Gestão do  conhecimento em projetos: um estudo sobre conhecimentos relevantes, fatores influenciadores e práticas em organizações projetizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shinoda, Ana Carolina Messias
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07112012-195129/
Resumo: A Gestão do Conhecimento (GC) ainda é um desafio para muitas organizações. Em empresas projetizadas, em que a maior parte dos profissionais se dedica à atividade de projetos, há obstáculos adicionais a serem superados. Isso acontece, entre outros fatores, devido à própria natureza dos projetos, pois são exclusivos (dificultando a aprendizagem por repetição) e finitos (em geral não há mecanismos para integrar os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto em novos projetos). A partir desse contexto, o presente trabalho foi orientado pelo seguinte problema de pesquisa: \"como as organizações projetizadas realizam a gestão do conhecimento de seus projetos?\". Para responder a essa pergunta, foram analisados os conhecimentos relevantes para serem gerenciados, as práticas de GC utilizadas e os fatores influenciadores (facilitadores e dificultadores) presentes em três organizações: Escritório de Projetos do Banco Central, Cia de Talentos e PromonLogicalis. Além de projetizadas, essas organizações têm origem brasileira, oferecem serviços de consultoria (interna ou externa) e são referência em seus setores de atuação. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, possui uma abordagem qualitativa e utiliza o método de estudo de casos múltiplos. Foi desenhado um modelo conceitual para o levantamento das práticas organizacionais com base no foco das práticas (intra ou interprojetos) e nos processos de GC para os quais contribuem mais intensamente (recuperação, criação/aquisição, compartilhamento e armazenamento). Como resultados da pesquisa foram identificados 8 conhecimentos relevantes para serem gerenciados, 7 fatores influenciadores da Gestão do Conhecimento, 10 fatores facilitadores, 4 fatores dificultadores. Além disso, foram mapeadas diversas práticas de GC intra e interprojetos nas organizações pesquisadas. Como conclusões do estudo, percebeu-se que para que se realize uma boa Gestão do Conhecimento na organização, mais importante do que as práticas empregadas é a existência de um contexto facilitador, pois se o ambiente favorece a criação, compartilhamento, armazenamento e recuperação de conhecimentos, as mais diversas práticas são estruturadas para apoiar esses processos. Além disso, percebeu-se que não parecem existir as melhores práticas de GC, mas sim, as melhores práticas para cada contexto organizacional. Espera-se que este estudo adicione conhecimentos ao campo de Gestão do Conhecimento em Projetos (PKM - Project Knowledge Management) e contribua com estudos futuros sobre o tema.
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A partir desse contexto, o presente trabalho foi orientado pelo seguinte problema de pesquisa: \"como as organizações projetizadas realizam a gestão do conhecimento de seus projetos?\". Para responder a essa pergunta, foram analisados os conhecimentos relevantes para serem gerenciados, as práticas de GC utilizadas e os fatores influenciadores (facilitadores e dificultadores) presentes em três organizações: Escritório de Projetos do Banco Central, Cia de Talentos e PromonLogicalis. Além de projetizadas, essas organizações têm origem brasileira, oferecem serviços de consultoria (interna ou externa) e são referência em seus setores de atuação. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, possui uma abordagem qualitativa e utiliza o método de estudo de casos múltiplos. Foi desenhado um modelo conceitual para o levantamento das práticas organizacionais com base no foco das práticas (intra ou interprojetos) e nos processos de GC para os quais contribuem mais intensamente (recuperação, criação/aquisição, compartilhamento e armazenamento). Como resultados da pesquisa foram identificados 8 conhecimentos relevantes para serem gerenciados, 7 fatores influenciadores da Gestão do Conhecimento, 10 fatores facilitadores, 4 fatores dificultadores. Além disso, foram mapeadas diversas práticas de GC intra e interprojetos nas organizações pesquisadas. Como conclusões do estudo, percebeu-se que para que se realize uma boa Gestão do Conhecimento na organização, mais importante do que as práticas empregadas é a existência de um contexto facilitador, pois se o ambiente favorece a criação, compartilhamento, armazenamento e recuperação de conhecimentos, as mais diversas práticas são estruturadas para apoiar esses processos. Além disso, percebeu-se que não parecem existir as melhores práticas de GC, mas sim, as melhores práticas para cada contexto organizacional. Espera-se que este estudo adicione conhecimentos ao campo de Gestão do Conhecimento em Projetos (PKM - Project Knowledge Management) e contribua com estudos futuros sobre o tema.Knowledge Management (KM) remains a challenge for many organizations. In project-based companies, in which most professionals are dedicated to project activities, there are additional obstacles to overcome. This happens, among other factors, due to the very own nature of projects, because they are exclusive (making it difficult to learn by repetition) and finite (in general, there are no mechanisms to integrate the acquired knowledge throughout the project to new projects). From this context, the present study was guided by the following research question: \"how do project-oriented companies manage their project knowledge?\". In order to answer this question, the relevant knowledge to be managed was analyzed, the KM practices were identified and the influencing factors (facilitating and complicating factors) were raised in three project-based companies: Project Management Office from Banco Central, Cia de Talentos and PromonLogicalis. Besides being project-based, these organizations are from Brazil, offer consulting services (internal or external) and are references in their sectors. The research has an exploratory and descriptive nature, uses a qualitative approach and is based in multiple case studies. It was designed a conceptual model for the organizational practices identification based on the practices\' focus (intra and inter-project) and on the KM process that they contribute the most (retrieval, creation / acquisition, sharing and storage). This research identified 8 relevant knowledge to be managed, 7 influencing factors of knowledge management, 10 facilitating factors and 4 complicating factors. In addition, the intra and inter-project practices in the surveyed companies were mapped. As for conclusions to the study, it was realized that in order to make a good knowledge management in the organization, the existence of a facilitating context is more important than the practices employed, because if the environment favors the creation, sharing, storage and retrieval of knowledge, the most diverse practices are implemented to support these processes. Moreover, it was realized that that the best knowledge management practices seem not to exist, but instead the best practices for each organizational context. It is expected that this study can add knowledge to the field of PKM - Project Knowledge Management and that it may contribute to future studies on the subject.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMaximiano, Antonio Cesar AmaruShinoda, Ana Carolina Messias2012-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07112012-195129/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:34Zoai:teses.usp.br:tde-07112012-195129Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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