A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-161202/ |
Resumo: | Este trabalho investigou a relação entre o Estado e as escolas ameríndias do Território Indígena Rio Silveiras, em Bertioga - SP. Através de pesquisa etnográfica e qualitativa, o objetivo principal era entender como a legislação educacional concernente às escolas ameríndias se dava em uma escola guarani, suas formas de apoio, controle, tensão e relacionamento. Entre as principais conclusões obtidas neste trabalho, ressaltasse a disparidade entre o que é proposto pelo arcabouço jurídico e aquilo que efetivamente é oferecido e controlado pelo Estado, bem como as diversas visões ameríndias sobre a escola, seus objetivos e sua função na luta pela terra. |
id |
USP_3f09632e000206e38d15041621716741 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-04122019-161202 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio SilveirasLaw, norm and practice: amerindian public policy and education in the Guarani territory of the Rio SilveirasEducaçãoEducação indígenaEducationEthnographyEtnografiaIndigenous educationEste trabalho investigou a relação entre o Estado e as escolas ameríndias do Território Indígena Rio Silveiras, em Bertioga - SP. Através de pesquisa etnográfica e qualitativa, o objetivo principal era entender como a legislação educacional concernente às escolas ameríndias se dava em uma escola guarani, suas formas de apoio, controle, tensão e relacionamento. Entre as principais conclusões obtidas neste trabalho, ressaltasse a disparidade entre o que é proposto pelo arcabouço jurídico e aquilo que efetivamente é oferecido e controlado pelo Estado, bem como as diversas visões ameríndias sobre a escola, seus objetivos e sua função na luta pela terra.This work investigated the relation between the State and the indigenous schools from the Rio Silveiras Indigenous Territory, in São Paulo - Bertioga. Through na ethnographic and qualitative research, the main objective was to understand how the educational legislation conceming to the indigenous schools occurs on a guarani school, it\'s ways of support, control, tension and relations. Among the major conclusions of this work, stands out the disparity between what is proposed by the legislation and what is effectively offer and controlled by the State, as well the different indigenous visions about the school, its objectives and their function on the fight for land.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Doris Accioly eLopes, Rafael da Silva2017-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-161202/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-05T15:49:02Zoai:teses.usp.br:tde-04122019-161202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-05T15:49:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras Law, norm and practice: amerindian public policy and education in the Guarani territory of the Rio Silveiras |
title |
A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras |
spellingShingle |
A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras Lopes, Rafael da Silva Educação Educação indígena Education Ethnography Etnografia Indigenous education |
title_short |
A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras |
title_full |
A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras |
title_fullStr |
A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras |
title_full_unstemmed |
A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras |
title_sort |
A lei, a norma e a prática: políticas públicas e educação ameríndia no território guarani do Rio Silveiras |
author |
Lopes, Rafael da Silva |
author_facet |
Lopes, Rafael da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Doris Accioly e |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Rafael da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação indígena Education Ethnography Etnografia Indigenous education |
topic |
Educação Educação indígena Education Ethnography Etnografia Indigenous education |
description |
Este trabalho investigou a relação entre o Estado e as escolas ameríndias do Território Indígena Rio Silveiras, em Bertioga - SP. Através de pesquisa etnográfica e qualitativa, o objetivo principal era entender como a legislação educacional concernente às escolas ameríndias se dava em uma escola guarani, suas formas de apoio, controle, tensão e relacionamento. Entre as principais conclusões obtidas neste trabalho, ressaltasse a disparidade entre o que é proposto pelo arcabouço jurídico e aquilo que efetivamente é oferecido e controlado pelo Estado, bem como as diversas visões ameríndias sobre a escola, seus objetivos e sua função na luta pela terra. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-161202/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04122019-161202/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256679317504000 |