EMEF Presidente Campos Salles: um estudo de caso de uma experiência democrática e humanizada de combate à violência na escola e da escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-21032023-110225/ |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo geral: Analisar as duas grandes inovações, externas e internas, promovidas pela EMEF Presidente Campos Salles, respectivamente, em 1999, com a A Marcha pela Paz e a implementação do Projeto Político-Pedagógico, em 2005, para mostrar se foram capazes de combater a produção da violência na escola e da escola em seu cotidiano. A primeira inovação, analisada, foi promovida, coletivamente, pelos integrantes da escola, encabeçada pelo então diretor - grande humanista, com outras instituições das redondezas, por moradores e comerciantes de seu entorno. A caminhada anual, pelas ruas de Heliópolis, trouxe para a comunidade e para a escola: a Cultura da Paz. A segunda inovação, analisada, alterou a concepção educativa da instituição, até então, baseada no ensino liberal tradicional, por meio de um projeto considerado democrático e humanizador. Dele, surgiram decorrências gerais, que afetam a escola como um todo: os princípios da Escola da Ponte, de Portugal, de autonomia, responsabilidade e solidariedade; e a educação na cidadania. Quanto às decorrências específicas, seriam: a nova Metodologia de Ensino e as práticas pedagógicas da Comissão Mediadora de Estudantes. No tocante aos objetivos específicos, destacamos a proposta de mostrar as vivências na escola, a partir de tais decorrências. Nossa hipótese dedutiva é a seguinte: Se a EMEF Presidente Campos Salles, de fato, promoveu inovações democráticas e humanizadas, antes e depois de seu Projeto Político-Pedagógico, de 2005, capazes de combater a violência, externa ao seu espaço e interna em seu cotidiano, então o prognóstico atual é de que a escola não se exime de suas responsabilidades e se encontra comprometida, de maneira contínua, eficaz, democrática e humana, com o combate à violência na escola e da escola em seu cotidiano, principalmente por meio da Cultura da Paz, por sua Metodologia de Ensino e pelas práticas pedagógicas da Comissão Mediadora de Estudantes, que também soluciona os conflitos disruptivos e casos de violência, além de disponibilizar apoio emocional ao educando.. Adotamos a perspectiva teórica crítica, em Psicologia Escolar, com uma base epistemológica vinculada ao materialismo histórico dialético. Destacamos Maria Helena Souza Patto e Cintia Copit Freller, por meio de uma indignação comum às autoras sobre as mazelas educativas, tais como: preconceitos e humilhações impostas aos educandos pobres; pretos; indígenas e favelados, entre tantos. Isto é, a crítica ao quadro de desumanização em parcela das escolas públicas do País. Estendemos um braço para Paulo Reglus Neves Freire, que nos aponta para as competências do educador-libertador. Destacamos sua visão de mundo e a humanização, entre outros aspectos. O resultado da pesquisa mostrou que a Campos Salles, que conta, em sua maioria absoluta, com alunos moradores da favela de Heliópolis, combate a violência em seu cotidiano, de modo: contínuo, eficaz, democrático e humano. A partir do novo projeto, deixou de produzir violência, assumindo suas responsabilidades educativas, não culpabilizando o educando por suas eventuais expressões de descontentamento. De modo geral, ao final dos trabalhos, a hipótese foi integralmente corroborada. |
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EMEF Presidente Campos Salles: um estudo de caso de uma experiência democrática e humanizada de combate à violência na escola e da escolaEMEF President Campos Salles: a case study of a democratic and humanized experience of combating violence at school and from schoolDemocraciaDemocracyHumanizaçãoHumanizationMarch for PeaceMarcha pela PazPoliticalPedagogical ProjectProjeto Político-PedagógicoSchool violenceViolência escolarEsta tese tem como objetivo geral: Analisar as duas grandes inovações, externas e internas, promovidas pela EMEF Presidente Campos Salles, respectivamente, em 1999, com a A Marcha pela Paz e a implementação do Projeto Político-Pedagógico, em 2005, para mostrar se foram capazes de combater a produção da violência na escola e da escola em seu cotidiano. A primeira inovação, analisada, foi promovida, coletivamente, pelos integrantes da escola, encabeçada pelo então diretor - grande humanista, com outras instituições das redondezas, por moradores e comerciantes de seu entorno. A caminhada anual, pelas ruas de Heliópolis, trouxe para a comunidade e para a escola: a Cultura da Paz. A segunda inovação, analisada, alterou a concepção educativa da instituição, até