A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rafael da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-161202/
Resumo: Este trabalho investigou a relação entre o Estado e as escolas ameríndias do Território Indígena Rio Silveiras, em Bertioga - SP. Através de pesquisa etnográfica e qualitativa, o objetivo principal era entender como a legislação educacional concernente às escolas ameríndias se dava em uma escola guarani, suas formas de apoio, controle, tensão e relacionamento. Entre as principais conclusões obtidas neste trabalho, ressaltasse a disparidade entre o que é proposto pelo arcabouço jurídico e aquilo que efetivamente é oferecido e controlado pelo Estado, bem como as diversas visões ameríndias sobre a escola, seus objetivos e sua função na luta pela terra.
id USP_3f09632e000206e38d15041621716741
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-04122019-161202
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio SilveirasLaw, norm and practice: amerindian public policy and education in the Guarani territory of the Rio SilveirasEducaçãoEducação indígenaEducationEthnographyEtnografiaIndigenous educationEste trabalho investigou a relação entre o Estado e as escolas ameríndias do Território Indígena Rio Silveiras, em Bertioga - SP. Através de pesquisa etnográfica e qualitativa, o objetivo principal era entender como a legislação educacional concernente às escolas ameríndias se dava em uma escola guarani, suas formas de apoio, controle, tensão e relacionamento. Entre as principais conclusões obtidas neste trabalho, ressaltasse a disparidade entre o que é proposto pelo arcabouço jurídico e aquilo que efetivamente é oferecido e controlado pelo Estado, bem como as diversas visões ameríndias sobre a escola, seus objetivos e sua função na luta pela terra.This work investigated the relation between the State and the indigenous schools from the Rio Silveiras Indigenous Territory, in São Paulo - Bertioga. Through na ethnographic and qualitative research, the main objective was to understand how the educational legislation conceming to the indigenous schools occurs on a guarani school, it\'s ways of support, control, tension and relations. Among the major conclusions of this work, stands out the disparity between what is proposed by the legislation and what is effectively offer and controlled by the State, as well the different indigenous visions about the school, its objectives and their function on the fight for land.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Doris Accioly eLopes, Rafael da Silva2017-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-161202/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-05T15:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-04122019-161202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-05T15:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras
Law, norm and practice: amerindian public policy and education in the Guarani territory of the Rio Silveiras
title A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras
spellingShingle A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras
Lopes, Rafael da Silva
Educação
Educação indígena
Education
Ethnography
Etnografia
Indigenous education
title_short A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras
title_full A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras
title_fullStr A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras
title_full_unstemmed A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras
title_sort A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras
author Lopes, Rafael da Silva
author_facet Lopes, Rafael da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Doris Accioly e
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rafael da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação indígena
Education
Ethnography
Etnografia
Indigenous education
topic Educação
Educação indígena
Education
Ethnography
Etnografia
Indigenous education
description Este trabalho investigou a relação entre o Estado e as escolas ameríndias do Território Indígena Rio Silveiras, em Bertioga - SP. Através de pesquisa etnográfica e qualitativa, o objetivo principal era entender como a legislação educacional concernente às escolas ameríndias se dava em uma escola guarani, suas formas de apoio, controle, tensão e relacionamento. Entre as principais conclusões obtidas neste trabalho, ressaltasse a disparidade entre o que é proposto pelo arcabouço jurídico e aquilo que efetivamente é oferecido e controlado pelo Estado, bem como as diversas visões ameríndias sobre a escola, seus objetivos e sua função na luta pela terra.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-161202/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-161202/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256679317504000