Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Meire Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-21062012-121033/
Resumo: O presente estudo busca examinar a cinematografia de Joaquim Pedro de Andrade, e o papel decisivo da memória como seu maior impulso criativo, sobretudo a partir da inspiração fundamental de Rodrigo Melo Franco de Andrade, metáfora paterna e intelectual, a nortear sua trajetória de cineasta. Por meio da análise de sua cinematografia mineira, formada pelos filmes O padre e a moça (1965), Os inconfidentes (1972) e O Aleijadinho (1978), investigaremos os elementos formadores de toda sua obra, sempre calcada na observação da cultura e da literatura brasileiras, para uma tradução da identidade nacional, capaz de projetar Minas Gerais, não só como microcosmo do país, mas também como cenário universal.
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