Participação de enfermeiras americanas na profissionalização da enfermagem brasileira: 1942 - 1961

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonini, Bárbara Barrionuevo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-24112015-122931/
Resumo: Introdução: A história da enfermagem brasileira, ao longo de sua trajetória, sofreu forte influência americana. Sua concepção foi pensada e pautada, no início do século XX, no modelo de enfermagem americano. Entretanto, foi, na década de 1940, pelo acordo de cooperação em saúde entre Brasil e Estados Unidos da América que a influência ganha força maior. O acordo durou entre 1942 e 1961, incentivou a criação do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) e possibilitou o trabalho de profissionais americanos qualificados no Brasil, dentre eles, enfermeiras americanas que tinham como objetivo modernizar e ampliar as escolas e os serviços disponíveis, difundindo, assim, o conhecimento e a valorização da profissão de enfermagem em solo brasileiro. Objetivos: Historicizar os constituintes históricos que nortearam a vinda das enfermeiras americanas ao Brasil, no período entre 1942 e 1961; descrever suas atuações e trajetórias; analisar as relações de poder entre as grupos norte-americanos e brasileiros, os desdobramentos dessas relações e o papel dessas mulheres no desenvolvimento da enfermagem brasileira. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem histórico-cultural, que utilizou como fontes os relatórios redigidos por enfermeiras americanas, que relataram suas impressões, sugestões, críticas e atividades desenvolvidas no País. Optou-se pela análise de discurso, proposto por Michel Foucault para o tratamento dos dados, que permite a análise das relações de saber-poder-subjetividade e as resistências que perpassaram os discursos e, no caso, permearam a atuação desse grupo de mulheres. O referencial foucaultiano permite pela análise histórica não só compreender o passado, mas também o presente e, por meio deles, pensar no futuro. Resultados e Discussão: O período estudado foi marcado pela expansão da enfermagem moderna no território brasileiro, pelo aumento do número de serviços de saúde e de escolas de enfermagem, pela mudança no currículo das mesmas, pela criação de outras categorias profissionais, pelas novas representações de classe e por mudanças na identidade e reconhecimento da profissão no País. Estas mudanças foram estimuladas pela presença das enfermeiras americanas que estavam no País por meio das atividades desenvolvidas pelo SESP e foram marcadas por embates de poder e controle entre brasileiras e americanas no que diz respeito à condução da profissão no País. Conclusão: O presente estudo permitiu apontar a contribuição das enfermeiras americanas no desenvolvimento da enfermagem brasileira e sua consolidação no período, através do discurso científico apropriado e da forte influência e controle exercidos por elas. Mas, o período e os discursos analisados permitiram apontar como a enfermagem brasileira resistiu à influência do modelo americano buscando, pouco a pouco, apropriar-se dos saberes e discursos da enfermagem da época, adaptando-se à realidade brasileira e desenvolvendo uma identidade própria da enfermagem
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O acordo durou entre 1942 e 1961, incentivou a criação do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) e possibilitou o trabalho de profissionais americanos qualificados no Brasil, dentre eles, enfermeiras americanas que tinham como objetivo modernizar e ampliar as escolas e os serviços disponíveis, difundindo, assim, o conhecimento e a valorização da profissão de enfermagem em solo brasileiro. Objetivos: Historicizar os constituintes históricos que nortearam a vinda das enfermeiras americanas ao Brasil, no período entre 1942 e 1961; descrever suas atuações e trajetórias; analisar as relações de poder entre as grupos norte-americanos e brasileiros, os desdobramentos dessas relações e o papel dessas mulheres no desenvolvimento da enfermagem brasileira. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem histórico-cultural, que utilizou como fontes os relatórios redigidos por enfermeiras americanas, que relataram suas impressões, sugestões, críticas e atividades desenvolvidas no País. Optou-se pela análise de discurso, proposto por Michel Foucault para o tratamento dos dados, que permite a análise das relações de saber-poder-subjetividade e as resistências que perpassaram os discursos e, no caso, permearam a atuação desse grupo de mulheres. O referencial foucaultiano permite pela análise histórica não só compreender o passado, mas também o presente e, por meio deles, pensar no futuro. Resultados e Discussão: O período estudado foi marcado pela expansão da enfermagem moderna no território brasileiro, pelo aumento do número de serviços de saúde e de escolas de enfermagem, pela mudança no currículo das mesmas, pela criação de outras categorias profissionais, pelas novas representações de classe e por mudanças na identidade e reconhecimento da profissão no País. Estas mudanças foram estimuladas pela presença das enfermeiras americanas que estavam no País por meio das atividades desenvolvidas pelo SESP e foram marcadas por embates de poder e controle entre brasileiras e americanas no que diz respeito à condução da profissão no País. Conclusão: O presente estudo permitiu apontar a contribuição das enfermeiras americanas no desenvolvimento da enfermagem brasileira e sua consolidação no período, através do discurso científico apropriado e da forte influência e controle exercidos por elas. Mas, o período e os discursos analisados permitiram apontar como a enfermagem brasileira resistiu à influência do modelo americano buscando, pouco a pouco, apropriar-se dos saberes e discursos da enfermagem da época, adaptando-se à realidade brasileira e desenvolvendo uma identidade própria da enfermagemIntroduction: The history of Brazilian nursing has suffered throughout its path strong American influence. Its design was conceived and guided, in the early twentieth century in the American nursing model. However, it was in the 1940s, through the cooperation agreement between Brazil and the United States that the influence gained more force. The agreement, which lasted from 1942 to 1961, encouraged the establishment of the Special Service of Public Health (SESP) and enabled the work of qualified professionals in Brazil, among them American nurses, which were aimed at modernizing and expanding schools and health services, thus expanding the knowledge and appreciation of the nursing profession in Brazilian soil. Objectives: Historicize the historical constituents that guided the coming of American nurses to Brazil, in the period of 1942-1961; describe their actions and trajectories; analyze the relations of power between the Brazilian and American groups and the ramifications of these relationships and the role of these women to the development of Brazilian nursing. Method: This is a descriptive study of cultural and historical approach, which utilized as source reports drafted by American nurses, who reported their impressions, suggestions, criticisms and activities in the country. The discourse analysis, proposed by Michel Foucault for the treatment of the data, was chosen because it allows the analysis of relations of power-knowledge-subjectivity and the resistance that permeated the discourses and, in this case, permeated the activities of this group of women. The Foucaultian framework allows for the historical analysis, not only to understand the past but also the present and, through them, think about the future. Results and discussion: The period studied was marked by the expansion of modern nursing in Brazil, through increasing the number of health services and schools of nursing, the change in the curriculum of these schools, by the creation of other professional categories, through the new representations of the profession and by changes in the identity and recognition of it in the country. These changes were stimulated by the presence of American nurses in the country through the activities developed by them through SESP and were marked by struggles for power and control between Brazilians and Americans regarding the conduct of the profession across the country. Conclusion: This study indicates the contribution of American nurses in the development of the Brazilian nursing and its consolidation in the period studied, through its appropriate scientific discourse and the strong influence and control exercised by them. However, the period and the discourses analyzed point out how the Brazilian Nursing resisted the influence of the American model trying, little by little, to appropriate the knowledge and discourses of nursing in that time, adapting it to the Brazilian reality and developing its own nursing identityBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFreitas, Genival Fernandes deBonini, Bárbara Barrionuevo2014-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-24112015-122931/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-24112015-122931Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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