Gestão de passivos ambientais associados a escorregamentos em rodovias: contribuições ao cenário metodológico.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-02072024-104319/ |
Resumo: | As rodovias exercem considerável influência no desenvolvimento de um País, e no Brasil em particular. No entanto, a forma como foram implantadas e operadas acabaram trazendo sérios impactos negativos ao meio ambiente e conseqüentemente os órgãos rodoviários têm convivido com um número muito grande de passivos ambientais relacionados, principalmente, aos movimentos gravitacionais de massa. Esses processos se desenvolveram devido à insuficiência de estudos geológicos-geotécnicos na fase de projeto, aliados aos fatores construtivos e à falta de manutenção. Assim, importantes rodovias brasileiras apresentam muitos taludes afetados por escorregamentos de grande porte e os custos para recuperação têm sido extremamente elevados, sem contar os custos indiretos que não são considerados, como interdições das pistas e congestionamentos com deterioração de cargas e/ou atrasos nas entregas. Atualmente, embora de forma incipiente, o meio rodoviário vem utilizando as cartas geotécnicas como ferramenta no entendimento dos condicionantes do meio físico e na gestão ambiental das rodovias. Nota-se, entretanto, que a maioria dos estudos geotécnicos em rodovias ainda são executados com metodologias que tratam a questão de forma pontual enquanto que grande parte das obras rodoviárias atinge grandes dimensões, exigindo estudos mais abrangentes com metodologias desenvolvidas para regiões específicas (ABITANTE et al, 1998). Neste contexto,verificando-se a problemática dos passivos e danos ambientais associados a escorregamentos e a necessidade de técnicas para a gestão ambiental de rodovias, desenvolveu-se uma Sistemática para Gestão de Passivos e Danos Ambientais Associados a Escorregamentos, apoiada nos fundamentos da Cartografia Geotécnica, na abordagem da UNDRO (1991) para prevenção e redução de acidentes naturais e nos Instrumentos de Gestão Ambiental atualmente praticados. ) A avaliação dos resultados obtidos nas diferentes etapas da pesquisa permitiu concluir que o trabalho realizado à luz da Sistemática Proposta atingiu os objetivos estabelecidos. |
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Assim, importantes rodovias brasileiras apresentam muitos taludes afetados por escorregamentos de grande porte e os custos para recuperação têm sido extremamente elevados, sem contar os custos indiretos que não são considerados, como interdições das pistas e congestionamentos com deterioração de cargas e/ou atrasos nas entregas. Atualmente, embora de forma incipiente, o meio rodoviário vem utilizando as cartas geotécnicas como ferramenta no entendimento dos condicionantes do meio físico e na gestão ambiental das rodovias. Nota-se, entretanto, que a maioria dos estudos geotécnicos em rodovias ainda são executados com metodologias que tratam a questão de forma pontual enquanto que grande parte das obras rodoviárias atinge grandes dimensões, exigindo estudos mais abrangentes com metodologias desenvolvidas para regiões específicas (ABITANTE et al, 1998). Neste contexto,verificando-se a problemática dos passivos e danos ambientais associados a escorregamentos e a necessidade de técnicas para a gestão ambiental de rodovias, desenvolveu-se uma Sistemática para Gestão de Passivos e Danos Ambientais Associados a Escorregamentos, apoiada nos fundamentos da Cartografia Geotécnica, na abordagem da UNDRO (1991) para prevenção e redução de acidentes naturais e nos Instrumentos de Gestão Ambiental atualmente praticados. ) A avaliação dos resultados obtidos nas diferentes etapas da pesquisa permitiu concluir que o trabalho realizado à luz da Sistemática Proposta atingiu os objetivos estabelecidos.Highways perform a considerable influence on the development of a country and, in particular, in Brazil. However, the way in which they have been built and operated ended up bringing serious negative impacts to the environment and, as a consequence, road agencies have been dealing with a very high number of environmental dues related, mainly, to the gravitational mass movement processes. These processes occurred due to the lack of geological-geotechnical studies during the project phase, combined with building factors and lack of maintenance. Thus, some important Brazilian highways present many slopes affected by large landslides and the costs for rebuilding are extremely high, not to mention the indirect costs that are not considered, such as interdiction of lanes and traffic jams, that cause damage of loads and/or delay of deliveries. Nowadays, though in an incipient way, road agencies have been using the geotechnical cartography as a tool to understand the conditioners of the physical environment and in the environmental management of the roads. However, most of the geotechnical studies on roads are still done with methodologies that treat the subject in a punctual way, while many of the road constructions reach large dimensions, demanding more comprehensive studies, with methodologies developed for specific regions (ABITANTE et al, 1998). In such context, as the problem of the environmental dues and damages related to landslides and theneed for techniques of environmental road management were verified, a Landslide Related Environmental Dues and Damages Management System was developed, supported by the fundaments of the Geotechnical Cartography, under UNDRO`s (1991) approach for the prevention and reduction of natural disasters and on the Instruments of Environmental Management currently practiced. ) The evaluation of the results obtained in the several phases of the research led to the conclusion that the work done under the light of the Proposed System has reached the established objectives.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSoares, LindolfoGaribaldi, Célia Maria2004-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3134/tde-02072024-104319/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-02T13:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-02072024-104319Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-02T13:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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