\"Estado nutricional de alunos de 6 a 10 anos do ensino fundamental (1º e 2º ciclos) de escolas públicas municipais da zona urbana do município de Pinhão - PR\"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Priscilla Negrão de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-22122005-115816/
Resumo: A avaliação da situação nutricional de crianças na fase escolar é de suma importância para o diagnóstico de saúde e risco de doenças nessa faixa etária, uma vez que pode evitar morbidades no futuro. Nesse sentido, a presente pesquisa foi realizada com o objetivo de estimar a prevalência de alterações do estado nutricional de alunos do ensino fundamental (1.º e 2.º ciclos) em escolas públicas municipais da cidade de Pinhão – PR, com vista a contribuir para aumentar a cobertura dos sistemas de informação sobre a situação nutricional da população do município. Por cálculos estatísticos, foi definida a amostra em 400 alunos, para uma estimativa estatisticamente significativa. Esta foi estratificada, ou seja, 7 escolas foram investigadas com porcentagem proporcional ao número total de alunos de cada escola e os alunos de todas séries (1.ª a 4ª.) foram sorteados aleatoriamente e após essa seleção, foram pesados e medidos. O critério de exclusão foi: alunos fora da faixa etária definida, ou seja, inferior a 6 anos e superior a 10 anos de idade. Os métodos utilizados para avaliação do estado nutricional foram a medida de peso e estatura e dados relacionados à idade e sexo dos escolares. Posteriormente, foi realizada a classificação das crianças em eutróficas, em risco nutricional, baixo peso e com excesso de peso pelos percentis e escores Z de peso por estatura, peso por idade e estatura por idade. Foram avaliados 381 escolares regularmente matriculados no ensino fundamental, de 1.ª a 4.ª séries, da zona urbana do município de Pinhão – PR. Como resultados, o estudo demonstrou que a maior porcentagem de excesso de peso foi de 5,2% pelo critério de percentil e o de baixo peso foi de 3,9%, embora o risco nutricional em todas as avaliações foi alto (6,6 a 17,6%). A baixa altura para a idade ficou entre 9,2 e 10,2%. Como conclusão, o estudo evidencia o nanismo nutricional grave caracterizado pelas altas porcentagens de baixa altura para a idade encontradas como um dos fatores associados à subnutrição. Esses dados servem como subsídio para instrumentalizar ações com relação à situação nutricional da população do município, direcionando os serviços das secretarias de saúde e de educação a partirem para uma investigação ativa sobre a situação nutricional de sua população e não apenas dos usuários dos serviços públicos. Poderão também ser implementadas ações de promoção à saúde no ambiente escolar, utilizando-se da alimentação escolar, como medidas necessárias para melhorar este diagnóstico, bem como outras políticas públicas que favoreçam as famílias como cesta básica, bolsa escola e emprego, entre outras.
id USP_3ee49f5e4ba951a903e2ee27507a341f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22122005-115816
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling \"Estado nutricional de alunos de 6 a 10 anos do ensino fundamental (1º e 2º ciclos) de escolas públicas municipais da zona urbana do município de Pinhão - PR\"\"Nutritional statue of basic education students (1st and 2nd cycle) between 6 and 10 years old at municipal public schools in the urban area of Pinhão - PR.\"baixo pesochildrencriançasestado nutricionallow weightnutritional risknutritional staterisco nutricionalA avaliação da situação nutricional de crianças na fase escolar é de suma importância para o diagnóstico de saúde e risco de doenças nessa faixa etária, uma vez que pode evitar morbidades no futuro. Nesse sentido, a presente pesquisa foi realizada com o objetivo de estimar a prevalência de alterações do estado nutricional de alunos do ensino fundamental (1.º e 2.º ciclos) em escolas públicas municipais da cidade de Pinhão – PR, com vista a contribuir para aumentar a cobertura dos sistemas de informação sobre a situação nutricional da população do município. Por cálculos estatísticos, foi definida a amostra em 400 alunos, para uma estimativa estatisticamente significativa. Esta foi estratificada, ou seja, 7 escolas foram investigadas com porcentagem proporcional ao número total de alunos de cada escola e os alunos de todas séries (1.