Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Meire Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-21062012-121033/
Resumo: O presente estudo busca examinar a cinematografia de Joaquim Pedro de Andrade, e o papel decisivo da memória como seu maior impulso criativo, sobretudo a partir da inspiração fundamental de Rodrigo Melo Franco de Andrade, metáfora paterna e intelectual, a nortear sua trajetória de cineasta. Por meio da análise de sua cinematografia mineira, formada pelos filmes O padre e a moça (1965), Os inconfidentes (1972) e O Aleijadinho (1978), investigaremos os elementos formadores de toda sua obra, sempre calcada na observação da cultura e da literatura brasileiras, para uma tradução da identidade nacional, capaz de projetar Minas Gerais, não só como microcosmo do país, mas também como cenário universal.
id USP_3b805ec9ade197819d43fef0f147fc14
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21062012-121033
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscênciasSteps of passion in minas: the cinema-poetry by Joaquim Pedro de Andrade and its reminiscensesCinemaCinemaIdentidade NacionalJoaquim Pedro de AndradeJoaquim Pedro de AndradeLiteraturaLiteratureMemóriaMemoryMineiridadeMineiridade (culture of Minas Gerais)National IdentityO presente estudo busca examinar a cinematografia de Joaquim Pedro de Andrade, e o papel decisivo da memória como seu maior impulso criativo, sobretudo a partir da inspiração fundamental de Rodrigo Melo Franco de Andrade, metáfora paterna e intelectual, a nortear sua trajetória de cineasta. Por meio da análise de sua cinematografia mineira, formada pelos filmes O padre e a moça (1965), Os inconfidentes (1972) e O Aleijadinho (1978), investigaremos os elementos formadores de toda sua obra, sempre calcada na observação da cultura e da literatura brasileiras, para uma tradução da identidade nacional, capaz de projetar Minas Gerais, não só como microcosmo do país, mas também como cenário universal.This research aims to explore the cinematography of Joaquim Pedro de Andrade, and the decisive function of the memory like his main creative impulse, especially from the major inspiration of Rodrigo Melo Franco de Andrade, paternal and intellectual metaphor, orientating his trajectory of filmmaker. Through the analysis of his Minas Cinema (films based on culture of Minas Gerais), formed by the titles O padre e a moça (The priest and the girl), 1965; Os inconfidentes (The conspirators), 1972; and O Aleijadinho (The Aleijadinho), 1978; we will investigate the forming elements of all his work always based on the observation of Brazilian culture and Brazilian literature also, for a translation of the national identity, able to project Minas Gerais, not only like microcosm of the country (Brazil), but also like an universal place.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAguiar, Joaquim Alves deSilva, Meire Oliveira2012-02-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-21062012-121033/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-21062012-121033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências
Steps of passion in minas: the cinema-poetry by Joaquim Pedro de Andrade and its reminiscenses
title Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências
spellingShingle Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências
Silva, Meire Oliveira
Cinema
Cinema
Identidade Nacional
Joaquim Pedro de Andrade
Joaquim Pedro de Andrade
Literatura
Literature
Memória
Memory
Mineiridade
Mineiridade (culture of Minas Gerais)
National Identity
title_short Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências
title_full Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências
title_fullStr Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências
title_full_unstemmed Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências
title_sort Passos da paixão mineira: o cinema - poesia de Joaquim Pedro de Andrade e suas reminiscências
author Silva, Meire Oliveira
author_facet Silva, Meire Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Joaquim Alves de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Meire Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Cinema
Identidade Nacional
Joaquim Pedro de Andrade
Joaquim Pedro de Andrade
Literatura
Literature
Memória
Memory
Mineiridade
Mineiridade (culture of Minas Gerais)
National Identity
topic Cinema
Cinema
Identidade Nacional
Joaquim Pedro de Andrade
Joaquim Pedro de Andrade
Literatura
Literature
Memória
Memory
Mineiridade
Mineiridade (culture of Minas Gerais)
National Identity
description O presente estudo busca examinar a cinematografia de Joaquim Pedro de Andrade, e o papel decisivo da memória como seu maior impulso criativo, sobretudo a partir da inspiração fundamental de Rodrigo Melo Franco de Andrade, metáfora paterna e intelectual, a nortear sua trajetória de cineasta. Por meio da análise de sua cinematografia mineira, formada pelos filmes O padre e a moça (1965), Os inconfidentes (1972) e O Aleijadinho (1978), investigaremos os elementos formadores de toda sua obra, sempre calcada na observação da cultura e da literatura brasileiras, para uma tradução da identidade nacional, capaz de projetar Minas Gerais, não só como microcosmo do país, mas também como cenário universal.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-21062012-121033/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8151/tde-21062012-121033/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257241235750912