O perfil do empreendedor para a inovação e internacionalização de empresas iniciantes e estabelecidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maxwell Ferreira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-24042020-155405/
Resumo: A realização de pesquisas sobre a intersecção entre empreendedorismo, inovação e internacionalização tem sido sugerida por estudiosos do campo de empreendedorismo internacional, reforçando a percepção de que existe uma lacuna no conhecimento da área. A partir disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar o perfil do empreendedor que aumenta a probabilidade de inovação e internacionalização das empresas iniciantes (TEA) e também das empresas estabelecidas (EST). Foi utilizado o banco de dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2019a) para o período de 2005 a 2015 com uma amostra de 107 países. Assim, com base na pesquisa do GEM os TEA são os empreendedores iniciantes e EST são os empreendedores estabelecidos. Para a realização da análise foi utilizada a técnica estatística de redes bayesianas com o algoritmo de aprendizagem PC. Por meio desta técnica foi gerada uma rede bayesiana para as TEA e outra para as EST, com várias ligações entre as variáveis em ambas redes. Um dos principais resultados encontrado foi que a ocorrência de alguma inovação aumenta a probabilidade de internacionalização para ambos os grupos. No entanto, com a ocorrência de muita inovação não houve um incremento da probabilidade de internacionalização. Além disso, foi possível descrever o perfil do empreendedor que aumenta a probabilidade de inovação e internacionalização. Neste perfil, destacam-se a caraterística do empreendedor ter curso superior ou mais educação e também a característica de ambição do empreendedor ser mais elevada com uma maior expectativa de crescimento do negócio para os próximos anos. Além destas, outras características como: gênero, idade, renda familiar, motivação empreendedora são analisadas e escolhidas, de acordo com as evidências, para compor o perfil do empreendedor com maior probabilidade de inovação e internacionalização.
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