Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-20062023-144155/ |
Resumo: | O termo Retoricas Audiovisuais foi pubicado pela segunda vez em 2004 como parte explicativa do dispositivo-obra \"Performances Panopticadas - Surveillance Wireless Vj\'ingf do mmnehcft. Visava explicar parte de um projetar como método de discurso dialogicc de auto-conscientização dos observadores, convidados a se tomarem espectadores; ie participadores (sem os quais inexistia qualquer co-criarão nas situações propostas). Assim, criamos um conceito que pode ser compreendido como um método de design, projetar[-se]: uma tecno-conceitualização que parte da montagem como gesto realizador de uma escrita política e estética destinada a autoconsciência critica do publico. Cada Retorica Audiovisual\'\' precisa ser desenhada especificamente a um dispositivo (e vice-versa). Gera-se então um discurso audiovisual intrinsicamente politizado que dialogue reflexivamente a partir da articulação e do encadeamento de fragmentos imagéticos, sonoros, textuais - podendo ser autorais e/ou alheios focando os questionamentos socioe-conômicos, culturais e/ ou ideológicos previamente projetados através dos [des]contextos. Ou seja, Retorica Audiovisual parte de uma complexa techne, no sentido original do termo grego. A versão, 2.1 (2011), e a metodologia pensada desde, na e/ou para a Internet. Da importância da escrita audiovisual como ato de empoderamento a um dialogo da transformação. A alfabetização do comunicar para transformar realidades na perspectiva de uma autoria subjetiva através da pratica de [re]combinação critica no universo online. A importância do processo mais do que o produto em si. Do Projeto- Montagem a Recepção-Interface. Portanto, a techne pensada no seu complexo sistema de poder e de potencialidades; i.e. por uma metodologia do filme-ensaio na cultura digital do video-remix. Do Androids Dream of Electric Sheep? #mood #organs |
id |
USP_3c23734762cfd915b3f295b9974e61e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20062023-144155 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem---O termo Retoricas Audiovisuais foi pubicado pela segunda vez em 2004 como parte explicativa do dispositivo-obra \"Performances Panopticadas - Surveillance Wireless Vj\'ingf do mmnehcft. Visava explicar parte de um projetar como método de discurso dialogicc de auto-conscientização dos observadores, convidados a se tomarem espectadores; ie participadores (sem os quais inexistia qualquer co-criarão nas situações propostas). Assim, criamos um conceito que pode ser compreendido como um método de design, projetar[-se]: uma tecno-conceitualização que parte da montagem como gesto realizador de uma escrita política e estética destinada a autoconsciência critica do publico. Cada Retorica Audiovisual\'\' precisa ser desenhada especificamente a um dispositivo (e vice-versa). Gera-se então um discurso audiovisual intrinsicamente politizado que dialogue reflexivamente a partir da articulação e do encadeamento de fragmentos imagéticos, sonoros, textuais - podendo ser autorais e/ou alheios focando os questionamentos socioe-conômicos, culturais e/ ou ideológicos previamente projetados através dos [des]contextos. Ou seja, Retorica Audiovisual parte de uma complexa techne, no sentido original do termo grego. A versão, 2.1 (2011), e a metodologia pensada desde, na e/ou para a Internet. Da importância da escrita audiovisual como ato de empoderamento a um dialogo da transformação. A alfabetização do comunicar para transformar realidades na perspectiva de uma autoria subjetiva através da pratica de [re]combinação critica no universo online. A importância do processo mais do que o produto em si. Do Projeto- Montagem a Recepção-Interface. Portanto, a techne pensada no seu complexo sistema de poder e de potencialidades; i.e. por uma metodologia do filme-ensaio na cultura digital do video-remix. Do Androids Dream of Electric Sheep? #mood #organs-Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHamburger, Esther ImperioSzafir, Milena2015-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-20062023-144155/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-20T17:51:32Zoai:teses.usp.br:tde-20062023-144155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-20T17:51:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem - |
title |
Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem |
spellingShingle |
Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem Szafir, Milena - - |
title_short |
Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem |
title_full |
Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem |
title_fullStr |
Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem |
title_full_unstemmed |
Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem |
title_sort |
Retóricas audiovisuais 2.1 - Ensino e aprendizagem compartilhada: passado, presente, futuro ou por uma arqueologia-cartografia da montagem |
author |
Szafir, Milena |
author_facet |
Szafir, Milena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Hamburger, Esther Imperio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Szafir, Milena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
- - |
topic |
- - |
description |
O termo Retoricas Audiovisuais foi pubicado pela segunda vez em 2004 como parte explicativa do dispositivo-obra \"Performances Panopticadas - Surveillance Wireless Vj\'ingf do mmnehcft. Visava explicar parte de um projetar como método de discurso dialogicc de auto-conscientização dos observadores, convidados a se tomarem espectadores; ie participadores (sem os quais inexistia qualquer co-criarão nas situações propostas). Assim, criamos um conceito que pode ser compreendido como um método de design, projetar[-se]: uma tecno-conceitualização que parte da montagem como gesto realizador de uma escrita política e estética destinada a autoconsciência critica do publico. Cada Retorica Audiovisual\'\' precisa ser desenhada especificamente a um dispositivo (e vice-versa). Gera-se então um discurso audiovisual intrinsicamente politizado que dialogue reflexivamente a partir da articulação e do encadeamento de fragmentos imagéticos, sonoros, textuais - podendo ser autorais e/ou alheios focando os questionamentos socioe-conômicos, culturais e/ ou ideológicos previamente projetados através dos [des]contextos. Ou seja, Retorica Audiovisual parte de uma complexa techne, no sentido original do termo grego. A versão, 2.1 (2011), e a metodologia pensada desde, na e/ou para a Internet. Da importância da escrita audiovisual como ato de empoderamento a um dialogo da transformação. A alfabetização do comunicar para transformar realidades na perspectiva de uma autoria subjetiva através da pratica de [re]combinação critica no universo online. A importância do processo mais do que o produto em si. Do Projeto- Montagem a Recepção-Interface. Portanto, a techne pensada no seu complexo sistema de poder e de potencialidades; i.e. por uma metodologia do filme-ensaio na cultura digital do video-remix. Do Androids Dream of Electric Sheep? #mood #organs |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-20062023-144155/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-20062023-144155/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257159243399168 |