Comunicação Organizacional e Governança Corporativa: uma intersecção possível?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-05112010-113946/ |
Resumo: | Esta tese investiga uma possível correlação entre as políticas de comunicação organizacional e as práticas de governança corporativa no universo empresarial, tendo como pano de fundo as profundas transformações no ambiente econômico, político, social e cultural a partir da segunda metade do século XX. Utilizando-se de extensa revisão bibliográfica como principal ferramenta metodológica e de uma pesquisa de campo com 22 empresas (que representam mais de 50% do valor de mercado de todas as empresas de capital aberto do Brasil), buscou-se construir a trajetória tanto da comunicação organizacional e seu corpus teórico, como da governança corporativa; tentando assim, observar os elos de intersecção existentes entre elas, tanto do ponto de vista teórico, como do ponto de vista de testes estatísticos. O estudo defende a tese de que processos de comunicação mais transparentes, colaborativos e integrados, além de heterogêneos no atendimento das diferentes demandas dos diversos stakeholders presentes na organização, são determinantes na construção de boas práticas de governança corporativa; ou seja, a intersecção positiva aqui identificada pode contribuir de forma decisiva para uma melhor capacitação e adaptação das empresas às profundas transformações presentes no cenário competitivo do capitalismo contemporâneo. |
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Comunicação Organizacional e Governança Corporativa: uma intersecção possível?Comunicação Organizacional e Governança Corporativa: uma intersecção possível?CompaniesComunicação organizacionalCorporate governanceEmpresasGestão organizacionalGovernança corporativaOrganizational communicationOrganizational managementTransformaçõesTransformationsTransparênciaTransparencyEsta tese investiga uma possível correlação entre as políticas de comunicação organizacional e as práticas de governança corporativa no universo empresarial, tendo como pano de fundo as profundas transformações no ambiente econômico, político, social e cultural a partir da segunda metade do século XX. Utilizando-se de extensa revisão bibliográfica como principal ferramenta metodológica e de uma pesquisa de campo com 22 empresas (que representam mais de 50% do valor de mercado de todas as empresas de capital aberto do Brasil), buscou-se construir a trajetória tanto da comunicação organizacional e seu corpus teórico, como da governança corporativa; tentando assim, observar os elos de intersecção existentes entre elas, tanto do ponto de vista teórico, como do ponto de vista de testes estatísticos. O estudo defende a tese de que processos de comunicação mais transparentes, colaborativos e integrados, além de heterogêneos no atendimento das diferentes demandas dos diversos stakeholders presentes na organização, são determinantes na construção de boas práticas de governança corporativa; ou seja, a intersecção positiva aqui identificada pode contribuir de forma decisiva para uma melhor capacitação e adaptação das empresas às profundas transformações presentes no cenário competitivo do capitalismo contemporâneo.This thesis investigates a possible correlation between the organizational communication policies and the practices of corporate governance in the entrepreneurial sphere, using as a backdrop the profound transformations in the economic, political, social and cultural ambit from the second half of mid twentieth century onwards. With an extensive bibliographical review as the main methodological tool and a field research with 22 firms (which represent 50% of the market value of all the public companies in Brazil), I sought to build a trajectory of organizational communication and its theoretical corpus as well as corporate governance in an attempt to observe the existing intersecting links between them, both from a theoretical point of view and from the perspective of statistical tests. The study defends the thesis that more transparent, collaborative and integrated communication processes, besides being heterogeneous in addressing the different demands of diverse stakeholders present in the organization, are determinants in the construction of good practices in corporate governance. In other words, the positive intersection identified here may contribute decisively to a better empowerment and adaptation of the companies to the profound transformations present in the competitive scenario of contemporary capitalism.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKunsch, Margarida Maria KrohlingSabbatini, Juliana Fedak2010-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-05112010-113946/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-05112010-113946Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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