Crítica à sustentabilidade: o descompasso entre o discurso e as práticas das redes de moda brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Leticia Janini
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-10022019-100234/
Resumo: A presente pesquisa realiza uma crítica acerca das contradições entre discurso e prática da cadeia de moda brasileira à luz da teoria da sustentabilidade. Em particular, avalia-se se as ações das duas maiores redes de moda nacionais - Renner e Riachuelo - são pertinentes às mensagens politicamente corretas que elas propagam nas mídias. Tal empreitada fundamenta-se em análise de conteúdo disponível eletronicamente em suas páginas corporativas, o qual foi confrontado tanto com o ideário promovido originalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), como pelo senso comum. Assim, propõe-se alcançar o entendimento do conceito de sustentabilidade sob o ponto de vista das empresas tratadas, considerando-se a sua crescente polissemia. Em segundo plano, procura-se verificar se a práxis empresarial é verdadeiramente consoante com os valores e princípios ditados pela noção geral de sustentabilidade. Os resultados apontam que a lógica concorrencial e predatória que permeia o negócio das empresas analisadas contrariam os princípios de sustentabilidade, destituindo-lhes de sua legitimidade e credibilidade
id USP_3af9327ddbced69ba8a3bfd53f04c076
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-10022019-100234
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Crítica à sustentabilidade: o descompasso entre o discurso e as práticas das redes de moda brasileirasCriticism to sustentability: the mismatch between the discourse and the practices of Brazilian fashions chainsDiscourseDiscursoFashionModaSustentabilidadeSustentabilityA presente pesquisa realiza uma crítica acerca das contradições entre discurso e prática da cadeia de moda brasileira à luz da teoria da sustentabilidade. Em particular, avalia-se se as ações das duas maiores redes de moda nacionais - Renner e Riachuelo - são pertinentes às mensagens politicamente corretas que elas propagam nas mídias. Tal empreitada fundamenta-se em análise de conteúdo disponível eletronicamente em suas páginas corporativas, o qual foi confrontado tanto com o ideário promovido originalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), como pelo senso comum. Assim, propõe-se alcançar o entendimento do conceito de sustentabilidade sob o ponto de vista das empresas tratadas, considerando-se a sua crescente polissemia. Em segundo plano, procura-se verificar se a práxis empresarial é verdadeiramente consoante com os valores e princípios ditados pela noção geral de sustentabilidade. Os resultados apontam que a lógica concorrencial e predatória que permeia o negócio das empresas analisadas contrariam os princípios de sustentabilidade, destituindo-lhes de sua legitimidade e credibilidadeThe present research criticizes the contradictions between discourse and practice within Brazilian fashion industry\'s productive chain in the light of the theory of sustainability. In particular, it is assessed whether the actions of two main local fashion retailers - Renner and Riachuelo - are pertinent to the politically correct messages they propagate in the media. Such undertaking is based on an analysis of content available electronically in their corporate pages, which have been confronted both with the ideas originally promoted by the United Nations and by common sense. Thus, it aims to reach an understanding of sustainability concept from the point of view of the examined companies, considering its increasing polysemy. In the background, it intends to check if the business praxis is truly consonant with the values and principles dictated by the general notion of sustainability. The results indicate that the competitive and predatory logic that permeates the business of the analyzed companies contravenes the principles of sustainability, depriving them of their legitimacy and credibilityBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Mauricio de CamposGodoy, Leticia Janini2018-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-10022019-100234/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-09T23:21:59Zoai:teses.usp.br:tde-10022019-100234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-09T23:21:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crítica à sustentabilidade: o descompasso entre o discurso e as práticas das redes de moda brasileiras
Criticism to sustentability: the mismatch between the discourse and the practices of Brazilian fashions chains
title Crítica à sustentabilidade: o descompasso entre o discurso e as práticas das redes de moda brasileiras
spellingShingle Crítica à sustentabilidade: o descompasso entre o discurso e as práticas das redes de moda brasileiras
Godoy, Leticia Janini
Discourse
Discurso
Fashion
Moda
Sustentabilidade
Sustentability
title_short Crítica à sustentabilidade: o descompasso entre o discurso e as práticas das redes de moda brasileiras
title_full Crítica à sustentabilidade: o descompasso entre o discurso e as práticas das redes de moda brasileiras
title_fullStr Crítica à sustentabilidade: o descompasso entre o discurso e as práticas das redes de moda brasileiras
title_full_unstemmed Crítica à sustentabilidade: o descompasso entre o discurso e as práticas das redes de moda brasileiras
title_sort Crítica à sustentabilidade: o descompasso entre o discurso e as práticas das redes de moda brasileiras
author Godoy, Leticia Janini
author_facet Godoy, Leticia Janini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Mauricio de Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Leticia Janini
dc.subject.por.fl_str_mv Discourse
Discurso
Fashion
Moda
Sustentabilidade
Sustentability
topic Discourse
Discurso
Fashion
Moda
Sustentabilidade
Sustentability
description A presente pesquisa realiza uma crítica acerca das contradições entre discurso e prática da cadeia de moda brasileira à luz da teoria da sustentabilidade. Em particular, avalia-se se as ações das duas maiores redes de moda nacionais - Renner e Riachuelo - são pertinentes às mensagens politicamente corretas que elas propagam nas mídias. Tal empreitada fundamenta-se em análise de conteúdo disponível eletronicamente em suas páginas corporativas, o qual foi confrontado tanto com o ideário promovido originalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), como pelo senso comum. Assim, propõe-se alcançar o entendimento do conceito de sustentabilidade sob o ponto de vista das empresas tratadas, considerando-se a sua crescente polissemia. Em segundo plano, procura-se verificar se a práxis empresarial é verdadeiramente consoante com os valores e princípios ditados pela noção geral de sustentabilidade. Os resultados apontam que a lógica concorrencial e predatória que permeia o negócio das empresas analisadas contrariam os princípios de sustentabilidade, destituindo-lhes de sua legitimidade e credibilidade
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-10022019-100234/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-10022019-100234/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090569717153792