O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Del Castillo Pintos, Alina Isabel
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-04012018-162208/
Resumo: Esta tese almeja demonstrar que a prática do projeto e os modos cognitivos desdobrados nela podem contribuir de várias maneiras à pesquisa acadêmica em arquitetura. O projeto constitui o núcleo epistêmico da disciplina, aquilo que a define e identifica. A pesquisa em arquitetura, no entanto, se desenvolve fundamentalmente nas áreas histórico- crítica e tecnológica. A relação entre pesquisa e projeto é polêmica e sua articulação é ainda débil. A pesquisa em projetos é um campo em desenvolvimento. Neste trabalho, as causas desse atraso relativo são buscadas nos paradigmas epistemológicos subjacentes à estruturação das disciplinas e à formação das universidades. Ao mesmo tempo, encontram-se, nas abordagens emergentes do problema do conhecimento, novos olhares sobre as práticas e os conhecimentos incorporados à ação, que permitem repensar o projeto como produção de conhecimentos. A partir do estudo do modo de pensamento que se desdobra no processo do projeto e dos recursos cognitivos em jogo, são reconhecidos os seus potenciais específicos para a produção de conhecimentos e, portanto, as condições nas quais esses conhecimentos podem ser validados como contribuições para a pesquisa acadêmica. Finalmente, com a ideia de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa no campo, são propostas algumas sugestões para seu fortalecimento e alguns parâmetros para a sua avaliação e legitimação.
id USP_3efba8146fa84149edbd1b508d0192d2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04012018-162208
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticasThe role of the project in academic research in architecture: reflections from the practicesPrática do projetoProject practiceEsta tese almeja demonstrar que a prática do projeto e os modos cognitivos desdobrados nela podem contribuir de várias maneiras à pesquisa acadêmica em arquitetura. O projeto constitui o núcleo epistêmico da disciplina, aquilo que a define e identifica. A pesquisa em arquitetura, no entanto, se desenvolve fundamentalmente nas áreas histórico- crítica e tecnológica. A relação entre pesquisa e projeto é polêmica e sua articulação é ainda débil. A pesquisa em projetos é um campo em desenvolvimento. Neste trabalho, as causas desse atraso relativo são buscadas nos paradigmas epistemológicos subjacentes à estruturação das disciplinas e à formação das universidades. Ao mesmo tempo, encontram-se, nas abordagens emergentes do problema do conhecimento, novos olhares sobre as práticas e os conhecimentos incorporados à ação, que permitem repensar o projeto como produção de conhecimentos. A partir do estudo do modo de pensamento que se desdobra no processo do projeto e dos recursos cognitivos em jogo, são reconhecidos os seus potenciais específicos para a produção de conhecimentos e, portanto, as condições nas quais esses conhecimentos podem ser validados como contribuições para a pesquisa acadêmica. Finalmente, com a ideia de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa no campo, são propostas algumas sugestões para seu fortalecimento e alguns parâmetros para a sua avaliação e legitimação.This thesis aims to demonstrate that project practice and the cognitive modes deployed in it may contribute in several ways to academic research in architecture. Project is the epistemological core of architecture, the activity that defines and identifies it. It plays a fundamental role in the architect\'s formation and professional development. The project permeates all the working fields of the architect, as a way of relational thinking, multidimensional and complex. However, research in architecture has been mainly developed in the historical-critical and technological areas. The research in project is an emerging field in comparison to the production of knowledge in other areas and as such, it generates (causes) debate and controversy. This late arrival of the project to the academic research is explained in this paper, from the analysis of the epistemological paradigm which underlies the organization of knowledge in disciplinary fields and the academic structure of modern universities. Just as any professional practice, the project is in this system of ideas, only considered in its instrumental dimension as an application of knowledge generated in other fields. At the same time, new interpretations related to the value of the practices and the knowledge incorporated in the practical field are recognized in the emerging epistemological approaches, creating the opportunity of rethinking the project as a way of production of knowledge. Taking the study of the way of thinking and the cognitive resources involved in the project process as a starting point, its potential to the production of knowledge concerning architecture problems and the adequacy of the habitat in general are identified. Based on an extensive case study, from investigations to project exploration, the diverse ways in which this knowledge generated in the practice of the project can help in the academic research in architecture are analyzed. Finally, some strategies to promote the development of research in this field are proposed while evaluation criteria for the investigation projects works are drawn up. These criteria take into consideration the specificities of the discipline and the originality requirements simultaneously, precision and communicability that are essential for the academic knowledge to be accumulative.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPerrone, Rafael Antonio CunhaDel Castillo Pintos, Alina Isabel2017-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-04012018-162208/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-04-10T00:06:19Zoai:teses.usp.br:tde-04012018-162208Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-04-10T00:06:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticas
The role of the project in academic research in architecture: reflections from the practices
title O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticas
spellingShingle O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticas
Del Castillo Pintos, Alina Isabel
Prática do projeto
Project practice
title_short O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticas
title_full O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticas
title_fullStr O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticas
title_full_unstemmed O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticas
title_sort O papel do projeto na pesquisa acadêmica em arquitetura: reflexões a partir das práticas
author Del Castillo Pintos, Alina Isabel
author_facet Del Castillo Pintos, Alina Isabel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Perrone, Rafael Antonio Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Del Castillo Pintos, Alina Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Prática do projeto
Project practice
topic Prática do projeto
Project practice
description Esta tese almeja demonstrar que a prática do projeto e os modos cognitivos desdobrados nela podem contribuir de várias maneiras à pesquisa acadêmica em arquitetura. O projeto constitui o núcleo epistêmico da disciplina, aquilo que a define e identifica. A pesquisa em arquitetura, no entanto, se desenvolve fundamentalmente nas áreas histórico- crítica e tecnológica. A relação entre pesquisa e projeto é polêmica e sua articulação é ainda débil. A pesquisa em projetos é um campo em desenvolvimento. Neste trabalho, as causas desse atraso relativo são buscadas nos paradigmas epistemológicos subjacentes à estruturação das disciplinas e à formação das universidades. Ao mesmo tempo, encontram-se, nas abordagens emergentes do problema do conhecimento, novos olhares sobre as práticas e os conhecimentos incorporados à ação, que permitem repensar o projeto como produção de conhecimentos. A partir do estudo do modo de pensamento que se desdobra no processo do projeto e dos recursos cognitivos em jogo, são reconhecidos os seus potenciais específicos para a produção de conhecimentos e, portanto, as condições nas quais esses conhecimentos podem ser validados como contribuições para a pesquisa acadêmica. Finalmente, com a ideia de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa no campo, são propostas algumas sugestões para seu fortalecimento e alguns parâmetros para a sua avaliação e legitimação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-04012018-162208/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-04012018-162208/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090359011049472