então, baseada no ensino liberal tradicional, por meio de um projeto considerado democrático e humanizador. Dele, surgiram decorrências gerais, que afetam a escola como um todo: os princípios da Escola da Ponte, de Portugal, de autonomia, responsabilidade e solidariedade; e a educação na cidadania. Quanto às decorrências específicas, seriam: a nova Metodologia de Ensino e as práticas pedagógicas da Comissão Mediadora de Estudantes. No tocante aos objetivos específicos, destacamos a proposta de mostrar as vivências na escola, a partir de tais decorrências. Nossa hipótese dedutiva é a seguinte: Se a EMEF Presidente Campos Salles, de fato, promoveu inovações democráticas e humanizadas, antes e depois de seu Projeto Político-Pedagógico, de 2005, capazes de combater a violência, externa ao seu espaço e interna em seu cotidiano, então o prognóstico atual é de que a escola não se exime de suas responsabilidades e se encontra comprometida, de maneira contínua, eficaz, democrática e humana, com o combate à violência na escola e da escola em seu cotidiano, principalmente por meio da Cultura da Paz, por sua Metodologia de Ensino e pelas práticas pedagógicas da Comissão Mediadora de Estudantes, que também soluciona os conflitos disruptivos e casos de violência, além de disponibilizar apoio emocional ao educando.. Adotamos a perspectiva teórica crítica, em Psicologia Escolar, com uma base epistemológica vinculada ao materialismo histórico dialético. Destacamos Maria Helena Souza Patto e Cintia Copit Freller, por meio de uma indignação comum às autoras sobre as mazelas educativas, tais como: preconceitos e humilhações impostas aos educandos pobres; pretos; indígenas e favelados, entre tantos. Isto é, a crítica ao quadro de desumanização em parcela das escolas públicas do País. Estendemos um braço para Paulo Reglus Neves Freire, que nos aponta para as competências do educador-libertador. Destacamos sua visão de mundo e a humanização, entre outros aspectos. O resultado da pesquisa mostrou que a Campos Salles, que conta, em sua maioria absoluta, com alunos moradores da favela de Heliópolis, combate a violência em seu cotidiano, de modo: contínuo, eficaz, democrático e humano. A partir do novo projeto, deixou de produzir violência, assumindo suas responsabilidades educativas, não culpabilizando o educando por suas eventuais expressões de descontentamento. De modo geral, ao final dos trabalhos, a hipótese foi integralmente corroborada.This thesis has the general objective: To analyze the two great innovations, external and internal, promoted by EMEF \'President Campos Salles\', respectively, in 1999, with the \'March for Peace\' and the implementation of the \'Political-Pedagogical Project, in 2005, to show whether they were capable of combating the production of violence at school and from school in its daily life. The first innovation, analyzed, was promoted collectively by the members of the school, headed by the then director - a great humanist, with other institutions in the vicinity, by residents and traders from their surroundings. The annual walk, through the streets of Heliópolis, brought to the community and to the school: the Culture of Peace. The second innovation, which was analyzed, altered the educational conception of the institution, which until then had been based on traditional liberal teaching, through a project considered democratic and humanizing. From it, general consequences emerged, which affect the school as a whole: the principles of Escola da Ponte, in Portugal, of autonomy, responsibility and solidarity; and citizenship education. As for the specific consequences, they would be: the new Teaching Methodology and the pedagogical practices of the Student Mediator Commission. With regard to the specific objectives, we highlight the proposal to show experiences at school, based on such consequences. Our deductive hypothesis is the following: If the EMEF \'President Campos Salles\', in fact, promoted democratic and humanized innovations, before and after its Political-Pedagogical Project, of 2005, capable of combating violence, external to its space and internal in its daily life, then the current prognosis is that the school does not exempt itself from its responsibilities and is committed, in a continuous, effective, democratic and humane way, with the fight against violence at school and from the school in its daily life, mainly through the culture of peace, its Teaching Methodology and the pedagogical practices of the Student Mediator Commission, which it also solves disruptive conflicts and cases of violence, in addition to providing emotional support to the student. We adopted the critical theoretical perspective, in School