Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Talita Rodrigues da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08022017-120924/
Resumo: No presente estudo buscamos analisar tempo, aspecto e modalidade (COMRIE, 1976, 1985; GIVÓN, 1995; MIRANDA, 2005), no dialeto Timbira conhecido como Pykobjê-Gavião (Tronco Macro-Jê, Família Jê). Inicialmente, discutimos as questões referentes aos pólos da linguística, focando em: (i) pólo formalista, (ii) pólo funcionalista e (iii) cognitivistas. Trouxemos, então, a temática da comunidade de fala, língua e uso(s). Abordamos a perspectiva da educação (FILHO, 2006; PATTO, 1996), refletindo sobre as políticas públicas, que envolvem alfabetização (OLIVEIRA, 2001) e letramento (TFOUNI, 2006), a partir de uma proposta crítica acerca da noção de identidade (RIBEIRO, 2006; RODRIGUES, 2006). Discutimos também o papel da sociocognição e empreendemos um exercício a partir do referencial teórico de Myers-Scotton (2002).
id USP_3d7f13039b7a3eb0fb050993ba678ac3
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08022017-120924
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussãoTense, aspect and modality in Pykobjê-Gavião (Timbira): a Linguistics studyAspectAspectoIdentidadeIdentityLinguísticaLinguisticsModalityModoTempoTenseTimbiraTimbiraNo presente estudo buscamos analisar tempo, aspecto e modalidade (COMRIE, 1976, 1985; GIVÓN, 1995; MIRANDA, 2005), no dialeto Timbira conhecido como Pykobjê-Gavião (Tronco Macro-Jê, Família Jê). Inicialmente, discutimos as questões referentes aos pólos da linguística, focando em: (i) pólo formalista, (ii) pólo funcionalista e (iii) cognitivistas. Trouxemos, então, a temática da comunidade de fala, língua e uso(s). Abordamos a perspectiva da educação (FILHO, 2006; PATTO, 1996), refletindo sobre as políticas públicas, que envolvem alfabetização (OLIVEIRA, 2001) e letramento (TFOUNI, 2006), a partir de uma proposta crítica acerca da noção de identidade (RIBEIRO, 2006; RODRIGUES, 2006). Discutimos também o papel da sociocognição e empreendemos um exercício a partir do referencial teórico de Myers-Scotton (2002).In this thesis, we have analised tense, aspect and modality (COMRIE, 1976, 1985; GIVÓN, 1995; MIRANDA, 2005), in one Timbiras dialect, known as Pykobjê-Gavião (Macro-Jê Branch, Jê Family). Initially, we have discussed the issues about the points of linguistics, focusing on: (i) formalists, (ii) functionalists and (iii) cognitive linguistics. We assumed then the theme of the speech community, language and its use(s). We approach the perspective of education (FILHO, 2006; PATTO, 1996), thinking about the public policy involving literacy (OLIVEIRA, 2001; TFOUNI, 2006), from a critical proposal about the critical perspective of identity (RIBEIRO , 2006; Rodrigues, 2006). We also have discussed about the role of sociocognition and made efforts for the theoretical framework of Myers-Scotton (2002).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmado, Rosane de SaSilva, Talita Rodrigues da2016-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08022017-120924/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-08022017-120924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussão
Tense, aspect and modality in Pykobjê-Gavião (Timbira): a Linguistics study
title Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussão
spellingShingle Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussão
Silva, Talita Rodrigues da
Aspect
Aspecto
Identidade
Identity
Linguística
Linguistics
Modality
Modo
Tempo
Tense
Timbira
Timbira
title_short Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussão
title_full Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussão
title_fullStr Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussão
title_full_unstemmed Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussão
title_sort Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussão
author Silva, Talita Rodrigues da
author_facet Silva, Talita Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amado, Rosane de Sa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Talita Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Aspect
Aspecto
Identidade
Identity
Linguística
Linguistics
Modality
Modo
Tempo
Tense
Timbira
Timbira
topic Aspect
Aspecto
Identidade
Identity
Linguística
Linguistics
Modality
Modo
Tempo
Tense
Timbira
Timbira
description No presente estudo buscamos analisar tempo, aspecto e modalidade (COMRIE, 1976, 1985; GIVÓN, 1995; MIRANDA, 2005), no dialeto Timbira conhecido como Pykobjê-Gavião (Tronco Macro-Jê, Família Jê). Inicialmente, discutimos as questões referentes aos pólos da linguística, focando em: (i) pólo formalista, (ii) pólo funcionalista e (iii) cognitivistas. Trouxemos, então, a temática da comunidade de fala, língua e uso(s). Abordamos a perspectiva da educação (FILHO, 2006; PATTO, 1996), refletindo sobre as políticas públicas, que envolvem alfabetização (OLIVEIRA, 2001) e letramento (TFOUNI, 2006), a partir de uma proposta crítica acerca da noção de identidade (RIBEIRO, 2006; RODRIGUES, 2006). Discutimos também o papel da sociocognição e empreendemos um exercício a partir do referencial teórico de Myers-Scotton (2002).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08022017-120924/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08022017-120924/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256792082415616