Representação mental de estímulos táteis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-29082023-111548/ |
Resumo: | O presente trabalho estudou a mediação da visão no reconhecimento háptico de desenhos bidimensionais em relevo, comparando cegos congênitos, cegos adventícios e videntes vendados. Estudos têm mostrado que os cegos congênitos e cegos adventícios são capazes de produzir figuras bidimensionais. Todavia, há uma controvérsia quanto à capacidade dos cegos congênitos em reconhecer desenhos pelo tato, uma vez que esses indivíduos jamais tiveram experiência visual. Dessa maneira, investigamos se a imagem visual era necessária para a compreensão háptica de configurações bidimensionais. Na primeira tarefa, sujeitos videntes vendados examinaram hapticamente 22 objetos 3D. Num segundo experimento, cegos congênitos totais, cegos adventícios totais e videntes vendados produziram desenhos em relevo a partir dos seis objetos mais reconhecidos do experimento anterior. Na terceira tarefa, 12 figuras bidimensionais foram examinadas hapticamente por cegos congênitos totais, cegos adventícios totais e 10 videntes vendados, todos experimentalmente ingênuos. O sistema háptico mostrou-se muito hábil no reconhecimento de padrões 3D, não havendo diferença estatisticamente significativa entre os grupos. O status visual parece ter influenciado na tarefa de produção de desenhos, uma vez que os videntes e cegos adventícios se saíram melhor que os cegos congênitos. Entretanto, estes também foram capazes de produzir figuras, variando em função dos objetos 3D, observados hapticamente, e de suas habilidades individuais. Também não houve diferença estatisticamente significativa entre os cegos congênitos e os videntes, sugerindo que a imagem visual não é necessária para o reconhecimento háptico de figuras em relevo. É sugerido que se deva ensinar os cegos a desenhar e que se adeque a linguagem pictórica visual a uma linguagem pictórica háptica. |
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