimization
Port terminal
Stockyard management
Terminal de graneis sólidos
title_short Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.
title_full Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.
title_fullStr Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.
title_full_unstemmed Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.
title_sort Modelo de otimização para gestão integrada de terminal portuário exportador de minério de ferro.
author Pereira, Felipe George Gomes
author_facet Pereira, Felipe George Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botter, Rui Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Felipe George Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia portuária
Gestão de pátios de minério
Iron ore
Minério de ferro
Modelo de otimização
Operational optimization
Port terminal
Stockyard management
Terminal de graneis sólidos
topic Engenharia portuária
Gestão de pátios de minério
Iron ore
Minério de ferro
Modelo de otimização
Operational optimization
Port terminal
Stockyard management
Terminal de graneis sólidos
description O gerenciamento de um terminal portuário que exporta minério de ferro envolve muitas áreas e decisões estratégicas. Entre os problemas a serem resolvidos estão a alocação espacial dos produtos nos pátios de estocagem, a programação e cadência de chegada de trens e o sequenciamento de navios em berços, respeitando as prioridades e regras operacionais. A gestão e controle dos pátios de estocagem e das filas de trens e navios é um processo complexo e deve garantir que os produtos programados para o embarque dos navios estejam disponíveis, conforme planejamento das operações. A integração dos processos e otimização de decisões de planejamento é fundamental para obter uma operação eficiente e confiável. Esta pesquisa traz uma revisão bibliográfica dos métodos de otimização aplicadas ao tema, seguido da caracterização de um terminal portuário tipo, especializado na exportação de minério de ferro. Um estudo em um terminal de graneis sólidos foi realizado, a fim de identificar os principais processos operacionais e eventos que podem impactar a performance global. Em seguida um modelo de otimização foi proposto e desenvolvido para uma problemática integrada de gerenciamento diário dos pátios de estocagem, que considera as decisões de alocação de espaços e, as operações de descarga ferroviária e de carregamento de navios. Experimentos e testes foram conduzidos para validar o desempenho da abordagem e limitações da solução. Os resultados se mostram satisfatórios, no entanto, demostram dificuldade do modelo em resolver problemas complexos com dados reais dentro de um tempo de processamento definido. O produto desta pesquisa é um modelo sequencial, que resolve problemas reais e, fornece informações níveis estratégicos e táticos, a partir do sequenciamento da fila de navios e trens em conjunto, considerando a variação do estoque nos pátios e o fluxo de carregamento de navios como um dos dados de entrada do modelo, assim buscando minimizar custo com Demurrage.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-31102022-094806/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-31102022-094806/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257520176889856