O entendimento dos enfermeiros de uma Unidade Básica de Saúde acerca da depressão puerperal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-10082022-145325/ |
Resumo: | Objetivo. O portador de transtorno mental está sempre presente na vida profissional do enfermeiro, qualquer que seja sua área de atuação, sendo os serviços de atenção básica à saúde os locais onde deve ocorrer a detecção precoce aos transtornos bem como ações preventivas. Uma vez que o enfermeiro ocupa posição singular na rede básica, muitas vezes sendo o primeiro contato do usuário, esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de desvelar o entendimento dos enfermeiros que atuam em uma Unidade Básica de Saúde acerca da depressão puerperal. Métodos. Trabalhamos com um universo limitado, tornando possível o conhecimento de todos os enfermeiros da UBS. Os cinco enfermeiros da Unidade participaram, entre outubro e dezembro de 2003, de entrevistas individuais, com questões abertas semi-diretivas, gravadas e transcritas posteriormente. Os dados foram analisados e produzidos discursos segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo proposta por Lefèvre. A opção por uma abordagem qualitativa nos permitiu analisar em profundidade os dados obtidos gerando hipóteses e perspectivas até então não identificadas. Resultados. Os discursos produzidos revelaram que os sujeitos compreendem seu papel no reconhecimento dos sintomas depressivos nas mulheres; entendem que o enfermeiro é privilegiado quanto ao conhecimento e ao atendimento a quase que a totalidade das mulheres que freqüentam a Unidade Básica de Saúde. Percebem os variados momentos nos quais tem oportunidades de detectar quando o sofrimento mental da puérpera se instala. São cônscios de sua falta de experiência e conhecimento acerca do assunto e generalizam essas lacunas para o universo da doença mental. Os sujeitos colocam como sua responsabilidade o encaminhamento da paciente para um outro profissional, seja um psiquiatra ou um psicólogo. Ao mesmo tempo, de alguma maneira é percebido que seu papel no curso do atendimento à mulher depressiva poderia ser mais elaborado, onde o encaminhamento poderia ser apenas um dos elementos terapêuticos no processo de reabilitação destas mulheres. Considerações. Lacunas quanto ao conhecimento e quiçá na formação acadêmica dos sujeitos determinam a ausência de percepções mais fundamentadas quanto ao enfermeiro, ele próprio, atuando como um instrumento terapêutico. Uma vez que os sujeitos explicitam interesse e abertura para incorporarem novos conhecimentos e reavivarem antigos conceitos esquecidos, nem a falta de tempo, nem a falta de condições de trabalho nem a falta momentânea de conhecimento sobre o assunto os impedirá de buscarem novos caminhos, adaptarem situações, ampliarem visões e percepções, criarem novos modelos, construírem novos conceitos e desconstruírem antigos, enfim, nada os impedirá de transformarem diariamente o espaço coletivo que os abriga. |
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O entendimento dos enfermeiros de uma Unidade Básica de Saúde acerca da depressão puerperalThe comprehension of a Health Basic Unit nurses about puerperal depressionDepressãoDepressionEnfermeiroMental HealthNursePuerperaPuérperaSaúde MentalObjetivo. O portador de transtorno mental está sempre presente na vida profissional do enfermeiro, qualquer que seja sua área de atuação, sendo os serviços de atenção básica à saúde os locais onde deve ocorrer a detecção precoce aos transtornos bem como ações preventivas. Uma vez que o enfermeiro ocupa posição singular na rede básica, muitas vezes sendo o primeiro contato do usuário, esta pesquisa foi desenvolvida com o intuito de desvelar o entendimento dos enfermeiros que atuam em uma Unidade Básica de Saúde acerca da depressão puerperal. Métodos. Trabalhamos com um universo limitado, tornando possível o conhecimento de todos os enfermeiros da UBS. Os cinco enfermeiros da Unidade participaram, entre outubro e dezembro de 2003, de entrevistas individuais, com questões abertas semi-diretivas, gravadas e transcritas posteriormente. Os dados foram analisados e produzidos discursos segundo a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo proposta por Lefèvre. A opção por uma abordagem qualitativa nos permitiu analisar em profundidade os dados obtidos gerando hipóteses e perspectivas até então não identificadas. Resultados. Os discursos produzidos revelaram que os sujeitos compreendem seu papel no reconhecimento dos sintomas depressivos nas mulheres; entendem que o enfermeiro é privilegiado