Rememoração, identidade e tecnologias sociais: uma análise sociológica das narrativas de ex-internos de uma instituição para menores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Veridiana Domingos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-22092020-200439/
Resumo: As investigações aqui reunidas se encaixam no âmbito da Sociologia da Memória (mais amplamente Sociologia do Conhecimento). Para tal, partimos de uma abordagem relacional, processual e interpretativa-hemenêutica. Discutimos processos de rememoração e de formação identitária entre ex-internos de uma instituição para menores abandonados e em conito com lei. O estudo da memória e identidade, como fenômenos bio-psico-sociais imbricados, precisa levar as descobertas de outras áreas do conhecimento. Nesse sentido, diálogos com as Ciências Cognitivas e Filosoa da Mente foram aqui considerados. A tese se centra em três discussões principais. A primeira parte da tese retoma aspectos sociais, históricos e jurídicos acerca da institucionalização precoce, do abandono e do estigma. A segunda parte da tese se dedica a discutir questões ontológicas e epistemológicas da memória a m de propor uma síntese teórico-metodológica que possa analisar os processos mnemônico-identitários no curso temporal. Essa discussão considera condições contemporâneas acerca do impacto e papel de tecnologias sociais na sociabilidade e na produção de conhecimento. A dimensão micropolítica dos processos mnemônico-identitários é entendida a partir das dinâmicas de validação dentro da rede de ex-internos pesquisada. A terceira parte do trabalho faz uma análise de relatos e narrativas sobre o passado institucional de ex-internos que frequentaram uma unidade de internação no interior de São Paulo, entre as décadas de 1940 e 1990. Para tal, apresentamos uma análise processual, multidados e multimétodos (etnograa, netnograa, entrevista em profundidade, entrevista coletiva e análise de redes a partir da extração de dados textuais em redes sociais) a m de compreender como se dão os processos colaborativos de reconstrução do passado e de reconstrução de si no curso temporal e quais os sentidos atribuídos pelos ex-internos do longo do tempo. Vericamos uma política da memória que privilegiou a validação de certas versões sobre o passado em detrimento de outras. Com isso, vericamos o mútuo ajustamento de entendimentos sobre o passado comum organizados em narrativas biográcas que atendem a regimes emocionais especícos, marginalizando e silenciando, assim, entendimentos contraditórios aos validados na rede de ex-internos.
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A tese se centra em três discussões principais. A primeira parte da tese retoma aspectos sociais, históricos e jurídicos acerca da institucionalização precoce, do abandono e do estigma. A segunda parte da tese se dedica a discutir questões ontológicas e epistemológicas da memória a m de propor uma síntese teórico-metodológica que possa analisar os processos mnemônico-identitários no curso temporal. Essa discussão considera condições contemporâneas acerca do impacto e papel de tecnologias sociais na sociabilidade e na produção de conhecimento. A dimensão micropolítica dos processos mnemônico-identitários é entendida a partir das dinâmicas de validação dentro da rede de ex-internos pesquisada. A terceira parte do trabalho faz uma análise de relatos e narrativas sobre o passado institucional de ex-internos que frequentaram uma unidade de internação no interior de São Paulo, entre as décadas de 1940 e 1990. Para tal, apresentamos uma análise processual, multidados e multimétodos (etnograa, netnograa, entrevista em profundidade, entrevista coletiva e análise de redes a partir da extração de dados textuais em redes sociais) a m de compreender como se dão os processos colaborativos de reconstrução do passado e de reconstrução de si no curso temporal e quais os sentidos atribuídos pelos ex-internos do longo do tempo. Vericamos uma política da memória que privilegiou a validação de certas versões sobre o passado em detrimento de outras. Com isso, vericamos o mútuo ajustamento de entendimentos sobre o passado comum organizados em narrativas biográcas que atendem a regimes emocionais especícos, marginalizando e silenciando, assim, entendimentos contraditórios aos validados na rede de ex-internos.The research falls within the scope of Sociology of Memory (more broadly Sociology of Understanding). For that, we assume da relational, procedural, and interpretative approaches. We discussed processes of remembering and identity formation among former inmates of an institution for abandoned minors. Memory and identity are nested phenomena with biopsychosocial dimensions which have been studied among many areas. Thus, we also considered arguments from the Cognitive Sciences and Philosophy of Mind. The thesis focuses on three main discussions. The rst part of the thesis considers social, historical, and legal aspects of early institutionalization, abandonment, and stigma. The second part of the thesis focuses on ontological and epistemological issues of memory to propose a theoretical-methodological synthesis that enables us to understand mnemonic-identity processes over time. This discussion considers contemporary conditions regarding the impact and role of social technologies on sociability and knowledge production. The micropolitical dimension of mnemonic-identity processes of knowledge formation is approached by Sociology of Understanding. The third part of this work analyzes narratives on the institutional past of the former inmates who attended a governmental institution in the Brazilian countryside between the 1940s and 1990s. We carried out a procedural analysis, multi-data and multi-methods (ethnography, netnography, in-depth interview, extraction of textual data on social networks) in order to understand how collaborative mnemonic-identity processes play out over time emphasizing the ways some versions of the past are validated at the expense of others. With that, we veried that the mutual adjustments of understanding of past experiences are pushed to a coherent biographical narrative that attends specic emotional regimes. As a consequence, contradictory narratives to the ones validated by the network of former inmates are marginalized and silenced.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlvarez, Marcos CesarCordeiro, Veridiana Domingos2020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-22092020-200439/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-09-23T02:17:02Zoai:teses.usp.br:tde-22092020-200439Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-09-23T02:17:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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