ª a 4ª.) foram sorteados aleatoriamente e após essa seleção, foram pesados e medidos. O critério de exclusão foi: alunos fora da faixa etária definida, ou seja, inferior a 6 anos e superior a 10 anos de idade. Os métodos utilizados para avaliação do estado nutricional foram a medida de peso e estatura e dados relacionados à idade e sexo dos escolares. Posteriormente, foi realizada a classificação das crianças em eutróficas, em risco nutricional, baixo peso e com excesso de peso pelos percentis e escores Z de peso por estatura, peso por idade e estatura por idade. Foram avaliados 381 escolares regularmente matriculados no ensino fundamental, de 1.ª a 4.ª séries, da zona urbana do município de Pinhão – PR. Como resultados, o estudo demonstrou que a maior porcentagem de excesso de peso foi de 5,2% pelo critério de percentil e o de baixo peso foi de 3,9%, embora o risco nutricional em todas as avaliações foi alto (6,6 a 17,6%). A baixa altura para a idade ficou entre 9,2 e 10,2%. Como conclusão, o estudo evidencia o nanismo nutricional grave caracterizado pelas altas porcentagens de baixa altura para a idade encontradas como um dos fatores associados à subnutrição. Esses dados servem como subsídio para instrumentalizar ações com relação à situação nutricional da população do município, direcionando os serviços das secretarias de saúde e de educação a partirem para uma investigação ativa sobre a situação nutricional de sua população e não apenas dos usuários dos serviços públicos. Poderão também ser implementadas ações de promoção à saúde no ambiente escolar, utilizando-se da alimentação escolar, como medidas necessárias para melhorar este diagnóstico, bem como outras políticas públicas que favoreçam as famílias como cesta básica, bolsa escola e emprego, entre outras.Evaluating the nutritional situation of school children is extremely important to diagnose health and disease risks in this age range, as it can avoid future morbidities. This study aimed to estimate the prevalence of nutritional alterations among basic education students (1st and 2nd cycle) at municipal public schools in Pinhão – PR, Brazil. The sample needed to obtain a statistically significant estimation was defined as 400 students. This group was stratified, that is, 7 schools were examined, using a percentage proportional to the total number of students at each school, and students from all levels (1st to 4th) were randomly selected, after which weight and height were determined. We chose age as the exclusion criteria, that is, students under 6 and over 10 years old were excluded. The nutritional state was evaluated by means of weight and stature measures and data related to age and gender. Next, we classified the children as eutrophic, at nutritional risk, low weight and overweight, in accordance with percentages and weight-for-length, weight-forage and length-for-age z-scores. We evaluated 381 students who were regularly enrolled in basic education (1st to 4th year) in the urban region of Pinhão – PR. The study demonstrated that, according to a percentile criterion, the highest level of overweight was 5.2%, against 3.9% for low weight, in spite of high nutritional risk scores in all evaluations (between 6.6 and 17.6%). Levels of low height for age ranged from 9.2 to 10.2%. In conclusion, the study discloses serious nutritional dwarfism, which is characterized by the high levels of low height for age we found, as one of the factors associated with undernutrition. These data provide support to take actions related to the municipal population’s nutritional situation, directing municipal health and education services to carry out an active research on the nutritional situation of the whole population instead of just public service users. School alimentation can be used to implement actions that promote health in school. These measures are needed to improve this diagnosis, as well as other public policies to help families, such as food packages, school benefits and employment, among others.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Rosane Pilot PessaMoura, Priscilla Negrão de2005-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-22122005-115816/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-22122005-115816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv \"Estado nutricional de alunos de 6 a 10 anos do ensino fundamental (1º e 2º ciclos) de escolas públicas municipais da zona urbana do município de Pinhão - PR\"
\"Nutritional statue of basic education students (1st and 2nd cycle) between 6 and 10 years old at municipal public schools in the urban area of Pinhão - PR.\"
title \"Estado nutricional de alunos de 6 a 10 anos do ensino fundamental (1º e 2º ciclos) de escolas públicas municipais da zona urbana do município de Pinhão - PR\"