quanto ao conhecimento e ao atendimento a quase que a totalidade das mulheres que freqüentam a Unidade Básica de Saúde. Percebem os variados momentos nos quais tem oportunidades de detectar quando o sofrimento mental da puérpera se instala. São cônscios de sua falta de experiência e conhecimento acerca do assunto e generalizam essas lacunas para o universo da doença mental. Os sujeitos colocam como sua responsabilidade o encaminhamento da paciente para um outro profissional, seja um psiquiatra ou um psicólogo. Ao mesmo tempo, de alguma maneira é percebido que seu papel no curso do atendimento à mulher depressiva poderia ser mais elaborado, onde o encaminhamento poderia ser apenas um dos elementos terapêuticos no processo de reabilitação destas mulheres. Considerações. Lacunas quanto ao conhecimento e quiçá na formação acadêmica dos sujeitos determinam a ausência de percepções mais fundamentadas quanto ao enfermeiro, ele próprio, atuando como um instrumento terapêutico. Uma vez que os sujeitos explicitam interesse e abertura para incorporarem novos conhecimentos e reavivarem antigos conceitos esquecidos, nem a falta de tempo, nem a falta de condições de trabalho nem a falta momentânea de conhecimento sobre o assunto os impedirá de buscarem novos caminhos, adaptarem situações, ampliarem visões e percepções, criarem novos modelos, construírem novos conceitos e desconstruírem antigos, enfim, nada os impedirá de transformarem diariamente o espaço coletivo que os abriga.Objective. The mentally iII patient is always present in the professional life of nurses in any area they perform. The basic health attention services are the spaces where preventive actions and early symptoms detection must have place. Once nurses occupy a singular place at the basic services, frequently performing the first contact with the patient, the present research aims to obtain information about the nurse\'s knowledge at a Basic Health Unit (Unidade Básica de Saúde) concerning to puerperal depression. Methods. A limited universe has been worked, becoming possible the knowledge of every nurse working at the Basic Health Unit. Five nurses have been interviewed individually, through semi-directive open questions, from October to December, 2003. The conversations were recorded, transcribed and analyzed producing speeches according to Collective Subject Speech\'s technique proposed by Lefèvre. The option by a qualitative approach brought the possibility of a deep analysis of the obtained data creating hypothesis and perspectives not identified before. Results. The produced speeches revealed that the subjects comprehend their role in recognizing depressive symptoms in women; they understand that the nurse is privileged concerning to knowing and attending almost the totality of the women at the Basic Health Unit. They perceive the diversified moments in which there are opportunities of early detecting depressive symptoms installation in postpartum women. They are aware of their lack of experience and knowledge about the theme and generalize the lacunas to the universe of mental disease. The subjects sign as their responsibility leading the patient to another professional, a psychiatrist or a psychologist. At the same time, somehow it\'s noticed that their role during the women\'s attendance could be more worked up, so that the leading could be just one of the therapeutic element in the women\'s rehabilitation process. Considerations. Lacunas in knowledge and maybe in academic development of the subjects establish the absence of better well founded perceptions about the nurse, himself, acting as a therapeutic instrument. Once the subjects verbalize interest and overture to incorporate new acquaintances and revive old forgotten concepts, nor the lack of time neither the lack of working conditions neither the momentary lack of understanding about the theme will obstruct them to look for new paths, adapt situations, amplify views and perceptions, create new models, construct new concepts and unconstruct old ones, meaning nothing will stop them in transforming daily the collective space that shelter them.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPReis, Alberto Olavo AdvínculaKogima, Elisabeth Octaviano2004-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-10082022-145325/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:12:47Zoai:teses.usp.br:tde-10082022-145325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:12:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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