A gestão do conhecimento como ferramenta do processo dedesenvolvimento de produto de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Décio Vicentim de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-22082016-172827/
Resumo: Nas confecções (segmento produtivo com ênfase no campo dos negócios do vestuário de moda), os impactos mercadológicos determinam constantes revisões no processo de desenvolvimento de produto, fato de que resultam alterações nas áreas de produção, logística e vendas. As confecções de produtos de moda, sendo uma das indústrias criativas (organizações que tenham a criatividade como seu core-business), mobilizam, para o desenvolvimento de seus produtos, departamentos e pessoas, que trocam dados e informações necessários para atender às metas mercadológicas da organização. Essa interação desencadeia a aprendizagem, a colaboração e a construção de conhecimentos para futuras tomadas de decisões. O principal objetivo desse trabalho é o de investigar a natureza das informações utilizadas no planejamento de coleção (a etapa inicial do processo de desenvolvimento de produto) e observar se o conhecimento gerado durante o processo é armazenado, disseminado e utilizado como capital intelectual para a tomada de decisões a médio e longo prazos, supondo que a abordagem de questões estratégicas também esteja diretamente relacionada ao planejamento de coleção. Para atingir o objetivo geral deste trabalho, buscou-se: descrever o processo de desenvolvimento de moda; destacar a importância do planejamento de coleção; estudar a gestão do conhecimento, o planejamento estratégico e a economia criativa, que juntamente com os resultados do estudo de caso, são apresentados com a finalidade de retratar a realidade dessas indústrias
id USP_3c40c8744290e693259b135c07f7cbfb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22082016-172827
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A gestão do conhecimento como ferramenta do processo dedesenvolvimento de produto de modaThe knowledge management for the service of product development process in fashion companiesFashionGestão do conhecimentoKnowledge managementModaProcesso de desenvolvimento de produtoProduct Development ProcessNas confecções (segmento produtivo com ênfase no campo dos negócios do vestuário de moda), os impactos mercadológicos determinam constantes revisões no processo de desenvolvimento de produto, fato de que resultam alterações nas áreas de produção, logística e vendas. As confecções de produtos de moda, sendo uma das indústrias criativas (organizações que tenham a criatividade como seu core-business), mobilizam, para o desenvolvimento de seus produtos, departamentos e pessoas, que trocam dados e informações necessários para atender às metas mercadológicas da organização. Essa interação desencadeia a aprendizagem, a colaboração e a construção de conhecimentos para futuras tomadas de decisões. O principal objetivo desse trabalho é o de investigar a natureza das informações utilizadas no planejamento de coleção (a etapa inicial do processo de desenvolvimento de produto) e observar se o conhecimento gerado durante o processo é armazenado, disseminado e utilizado como capital intelectual para a tomada de decisões a médio e longo prazos, supondo que a abordagem de questões estratégicas também esteja diretamente relacionada ao planejamento de coleção. Para atingir o objetivo geral deste trabalho, buscou-se: descrever o processo de desenvolvimento de moda; destacar a importância do planejamento de coleção; estudar a gestão do conhecimento, o planejamento estratégico e a economia criativa, que juntamente com os resultados do estudo de caso, são apresentados com a finalidade de retratar a realidade dessas indústriasIn clothing industry (productive segment with emphasis into the business of fashion clothing), the impacts and trends from the market result constant reviews in the product development process, resulting in changes in the areas of production, logistics and sales. The fashion clothing industry, as one of the most creative company (creativity as the basis in their core business), mobilize various department and people for achieving their product development, that make all of them to exchange a great number of data in order to meet the organization\'s marketing goals. This interaction process triggers learning, collaboration and knowledge building for future decision make. The objective of this study is to investigate the information´s essence used in the collection planning (the initial stage of the product development process) and check if the knowledge generated during this process is duly stored, disseminated and used as intellectual capital for the decision make under medium and long terms, assuming that the approach of strategic issues is also directly related to the collection planning. In order to achieve the aim of this study, we tried to describe the process of fashion development, to highlight the importance of the planning process of the collection, to study the knowledge management, the strategic planning and the creative economy, which joined with the results of the case study are presented in order to portray the reality of these industriesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVicentini, Claudia Regina GarciaJesus, Décio Vicentim de2016-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-22082016-172827/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:47Zoai:teses.usp.br:tde-22082016-172827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento como ferramenta do processo dedesenvolvimento de produto de moda
The knowledge management for the service of product development process in fashion companies
title A gestão do conhecimento como ferramenta do processo dedesenvolvimento de produto de moda
spellingShingle A gestão do conhecimento como ferramenta do processo dedesenvolvimento de produto de moda
Jesus, Décio Vicentim de
Fashion
Gestão do conhecimento
Knowledge management
Moda
Processo de desenvolvimento de produto
Product Development Process
title_short A gestão do conhecimento como ferramenta do processo dedesenvolvimento de produto de moda
title_full A gestão do conhecimento como ferramenta do processo dedesenvolvimento de produto de moda
title_fullStr A gestão do conhecimento como ferramenta do processo dedesenvolvimento de produto de moda
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento como ferramenta do processo dedesenvolvimento de produto de moda
title_sort A gestão do conhecimento como ferramenta do processo dedesenvolvimento de produto de moda
author Jesus, Décio Vicentim de
author_facet Jesus, Décio Vicentim de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicentini, Claudia Regina Garcia
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Décio Vicentim de
dc.subject.por.fl_str_mv Fashion
Gestão do conhecimento
Knowledge management
Moda
Processo de desenvolvimento de produto
Product Development Process
topic Fashion
Gestão do conhecimento
Knowledge management
Moda
Processo de desenvolvimento de produto
Product Development Process
description Nas confecções (segmento produtivo com ênfase no campo dos negócios do vestuário de moda), os impactos mercadológicos determinam constantes revisões no processo de desenvolvimento de produto, fato de que resultam alterações nas áreas de produção, logística e vendas. As confecções de produtos de moda, sendo uma das indústrias criativas (organizações que tenham a criatividade como seu core-business), mobilizam, para o desenvolvimento de seus produtos, departamentos e pessoas, que trocam dados e informações necessários para atender às metas mercadológicas da organização. Essa interação desencadeia a aprendizagem, a colaboração e a construção de conhecimentos para futuras tomadas de decisões. O principal objetivo desse trabalho é o de investigar a natureza das informações utilizadas no planejamento de coleção (a etapa inicial do processo de desenvolvimento de produto) e observar se o conhecimento gerado durante o processo é armazenado, disseminado e utilizado como capital intelectual para a tomada de decisões a médio e longo prazos, supondo que a abordagem de questões estratégicas também esteja diretamente relacionada ao planejamento de coleção. Para atingir o objetivo geral deste trabalho, buscou-se: descrever o processo de desenvolvimento de moda; destacar a importância do planejamento de coleção; estudar a gestão do conhecimento, o planejamento estratégico e a economia criativa, que juntamente com os resultados do estudo de caso, são apresentados com a finalidade de retratar a realidade dessas indústrias
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-22082016-172827/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-22082016-172827/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090992510337024