spellingShingle \"Estado nutricional de alunos de 6 a 10 anos do ensino fundamental (1º e 2º ciclos) de escolas públicas municipais da zona urbana do município de Pinhão - PR\"
Moura, Priscilla Negrão de
baixo peso
children
crianças
estado nutricional
low weight
nutritional risk
nutritional state
risco nutricional
title_short \"Estado nutricional de alunos de 6 a 10 anos do ensino fundamental (1º e 2º ciclos) de escolas públicas municipais da zona urbana do município de Pinhão - PR\"
title_full \"Estado nutricional de alunos de 6 a 10 anos do ensino fundamental (1º e 2º ciclos) de escolas públicas municipais da zona urbana do município de Pinhão - PR\"
title_fullStr \"Estado nutricional de alunos de 6 a 10 anos do ensino fundamental (1º e 2º ciclos) de escolas públicas municipais da zona urbana do município de Pinhão - PR\"
title_full_unstemmed \"Estado nutricional de alunos de 6 a 10 anos do ensino fundamental (1º e 2º ciclos) de escolas públicas municipais da zona urbana do município de Pinhão - PR\"
title_sort \"Estado nutricional de alunos de 6 a 10 anos do ensino fundamental (1º e 2º ciclos) de escolas públicas municipais da zona urbana do município de Pinhão - PR\"
author Moura, Priscilla Negrão de
author_facet Moura, Priscilla Negrão de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Rosane Pilot Pessa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Priscilla Negrão de
dc.subject.por.fl_str_mv baixo peso
children
crianças
estado nutricional
low weight
nutritional risk
nutritional state
risco nutricional
topic baixo peso
children
crianças
estado nutricional
low weight
nutritional risk
nutritional state
risco nutricional
description A avaliação da situação nutricional de crianças na fase escolar é de suma importância para o diagnóstico de saúde e risco de doenças nessa faixa etária, uma vez que pode evitar morbidades no futuro. Nesse sentido, a presente pesquisa foi realizada com o objetivo de estimar a prevalência de alterações do estado nutricional de alunos do ensino fundamental (1.º e 2.º ciclos) em escolas públicas municipais da cidade de Pinhão – PR, com vista a contribuir para aumentar a cobertura dos sistemas de informação sobre a situação nutricional da população do município. Por cálculos estatísticos, foi definida a amostra em 400 alunos, para uma estimativa estatisticamente significativa. Esta foi estratificada, ou seja, 7 escolas foram investigadas com porcentagem proporcional ao número total de alunos de cada escola e os alunos de todas séries (1.ª a 4ª.) foram sorteados aleatoriamente e após essa seleção, foram pesados e medidos. O critério de exclusão foi: alunos fora da faixa etária definida, ou seja, inferior a 6 anos e superior a 10 anos de idade. Os métodos utilizados para avaliação do estado nutricional foram a medida de peso e estatura e dados relacionados à idade e sexo dos escolares. Posteriormente, foi realizada a classificação das crianças em eutróficas, em risco nutricional, baixo peso e com excesso de peso pelos percentis e escores Z de peso por estatura, peso por idade e estatura por idade. Foram avaliados 381 escolares regularmente matriculados no ensino fundamental, de 1.ª a 4.ª séries, da zona urbana do município de Pinhão – PR. Como resultados, o estudo demonstrou que a maior porcentagem de excesso de peso foi de 5,2% pelo critério de percentil e o de baixo peso foi de 3,9%, embora o risco nutricional em todas as avaliações foi alto (6,6 a 17,6%). A baixa altura para a idade ficou entre 9,2 e 10,2%. Como conclusão, o estudo evidencia o nanismo nutricional grave caracterizado pelas altas porcentagens de baixa altura para a idade encontradas como um dos fatores associados à subnutrição. Esses dados servem como subsídio para instrumentalizar ações com relação à situação nutricional da população do município, direcionando os serviços das secretarias de saúde e de educação a partirem para uma investigação ativa sobre a situação nutricional de sua população e não apenas dos usuários dos serviços públicos. Poderão também ser implementadas ações de promoção à saúde no ambiente escolar, utilizando-se da alimentação escolar, como medidas necessárias para melhorar este diagnóstico, bem como outras políticas públicas que favoreçam as famílias como cesta básica, bolsa escola e emprego, entre outras.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-22122005-115816/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-22122005-115816/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091001772408832