Entre o criar, o copiar e o comprar pronto: a criação de instituições de ensino e pesquisa para a consolidação da indústria aeronáutica brasileira (1945-1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nilda Nazaré Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-07072008-100907/
Resumo: A presente tese tem o objetivo de analisar o processo de consolidação da indústria aeronáutica brasileira a partir de três possibilidades de geração de tecnologia para produtos ou processos: o criar, o copiar e o comprar pronto. O \"criar\" significa aqui a opção de desenvolver tecnologias próprias, autóctones, geradas em instituições ou empresas do próprio país e utilizadas em projetos e programas próprios, que garantam, ou possam garantir soberania econômica, política, estratégica. Para o desenvolvimento desse tipo de tecnologia de produtos e/ou processos é fundamental formar pessoal, formar grupos que dêem sustentação aos processos. O \"criar\" também é influenciado por fatores relacionados aos interesses dos países mais ricos. O \"copiar\" envolve uma forma de produzir que o Brasil já tinha experimentado na indústria de construção aeronáutica, com o exemplo das fábricas de aviões criadas pelo governo, na primeira metade do século XX, que produziam \"sob licença\", mas é uma forma de produzir que o Brasil já experimentava também em outras indústrias que demandam alguma \"tecnologia\". Muitas vezes, \"copiar\" está associado às \"caixas pretas\", sendo que, nesse caso o país não é o dono da \"caixa preta\". Esse tipo de produção pode ser interessante para países que não almejam um real desenvolvimento tecnológico e que servem como base de produção por possuírem mão-de-obra barata, ou incentivos fiscais, ou matéria-prima abundante, ou todas as condições juntas. Finalmente o \"comprar pronto\", é sempre a opção mais rápida, mais imediata, aquela a ser tomada por qualquer país, instituição, empresa ou grupo que não pode esperar por nenhuma das anteriores. É também a opção que deixará o país, instituição, empresa ou grupo mais empobrecido, do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico. Pois estará adquirindo um \"produto\", seja ele um bem ou um processo do qual, uma vez cumprida sua função, seu tempo de uso, não restará nada. No caso específico da indústria aeronáutica, o objetivo é investigar e analisar a motivação, as propostas, as decisões, o planejamento, os encaminhamentos e os 12 resultados do projeto de reconstrução da indústria aeronáutica brasileira promovida por um grupo de militares da Aeronáutica, a partir da criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em 1950 e do Centro Técnico de Aeronáutica, em 1953. O termo \"reconstrução\" é utilizado porque a indústria de construção aeronáutica no Brasil é mais antiga do que esse projeto e, embora as iniciativas anteriores não tenham obtido o mesmo sucesso da EMBRAER, algumas delas já tinham sido incluídas em planejamentos de desenvolvimento nacional. Assim, nesta análise o sucesso da Empresa Brasileira de Aeronáutica, criada em 1969, pode ser compreendido dentro do projeto modernizador das Forças Armadas e da construção do projeto do Brasil Potência, o que justificaria os investimentos governamentais no financiamento da criação e manutenção da empresa, sem os quais sua viabilização e sucesso não seriam possíveis.
