Discurso conspiratório online: sanção e veridicção nos fóruns de jogos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-29092021-200223/ |
Resumo: | A presente pesquisa busca lançar luz sobre as relações de usuários de fóruns digitais sobre jogos de videogame com o processo de sanção narrativa e veridicção discursiva. Para atingir tal objetivo, propõe-se inicialmente a análise, dentro dos moldes da semiótica greimasiana, dos dois objetos que compõem o ambiente de fórum: os jogos multijogador LOL e Overwatch, e um conjunto de fóruns utilizados pelos fãs de ambos os jogos. Além da análise individualizada dos elementos do corpus, esta pesquisa enfoca seu estudo também nas relações intertextuais (e hipertextuais) entre esses espaços, pois o sentido dos discursos construídos no espaço de fórum só pode ser compreendido quando se observa os contextos criados entre fórum e jogo. Após o levantamento das principais particularidades do sistema intertextual fórum-jogo, analisar-se-á em detalhes cada uma dessas particularidades: as regras que regem o universo fantasioso, a repetição memética, a preeminência do humor e a densidade da linguagem técnica dentro dos fóruns. A partir dos resultados de tais análises, a pesquisa observa como esses elementos se apresentam dentro do campo da sintaxe e da semântica discursivas, quando sua utilização ad nauseam acaba por se configurar como estratégia discursiva. Em posse dessas estratégias, almeja-se propor um projeto enunciativo, chamado de \"discurso conspiratório online\": discurso esse que busca uma inviabilização da sanção e utilização da mentira e do segredo como modelos veridictórios principais, impedindo que se julguem ou corrijam os discursos propostos. Argumenta-se por fim que tal estratégia possui laços com as fake news, e os discursos conspiratórios e intolerantes da extrema-direita em ascendência na última década. |
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Discurso conspiratório online: sanção e veridicção nos fóruns de jogosOnline conspiratorial speech: Sanction and Veridiction in game forumsElectronic gamesFantasia (gênero)Fantasy (genre)Fóruns DigitaisHipertextoHypertextJogos EletrônicosOnline forumsVeridicçãoVeridictionA presente pesquisa busca lançar luz sobre as relações de usuários de fóruns digitais sobre jogos de videogame com o processo de sanção narrativa e veridicção discursiva. Para atingir tal objetivo, propõe-se inicialmente a análise, dentro dos moldes da semiótica greimasiana, dos dois objetos que compõem o ambiente de fórum: os jogos multijogador LOL e Overwatch, e um conjunto de fóruns utilizados pelos fãs de ambos os jogos. Além da análise individualizada dos elementos do corpus, esta pesquisa enfoca seu estudo também nas relações intertextuais (e hipertextuais) entre esses espaços, pois o sentido dos discursos construídos no espaço de fórum só pode ser compreendido quando se observa os contextos criados entre fórum e jogo. Após o levantamento das principais particularidades do sistema intertextual fórum-jogo, analisar-se-á em detalhes cada uma dessas particularidades: as regras que regem o universo fantasioso, a repetição memética, a preeminência do humor e a densidade da linguagem técnica dentro dos fóruns. A partir dos resultados de tais análises, a pesquisa observa como esses elementos se apresentam dentro do campo da sintaxe e da semântica discursivas, quando sua utilização ad nauseam acaba por se configurar como estratégia discursiva. Em posse dessas estratégias, almeja-se propor um projeto enunciativo, chamado de \"discurso conspiratório online\": discurso esse que busca uma inviabilização da sanção e utilização da mentira e do segredo como modelos veridictórios principais, impedindo que se julguem ou corrijam os discursos propostos. Argumenta-se por fim que tal estratégia possui laços com as fake news, e os discursos conspiratórios e intolerantes da extrema-direita em ascendência na última década.This research sheds light upon the relations established between users in online game forums and the processes of narrative sanction and discursive veridiction. In order to achieve such goal, it is first proposed the analysis, within the scope of greimasian semiotics, of two objects that compose the forum environment: the multiplayer games LOL and Overwatch, and also a collection of forums in which players from both games interact. Besides the individual analysis of elements from the corpus, the study of intertextual (and hypertextual) relations between both spaces also comes into focus. Such an approach is justified by the understanding that the meaning of discourses - which are built inside the space of the forum - can only be understood by observing the contexts produced between the online forum and game. After surveying the main particularities of the intertextual system forum-game, these will be analyzed in detail: the rules that govern the fantasy universe, the memetic repetition, the prominence of humor and the density of technical language within the forums. From the results of such analysis, the research observes how these elements present themselves within the field of discursive syntax and semantics, since their recurrent use eventually becomes a discursive strategy itself. Once these elements are accounted for, it is then proposed an enunciative project, named \"online conspiratorial discourse\": it aims to make the sanction unviable, as to the use of the lie and the secret as main veridiction models, preventing that the proposed discourses are judged or corrected. The final argument of this research proposes that such strategy is related to de development of online fake news, and the intolerant and conspiratorial discourses from the far-right, a common occurrence since the last decade.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBeividas, WaldirReitano, Leonardo2021-05-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-29092021-200223/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-09-29T23:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-29092021-200223Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-09-29T23:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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