Estudo de planejamento para o transporte marítimo de derivados do petróleo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-24102023-104318/ |
Resumo: | O presente trabalho aborda um estudo de planejamento de médio prazo para o transporte marítimo de derivados do petróleo, que abrange diversas configurações de viagens realizadas por navios petroleiros. Estas viagens contemplam o transporte de múltiplos produtos a partir de múltiplas origens para múltiplos destinos. Pretende-se avaliar, frente a demandas e ofertas agregadas que cobrem um período de um ano, como a solução medida em custo mínimo é influenciada pela escolha de configurações pré-estabelecidas de viagem. Foi feita uma pesquisa bibliográfica para encontrar subsídios para a resolução do problema, porém pouco se encontra quanto ao tema planejamento. No entanto, algumas referências abordam a composição de viagens, mostrando-se úteis para a pesquisa. Para a modelagem do problema, são utilizados modelos em programação linear inteira mista, responsáveis pela seleção de viagens que resultem no menor custo de transporte para o atendimento da demanda no período. Dada a dificuldade da obtenção de solução exata quando se consideram todas as viagens de uma determinada classe, as viagens candidatas para compor a solução são geradas a priori através de procedimentos heurísticos específicos. Partindo de uma versão simplificada do problema, foram sendo construídos modelos para versões mais complexas para fins de comparação de resultados. Tais modelos foram aplicados a um estudo de caso, sendo suas implementações computacionais realizadas na linguagem de altonível GAMS (Generic Algebraic Modelling System) - Sistema Geral de Modelagem Algébrica. Devido a complexidade do problema, a intenção não é de obter solução ótima e sim, soluções aproximadas que forneçam subsídios para tomada de decisões em planos de transporte. Assim, a técnica de modelagem desenvolvida mostra-se bastante adequada ao problema estudado, permitindo implantar planos de transporte viáveis. ) Além disto, os seus resultados servem de base para os estudos de programação de frota (ship scheduling), associados a horizontes de tempo mais curtos |
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Estudo de planejamento para o transporte marítimo de derivados do petróleo.Untitled in englishDerivados de petróleoMaritime transport (Planning)Petroleum productsTransporte marítimo (Planejamento)O presente trabalho aborda um estudo de planejamento de médio prazo para o transporte marítimo de derivados do petróleo, que abrange diversas configurações de viagens realizadas por navios petroleiros. Estas viagens contemplam o transporte de múltiplos produtos a partir de múltiplas origens para múltiplos destinos. Pretende-se avaliar, frente a demandas e ofertas agregadas que cobrem um período de um ano, como a solução medida em custo mínimo é influenciada pela escolha de configurações pré-estabelecidas de viagem. Foi feita uma pesquisa bibliográfica para encontrar subsídios para a resolução do problema, porém pouco se encontra quanto ao tema planejamento. No entanto, algumas referências abordam a composição de viagens, mostrando-se úteis para a pesquisa. Para a modelagem do problema, são utilizados modelos em programação linear inteira mista, responsáveis pela seleção de viagens que resultem no menor custo de transporte para o atendimento da demanda no período. Dada a dificuldade da obtenção de solução exata quando se consideram todas as viagens de uma determinada classe, as viagens candidatas para compor a solução são geradas a priori através de procedimentos heurísticos específicos. Partindo de uma versão simplificada do problema, foram sendo construídos modelos para versões mais complexas para fins de comparação de resultados. Tais modelos foram aplicados a um estudo de caso, sendo suas implementações computacionais realizadas na linguagem de altonível GAMS (Generic Algebraic Modelling System) - Sistema Geral de Modelagem Algébrica. Devido a complexidade do problema, a intenção não é de obter solução ótima e sim, soluções aproximadas que forneçam subsídios para tomada de decisões em planos de transporte. Assim, a técnica de modelagem desenvolvida mostra-se bastante adequada ao problema estudado, permitindo implantar planos de transporte viáveis. ) Além disto, os seus resultados servem de base para os estudos de programação de frota (ship scheduling), associados a horizontes de tempo mais curtosThis present work approaches a study of medium-term planning for petroleum byproducts shipping, which encloses several voyage configurations achieved by oil vessels. The transportation of multiple-products from multiple-origins to multiple-destinations is the scope of this work. It is intended to evaluate, with demands and supplies covering a one-year-period, as the solution measured in minimum cost is influenced by changing voyage configurations established beforehand. A bibliographical research was accomplished in order to find publications that could provide with subsidies for the problem resolution, but not much is found on medium-term planning. Nevertheless, some references approach voyage composition, revealing useful for the research. To model the problem, mixed integer programming is used. The models are responsible for selecting voyages that provide system with the minimum cost for attendance of the demand in the entire period. Once it is difficult to find optimum solution for the problem when all voyages of a kind are considered, candidate voyages to compose the solution are generated a priori through specific heuristic procedures. From a simplified vision of the problem, models more complexes have been built so that result comparisons can be done to one another. Such a models are applied in a case study and their implementations are made in the high level language GAMS - Generic Algebraic Modeling System. Due to complexity of the problem,it is not intended to obtain optimum solution, but sub optimum ones that help decision-making process in transport plans. Therefore, the developed modeling technique reveals adequate for the problem, allowing implanting feasible transport plans. Moreover, its results serve as basis for ship scheduling studies, which are related to shorter time periodsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrinati, Marco AntonioAlmeida, Daniel Amorim de2004-10-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-24102023-104318/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-24T12:51:03Zoai:teses.usp.br:tde-24102023-104318Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-24T12:51:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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