Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Szafir, Milena
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-20062023-144155/
Resumo: O termo Retoricas Audiovisuais foi pubicado pela segunda vez em 2004 como parte explicativa do dispositivo-obra \"Performances Panopticadas - Surveillance Wireless Vj\'ingf do mmnehcft. Visava explicar parte de um projetar como método de discurso dialogicc de auto-conscientização dos observadores, convidados a se tomarem espectadores; ie participadores (sem os quais inexistia qualquer co-criarão nas situações propostas). Assim, criamos um conceito que pode ser compreendido como um método de design, projetar[-se]: uma tecno-conceitualização que parte da montagem como gesto realizador de uma escrita política e estética destinada a autoconsciência critica do publico. Cada Retorica Audiovisual\'\' precisa ser desenhada especificamente a um dispositivo (e vice-versa). Gera-se então um discurso audiovisual intrinsicamente politizado que dialogue reflexivamente a partir da articulação e do encadeamento de fragmentos imagéticos, sonoros, textuais - podendo ser autorais e/ou alheios focando os questionamentos socioe-conômicos, culturais e/ ou ideológicos previamente projetados através dos [des]contextos. Ou seja, Retorica Audiovisual parte de uma complexa techne, no sentido original do termo grego. A versão, 2.1 (2011), e a metodologia pensada desde, na e/ou para a Internet. Da importância da escrita audiovisual como ato de empoderamento a um dialogo da transformação. A alfabetização do comunicar para transformar realidades na perspectiva de uma autoria subjetiva através da pratica de [re]combinação critica no universo online. A importância do processo mais do que o produto em si. Do Projeto- Montagem a Recepção-Interface. Portanto, a techne pensada no seu complexo sistema de poder e de potencialidades; i.e. por uma metodologia do filme-ensaio na cultura digital do video-remix. Do Androids Dream of Electric Sheep? #mood #organs
id USP_3c23734762cfd915b3f295b9974e61e3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20062023-144155
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem---O termo Retoricas Audiovisuais foi pubicado pela segunda vez em 2004 como parte explicativa do dispositivo-obra \"Performances Panopticadas - Surveillance Wireless Vj\'ingf do mmnehcft. Visava explicar parte de um projetar como método de discurso dialogicc de auto-conscientização dos observadores, convidados a se tomarem espectadores; ie participadores (sem os quais inexistia qualquer co-criarão nas situações propostas). Assim, criamos um conceito que pode ser compreendido como um método de design, projetar[-se]: uma tecno-conceitualização que parte da montagem como gesto realizador de uma escrita política e estética destinada a autoconsciência critica do publico. Cada Retorica Audiovisual\'\' precisa ser desenhada especificamente a um dispositivo (e vice-versa). Gera-se então um discurso audiovisual intrinsicamente politizado que dialogue reflexivamente a partir da articulação e do encadeamento de fragmentos imagéticos, sonoros, textuais - podendo ser autorais e/ou alheios focando os questionamentos socioe-conômicos, culturais e/ ou ideológicos previamente projetados através dos [des]contextos. Ou seja, Retorica Audiovisual parte de uma complexa techne, no sentido original do termo grego. A versão, 2.1 (2011), e a metodologia pensada desde, na e/ou para a Internet. Da importância da escrita audiovisual como ato de empoderamento a um dialogo da transformação. A alfabetização do comunicar para transformar realidades na perspectiva de uma autoria subjetiva através da pratica de [re]combinação critica no universo online. A importância do processo mais do que o produto em si. Do Projeto- Montagem a Recepção-Interface. Portanto, a techne pensada no seu complexo sistema de poder e de potencialidades; i.e. por uma metodologia do filme-ensaio na cultura digital do video-remix. Do Androids Dream of Electric Sheep? #mood #organs-Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHamburger, Esther ImperioSzafir, Milena2015-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-20062023-144155/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-20T17:51:32Zoai:teses.usp.br:tde-20062023-144155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-20T17:51:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem
-
title Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem
spellingShingle Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem
Szafir, Milena
-
-
title_short Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem
title_full Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem
title_fullStr Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem
title_full_unstemmed Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem
title_sort Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem
author Szafir, Milena
author_facet Szafir, Milena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hamburger, Esther Imperio
dc.contributor.author.fl_str_mv Szafir, Milena
dc.subject.por.fl_str_mv -
-
topic -
-
description O termo Retoricas Audiovisuais foi pubicado pela segunda vez em 2004 como parte explicativa do dispositivo-obra \"Performances Panopticadas - Surveillance Wireless Vj\'ingf do mmnehcft. Visava explicar parte de um projetar como método de discurso dialogicc de auto-conscientização dos observadores, convidados a se tomarem espectadores; ie participadores (sem os quais inexistia qualquer co-criarão nas situações propostas). Assim, criamos um conceito que pode ser compreendido como um método de design, projetar[-se]: uma tecno-conceitualização que parte da montagem como gesto realizador de uma escrita política e estética destinada a autoconsciência critica do publico. Cada Retorica Audiovisual\'\' precisa ser desenhada especificamente a um dispositivo (e vice-versa). Gera-se então um discurso audiovisual intrinsicamente politizado que dialogue reflexivamente a partir da articulação e do encadeamento de fragmentos imagéticos, sonoros, textuais - podendo ser autorais e/ou alheios focando os questionamentos socioe-conômicos, culturais e/ ou ideológicos previamente projetados através dos [des]contextos. Ou seja, Retorica Audiovisual parte de uma complexa techne, no sentido original do termo grego. A versão, 2.1 (2011), e a metodologia pensada desde, na e/ou para a Internet. Da importância da escrita audiovisual como ato de empoderamento a um dialogo da transformação. A alfabetização do comunicar para transformar realidades na perspectiva de uma autoria subjetiva através da pratica de [re]combinação critica no universo online. A importância do processo mais do que o produto em si. Do Projeto- Montagem a Recepção-Interface. Portanto, a techne pensada no seu complexo sistema de poder e de potencialidades; i.e. por uma metodologia do filme-ensaio na cultura digital do video-remix. Do Androids Dream of Electric Sheep? #mood #organs
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-20062023-144155/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-20062023-144155/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257159243399168