Produções literárias africanas e negro-brasileiras: a importância do tema da resistência (política e social) como significativo vetor para a construção de uma visão de mundo crítica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Marília Pereira da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-27082024-095531/
Resumo: A resistência (política e social) como tema presente nas produções literárias angolanas e negro-brasileiras é significativa e fundamental na construção de uma visão crítica de mundo quando aplicadas em sala de aula. A partir de uma metodologia comparativa, esta dissertação busca investigar como são problematizadas questões como a produção feminina em períodos de conflitos e o tema da resistência na literatura de mulheres negras, bem como as similaridades na configuração da tradição e das culturas do universo feminino no contexto histórico angolano pós-independência e brasileiro. Para esta análise foram selecionados os contos de Esmeralda Ribeiro publicados na coletânea Cadernos Negros e as crônicas de Ana Paula Tavares presentes no livro Um Rio Preso nas Mãos, este estudo também incorpora a importância do debate destas literaturas em sala de aula para a formação da criticidade do sujeito leitor.
id USP_3bd2150989fe5fc79dce20792a9514ca
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27082024-095531
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Produções literárias africanas e negro-brasileiras: a importância do tema da resistência (política e social) como significativo vetor para a construção de uma visão de mundo crítica em sala de aulaAfrican and black-brazilian literary productions: the importance of the theme of resistance (political and social) as a significant vector for the construction of a critical worldview in the classroomAngolan literatureBlack-brazilian literatureLiteratura angolanaLiteratura em sala de aulaLiteratura negro-brasileiraLiterature in the classroomA resistência (política e social) como tema presente nas produções literárias angolanas e negro-brasileiras é significativa e fundamental na construção de uma visão crítica de mundo quando aplicadas em sala de aula. A partir de uma metodologia comparativa, esta dissertação busca investigar como são problematizadas questões como a produção feminina em períodos de conflitos e o tema da resistência na literatura de mulheres negras, bem como as similaridades na configuração da tradição e das culturas do universo feminino no contexto histórico angolano pós-independência e brasileiro. Para esta análise foram selecionados os contos de Esmeralda Ribeiro publicados na coletânea Cadernos Negros e as crônicas de Ana Paula Tavares presentes no livro Um Rio Preso nas Mãos, este estudo também incorpora a importância do debate destas literaturas em sala de aula para a formação da criticidade do sujeito leitor.The resistance (politics and social) as a theme presente in angolan literary productions and black-brazilian significant and fundamental in building a critical view of the world when applied in the classroom. Based on a comparative methodology, this dissertation seek to investigate how issues are problematized like female production in times of conflict and the theme of resistance in black womens literature, as well as the similarities in the setting of tradition and of the feminine universe in the angolan historical contexto post-independence and brazilian. For this analysis tales by Esmeralda Ribeiro were selected published in the Cadernos Negros collection and the chronicles od Ana Paula Tavares present in the book Um Rio Preso nas Mãos, this study also incorporates thr importance of debating these literatures in classroom for the formation of the readrs criticality.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Rejane Vecchia da Rocha eCruz, Marília Pereira da2024-03-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-27082024-095531/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-27T13:12:02Zoai:teses.usp.br:tde-27082024-095531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-27T13:12:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produções literárias africanas e negro-brasileiras: a importância do tema da resistência (política e social) como significativo vetor para a construção de uma visão de mundo crítica em sala de aula
African and black-brazilian literary productions: the importance of the theme of resistance (political and social) as a significant vector for the construction of a critical worldview in the classroom
title Produções literárias africanas e negro-brasileiras: a importância do tema da resistência (política e social) como significativo vetor para a construção de uma visão de mundo crítica em sala de aula
spellingShingle Produções literárias africanas e negro-brasileiras: a importância do tema da resistência (política e social) como significativo vetor para a construção de uma visão de mundo crítica em sala de aula
Cruz, Marília Pereira da
Angolan literature
Black-brazilian literature
Literatura angolana
Literatura em sala de aula
Literatura negro-brasileira
Literature in the classroom
title_short Produções literárias africanas e negro-brasileiras: a importância do tema da resistência (política e social) como significativo vetor para a construção de uma visão de mundo crítica em sala de aula
title_full Produções literárias africanas e negro-brasileiras: a importância do tema da resistência (política e social) como significativo vetor para a construção de uma visão de mundo crítica em sala de aula
title_fullStr Produções literárias africanas e negro-brasileiras: a importância do tema da resistência (política e social) como significativo vetor para a construção de uma visão de mundo crítica em sala de aula
title_full_unstemmed Produções literárias africanas e negro-brasileiras: a importância do tema da resistência (política e social) como significativo vetor para a construção de uma visão de mundo crítica em sala de aula
title_sort Produções literárias africanas e negro-brasileiras: a importância do tema da resistência (política e social) como significativo vetor para a construção de uma visão de mundo crítica em sala de aula
author Cruz, Marília Pereira da
author_facet Cruz, Marília Pereira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rejane Vecchia da Rocha e
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Marília Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Angolan literature
Black-brazilian literature
Literatura angolana
Literatura em sala de aula
Literatura negro-brasileira
Literature in the classroom
topic Angolan literature
Black-brazilian literature
Literatura angolana
Literatura em sala de aula
Literatura negro-brasileira
Literature in the classroom
description A resistência (política e social) como tema presente nas produções literárias angolanas e negro-brasileiras é significativa e fundamental na construção de uma visão crítica de mundo quando aplicadas em sala de aula. A partir de uma metodologia comparativa, esta dissertação busca investigar como são problematizadas questões como a produção feminina em períodos de conflitos e o tema da resistência na literatura de mulheres negras, bem como as similaridades na configuração da tradição e das culturas do universo feminino no contexto histórico angolano pós-independência e brasileiro. Para esta análise foram selecionados os contos de Esmeralda Ribeiro publicados na coletânea Cadernos Negros e as crônicas de Ana Paula Tavares presentes no livro Um Rio Preso nas Mãos, este estudo também incorpora a importância do debate destas literaturas em sala de aula para a formação da criticidade do sujeito leitor.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-27082024-095531/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-27082024-095531/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091130513424384