Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08022017-120924/ |
Resumo: | No presente estudo buscamos analisar tempo, aspecto e modalidade (COMRIE, 1976, 1985; GIVÓN, 1995; MIRANDA, 2005), no dialeto Timbira conhecido como Pykobjê-Gavião (Tronco Macro-Jê, Família Jê). Inicialmente, discutimos as questões referentes aos pólos da linguística, focando em: (i) pólo formalista, (ii) pólo funcionalista e (iii) cognitivistas. Trouxemos, então, a temática da comunidade de fala, língua e uso(s). Abordamos a perspectiva da educação (FILHO, 2006; PATTO, 1996), refletindo sobre as políticas públicas, que envolvem alfabetização (OLIVEIRA, 2001) e letramento (TFOUNI, 2006), a partir de uma proposta crítica acerca da noção de identidade (RIBEIRO, 2006; RODRIGUES, 2006). Discutimos também o papel da sociocognição e empreendemos um exercício a partir do referencial teórico de Myers-Scotton (2002). |
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Tempo, aspecto e modalidade em Pykobjê-Gavião (Timbira): a linguística em discussãoTense, aspect and modality in Pykobjê-Gavião (Timbira): a Linguistics studyAspectAspectoIdentidadeIdentityLinguísticaLinguisticsModalityModoTempoTenseTimbiraTimbiraNo presente estudo buscamos analisar tempo, aspecto e modalidade (COMRIE, 1976, 1985; GIVÓN, 1995; MIRANDA, 2005), no dialeto Timbira conhecido como Pykobjê-Gavião (Tronco Macro-Jê, Família Jê). Inicialmente, discutimos as questões referentes aos pólos da linguística, focando em: (i) pólo formalista, (ii) pólo funcionalista e (iii) cognitivistas. Trouxemos, então, a temática da comunidade de fala, língua e uso(s). Abordamos a perspectiva da educação (FILHO, 2006; PATTO, 1996), refletindo sobre as políticas públicas, que envolvem alfabetização (OLIVEIRA, 2001) e letramento (TFOUNI, 2006), a partir de uma proposta crítica acerca da noção de identidade (RIBEIRO, 2006; RODRIGUES, 2006). Discutimos também o papel da sociocognição e empreendemos um exercício a partir do referencial teórico de Myers-Scotton (2002).In this thesis, we have analised tense, aspect and modality (COMRIE, 1976, 1985; GIVÓN, 1995; MIRANDA, 2005), in one Timbiras dialect, known as Pykobjê-Gavião (Macro-Jê Branch, Jê Family). Initially, we have discussed the issues about the points of linguistics, focusing on: (i) formalists, (ii) functionalists and (iii) cognitive linguistics. We assumed then the theme of the speech community, language and its use(s). We approach the perspective of education (FILHO, 2006; PATTO, 1996), thinking about the public policy involving literacy (OLIVEIRA, 2001; TFOUNI, 2006), from a critical proposal about the critical perspective of identity (RIBEIRO , 2006; Rodrigues, 2006). We also have discussed about the role of sociocognition and made efforts for the theoretical framework of Myers-Scotton (2002).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAmado, Rosane de SaSilva, Talita Rodrigues da2016-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-08022017-120924/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-08022017-120924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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No presente estudo buscamos analisar tempo, aspecto e modalidade (COMRIE, 1976, 1985; GIVÓN, 1995; MIRANDA, 2005), no dialeto Timbira conhecido como Pykobjê-Gavião (Tronco Macro-Jê, Família Jê). Inicialmente, discutimos as questões referentes aos pólos da linguística, focando em: (i) pólo formalista, (ii) pólo funcionalista e (iii) cognitivistas. Trouxemos, então, a temática da comunidade de fala, língua e uso(s). Abordamos a perspectiva da educação (FILHO, 2006; PATTO, 1996), refletindo sobre as políticas públicas, que envolvem alfabetização (OLIVEIRA, 2001) e letramento (TFOUNI, 2006), a partir de uma proposta crítica acerca da noção de identidade (RIBEIRO, 2006; RODRIGUES, 2006). Discutimos também o papel da sociocognição e empreendemos um exercício a partir do referencial teórico de Myers-Scotton (2002). |
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