Psychology, with an epistemological basis linked to dialectical historical materialism. We highlight Maria Helena Souza Patto and Cintia Copit Freller, through a common indignation to the authors about educational ills, such as: prejudices and humiliations imposed on poor students; black; indigenous and slum dwellers, among many. That is, the criticism of the dehumanization of public schools in the country. We extend an arm to Paulo Reglus Neves Freire, who points us to the skills of the educator-liberator. We highlight his worldview and humanization, among other aspects. The result of the research showed that Campos Salles, which has, in its absolute majority, students living in the slum of Heliópolis, fights violence in its daily life, in a continuous, effective, democratic and humane way. As of the new project, he stopped producing violence, assuming his educational responsibilities, not blaming the student for his eventual expressions of discontent. In general, at the end of the work, the hypothesis was fully supported.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSawaya, Sandra MariaNavarro, Sergio Aparecido2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-21032023-110225/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-03-21T18:48:33Zoai:teses.usp.br:tde-21032023-110225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-03-21T18:48:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Esta tese tem como objetivo geral: Analisar as duas grandes inovações, externas e internas, promovidas pela EMEF Presidente Campos Salles, respectivamente, em 1999, com a A Marcha pela Paz e a implementação do Projeto Político-Pedagógico, em 2005, para mostrar se foram capazes de combater a produção da violência na escola e da escola em seu cotidiano. A primeira inovação, analisada, foi promovida, coletivamente, pelos integrantes da escola, encabeçada pelo então diretor - grande humanista, com outras instituições das redondezas, por moradores e comerciantes de seu entorno. A caminhada anual, pelas ruas de Heliópolis, trouxe para a comunidade e para a escola: a Cultura da Paz. A segunda inovação, analisada, alterou a concepção educativa da instituição, até então, baseada no ensino liberal tradicional, por meio de um projeto considerado democrático e humanizador. Dele, surgiram decorrências gerais, que afetam a escola como um todo: os princípios da Escola da Ponte, de Portugal, de autonomia, responsabilidade e solidariedade; e a educação na cidadania. Quanto às decorrências específicas, seriam: a nova Metodologia de Ensino e as práticas pedagógicas da Comissão Mediadora de Estudantes. No tocante aos objetivos específicos, destacamos a proposta de mostrar as vivências na escola, a partir de tais decorrências. Nossa hipótese dedutiva é a seguinte: Se a EMEF Presidente Campos Salles, de fato, promoveu inovações democráticas e humanizadas, antes e depois de seu Projeto Político-Pedagógico, de 2005, capazes de combater a violência, externa ao seu espaço e interna em seu cotidiano, então o prognóstico atual é de que a escola não se exime de suas responsabilidades e se encontra comprometida, de maneira contínua, eficaz, democrática e humana, com o combate à violência na escola e da escola em seu cotidiano, principalmente por meio da Cultura da Paz, por sua Metodologia de Ensino e pelas práticas pedagógicas da Comissão Mediadora de Estudantes, que também soluciona os conflitos disruptivos e casos de violência, além de disponibilizar apoio emocional ao educando.. Adotamos a perspectiva teórica crítica, em Psicologia Escolar, com uma base epistemológica vinculada ao materialismo histórico dialético. Destacamos Maria Helena Souza Patto e Cintia Copit Freller, por meio de uma indignação comum às autoras sobre as mazelas educativas, tais como: preconceitos e humilhações impostas aos educandos pobres; pretos; indígenas e favelados, entre tantos. Isto é, a crítica ao quadro de desumanização em parcela das escolas públicas do País. Estendemos um braço para Paulo Reglus Neves Freire, que nos aponta para as competências do educador-libertador. Destacamos sua visão de mundo e a humanização, entre outros aspectos. O resultado da pesquisa mostrou que a Campos Salles, que conta, em sua maioria absoluta, com alunos moradores da favela de Heliópolis, combate a violência em seu cotidiano, de modo: contínuo, eficaz, democrático e humano. A partir do novo projeto, deixou de produzir violência, assumindo suas responsabilidades educativas, não culpabilizando o educando por suas eventuais expressões de descontentamento. De modo geral, ao final dos trabalhos, a hipótese foi integralmente corroborada. |
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