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Para o desenvolvimento desse tipo de tecnologia de produtos e/ou processos é fundamental formar pessoal, formar grupos que dêem sustentação aos processos. O \"criar\" também é influenciado por fatores relacionados aos interesses dos países mais ricos. O \"copiar\" envolve uma forma de produzir que o Brasil já tinha experimentado na indústria de construção aeronáutica, com o exemplo das fábricas de aviões criadas pelo governo, na primeira metade do século XX, que produziam \"sob licença\", mas é uma forma de produzir que o Brasil já experimentava também em outras indústrias que demandam alguma \"tecnologia\". Muitas vezes, \"copiar\" está associado às \"caixas pretas\", sendo que, nesse caso o país não é o dono da \"caixa preta\". Esse tipo de produção pode ser interessante para países que não almejam um real desenvolvimento tecnológico e que servem como base de produção por possuírem mão-de-obra barata, ou incentivos fiscais, ou matéria-prima abundante, ou todas as condições juntas. Finalmente o \"comprar pronto\", é sempre a opção mais rápida, mais imediata, aquela a ser tomada por qualquer país, instituição, empresa ou grupo que não pode esperar por nenhuma das anteriores. É também a opção que deixará o país, instituição, empresa ou grupo mais empobrecido, do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico. Pois estará adquirindo um \"produto\", seja ele um bem ou um processo do qual, uma vez cumprida sua função, seu tempo de uso, não restará nada. No caso específico da indústria aeronáutica, o objetivo é investigar e analisar a motivação, as propostas, as decisões, o planejamento, os encaminhamentos e os 12 resultados do projeto de reconstrução da indústria aeronáutica brasileira promovida por um grupo de militares da Aeronáutica, a partir da criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em 1950 e do Centro Técnico de Aeronáutica, em 1953. O termo \"reconstrução\" é utilizado porque a indústria de construção aeronáutica no Brasil é mais antiga do que esse projeto e, embora as iniciativas anteriores não tenham obtido o mesmo sucesso da EMBRAER, algumas delas já tinham sido incluídas em planejamentos de desenvolvimento nacional. Assim, nesta análise o sucesso da Empresa Brasileira de Aeronáutica, criada em 1969, pode ser compreendido dentro do projeto modernizador das Forças Armadas e da construção do projeto do Brasil Potência, o que justificaria os investimentos governamentais no financiamento da criação e manutenção da empresa, sem os quais sua viabilização e sucesso não seriam possíveis.The purpose of this thesis is to analyze the process of the Brazilian aeronautical industry consolidation out of three perspectives of generating technology for products or processes: creating, copying and buying readymade. \"Creating\" means the choice of developing proper technologies, and \"made in the country\" by national institutions or companies which are used in internal projects and programs that may ensure economic, political and strategic sovereignty. For the development of this type of product and/or process technology, the formation of appropriate personal is basic to create groups that give support for these processes. \"Creating\" is also influenced by factors related to the interests of the richest countries. \"Copying\" means a well-known formula of production that Brazil had already tried in the aeronautical industry construction. As an example, the industry of airplanes created by the government in the first half of the 20th century produced them \"under license\". In addition, it was a form of production that Brazil also tried in some other industries which demanded some \"technology\". Due to the lack of the scientific domain of the \"black boxes\", the countries that are not the technology owner have to bear the disadvantages of \"copying\". This type of production may be interesting for countries that do not have real technological development and serve only as a production base because of their low manpower cost, tax incentives, abundant raw material or all of them together. Finally, \"buying readymade\" is always the fastest and the most immediate choice that can be taken by any country, institution, company or group that cannot wait for any of the two previous perspectives. It is also the option that will contribute more rapidly for the technological impoverishment, considering that the institution acquires some \"product\", either a property or a process, and after its use, nothing of it will remain. In the specific case of the aeronautics industry, the aim is to investigate and to analyze 14 the motivation, the proposals, the decisions, the planning and the results of the reconstruction of Brazilian industry, implemented by an Air Force military group, after the creation of the Technological Institute of Aeronautics (ITA), in 1950 and the Aeroespace Technical Center (CTA), in 1953. The term \"reconstruction\" is employed because the Brazilian aeronautics industry in Brazil is older than this project and, although previous initiatives did not achieve the same success as EMBRAER, some of them had already been included in the national development program. From this point of view, the success of EMBRAER, created in 1969, can be included in the modernizing project of the Armed Forces and in the construction of a \"Brazilian Power\". This idea could justify the governmental investments in the creation and maintenance of an industry, without which its viability and success would not be possible.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos Filho, Gildo Magalhães dosOliveira, Nilda Nazaré Pereira2008-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-07072008-100907/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-07072008-100907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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