Operacionalização e resultados da aplicação do Core set resumido de 6 a 14 anos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens com paralisia cerebral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17160/tde-16102019-095358/ |
Resumo: | Objetivo: o objetivo deste trabalho foi o de descrever a aplicação do Core set resumido da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens com paralisia cerebral (CIFCJ-PC) em um grupo de pacientes entre 6 a 14 anos, através de um roteiro de avaliação estruturado, que operacionalizasse de forma prática a coleta de dados funcionais; além de demonstrar os resultados por meio de gráficos que facilitassem sua interpretação. Métodos: um manual de aplicação desenvolvido e constituído por perguntas estruturadas e instrumentos de avaliação da funcionalidade, contemplando todos as categorias da CIFCJ-PC para crianças e jovens na faixa etária de 6 a 14 anos foi utilizado como roteiro de avaliação para os pacientes com paralisia cerebral que frequentavam o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Os dados foram inseridos em bancos de dados e em planilhas do Excel. Foi realizada análise descritiva simples através do software Minitab e os resultados demonstrados em tabelas e gráficos. Resultados: foram avaliados 30 indivíduos; sendo 17 (56,6%) do sexo masculino, 18 (60%) frequentavam escola regular no ensino fundamental e metade tinha apresentação clínica topográfica da deficiência motora da paralisia cerebral na forma diplégica, distribuídos uniformemente em todos os graus do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa. O tempo médio de avaliação foi de 18 ± 4 minutos para cada indivíduo. Os problemas de funcionalidade mais frequentemente encontrados neste estudo foram os relacionados à capacidade de resolver problemas e de lidar com as rotinas do dia a dia. Os fatores ambientais relacionados a projetos arquitetônicos envolvendo acessibilidade, bem como as atitudes sociais das outras pessoas para com o indivíduo foram as barreiras mais comumente relatadas. Conclusão: Considerando a facilidade do manejo do manual de avaliação proposto neste estudo e o tempo médio razoável utilizado para sua conclusão, demonstramos que a CIFCJ-PC pode ter sua utilização facilitada na prática clínica. Sugerem-se novos estudos com o manual desenvolvido, em populações de diferentes realidades, para avaliar as propriedades psicométricas do instrumento |
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Operacionalização e resultados da aplicação do Core set resumido de 6 a 14 anos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para crianças e jovens com paralisia cerebralOperation and results of the brief Core set of the International Classification of Functioning, Disability and Health for children and youth with cerebral palsy aged 6 to 14 yearsAvaliação da funcionalidadeCerebral palsyCIF-CJCIF-CJCore setCore setEvaluation of functionalityEvaluation toolsFerramentas de avaliaçãoParalisia cerebralObjetivo: o objetivo deste trabalho foi o de descrever a aplicação do Core set resumido da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens com paralisia cerebral (CIFCJ-PC) em um grupo de pacientes entre 6 a 14 anos, através de um roteiro de avaliação estruturado, que operacionalizasse de forma prática a coleta de dados funcionais; além de demonstrar os resultados por meio de gráficos que facilitassem sua interpretação. Métodos: um manual de aplicação desenvolvido e constituído por perguntas estruturadas e instrumentos de avaliação da funcionalidade, contemplando todos as categorias da CIFCJ-PC para crianças e jovens na faixa etária de 6 a 14 anos foi utilizado como roteiro de avaliação para os pacientes com paralisia cerebral que frequentavam o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP. Os dados foram inseridos em bancos de dados e em planilhas do Excel. Foi realizada análise descritiva simples através do software Minitab e os resultados demonstrados em tabelas e gráficos. Resultados: foram avaliados 30 indivíduos; sendo 17 (56,6%) do sexo masculino, 18 (60%) frequentavam escola regular no ensino fundamental e metade tinha apresentação clínica topográfica da deficiência motora da paralisia cerebral na forma diplégica, distribuídos uniformemente em todos os graus do Sistema de Classificação da Função Motora Grossa. O tempo médio de avaliação foi de 18 ± 4 minutos para cada indivíduo. Os problemas de funcionalidade mais frequentemente encontrados neste estudo foram os relacionados à capacidade de resolver problemas e de lidar com as rotinas do dia a dia. Os fatores ambientais relacionados a projetos arquitetônicos envolvendo acessibilidade, bem como as atitudes sociais das outras pessoas para com o indivíduo foram as barreiras mais comumente relatadas. Conclusão: Considerando a facilidade do manejo do manual de avaliação proposto neste estudo e o tempo médio razoável utilizado para sua conclusão, demonstramos que a CIFCJ-PC pode ter sua utilização facilitada na prática clínica. Sugerem-se novos estudos com o manual desenvolvido, em populações de diferentes realidades, para avaliar as propriedades psicométricas do instrumentoObjective: the objective of this work was to describe the application of the Core Set of the International Classification of Functioning, Disability and Health for Children and Youth with Cerebral Palsy (CIFCJ-PC) in a group of patients aged 6 to 14 years, through a structured evaluation script, that operationalized the collection of functional data; besides demonstrating the results by means of graphs that facilitated their interpretation. Methods: na manual developed and constituted by structured questions and functional evaluation instruments, covering all categories of CIFCJ-PC for children and youth in the age group of 6 to 14 years was used as an evaluation guide for patients with cerebral palsy who attended the Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto - USP. The data was entered into Excel databases. Simple descriptive analysis was performed through Minitab software and the results demonstrated in tables and graphs. Results: 30 individuals were evaluated; 17 (56.6%) males, 18 (60,0%) attended regular school in elementary school and half had clinical topographical presentation of the motor deficiency of cerebral palsy in diplegic form, evenly distributed in all grades of the Gross Motor Function Classification System. The mean evaluation time was 18 ± 4 minutes for each individual. The functionality problems most frequently encountered in this study were related to the ability to solve problems and deal with daily routines. Environmental factors related to architectural designs involving accessibility as well as the social attitudes of other people towards the individual were the most commonly reported barriers. Conclusion: Considering the ease of handling the evaluation manual proposed in this study and the reasonable average time used for its conclusion, we have demonstrated that CIFCJ-PC can be used in clinical practice. We suggest new studies with the manual developed in populations of different realities to evaluate the psychometric properties of the instrumentBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRiberto, MarceloManganelli, André Luiz da Silva2019-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17160/tde-16102019-095358/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T22:37:02Zoai:teses.usp.br:tde-16102019-095358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T22:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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