Mordenismo e tradição: a dialética em jogo na Prole do Bebê nº 2 de Villa-Lobos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nery Filho, Walter
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-01062017-095631/
Resumo: A presente tese de doutoramento é uma continuação do nosso trabalho de mestrado finalizado em 2012 e dá sequência à análise do ciclo de nove peças para piano Prole do Bebê No 2, composto por Villa-Lobos em 1921. No mestrado foram investigadas três peças: A Baratinha de Papel, O Gatinho de Papelão e O Passarinho de Pano. Para a tese, voltamos a atenção para as demais obras: O Camundongo de Massa, O Cachorrinho de Borracha, O Cavalinho de Pau, O Boizinho de Chumbo, O Ursozinho de Algodão e o Lobozinho de Vidro. Concebido por um compositor orientado pela necessidade de revogar as amarras da música vigente no Rio de Janeiro do início do século XX, tributária a uma estética europeia que aprisionava o discurso musical, o ciclo é resultado de um processo dialético prefigurado na confluência de forças manifestas na tradição expressa no cancioneiro nacional e no modernismo de matiz primitivista que aflorava como movimento cultural no país. Por conta da considerável complexidade do conteúdo musical bem como por afinidade à nossa dissertação de mestrado, adotamos uma estratégia de análise ponto-a-ponto com o intuito de descrever e diagnosticar a totalidade os eventos, assim vislumbrando a possibilidade de integração de cada segmento à macroestrutura da obra à qual se vincula e, por conseguinte, de avaliação do projeto compositivo do ciclo como um todo. Essa escolha demandou o uso de múltiplas ferramentas e estratégias de análise sendo que algumas serão detalhadas no primeiro capítulo da tese: teoria dos conjuntos, teoria neorriemanniana, relações de superfície (intervalos, motivos e contornos melódicos), relações de simetria, análise fraseológica e uma avaliação das interações entre teclas pretas e brancas do piano. Ao final, concluímos tratar-se de um conjunto idealizado a partir de elementos e melodias da tradição musical brasileira elaborados por meio de estratégias de composição características do pós-tonalismo, uma combinação de procedimentos que produziu um repertório extremamente particular e expressivo, alinhando Villa-Lobos e sua música com o projeto modernista europeu protagonizado por personalidades como Igor Stravinsky e Béla Bartók.
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Concebido por um compositor orientado pela necessidade de revogar as amarras da música vigente no Rio de Janeiro do início do século XX, tributária a uma estética europeia que aprisionava o discurso musical, o ciclo é resultado de um processo dialético prefigurado na confluência de forças manifestas na tradição expressa no cancioneiro nacional e no modernismo de matiz primitivista que aflorava como movimento cultural no país. Por conta da considerável complexidade do conteúdo musical bem como por afinidade à nossa dissertação de mestrado, adotamos uma estratégia de análise ponto-a-ponto com o intuito de descrever e diagnosticar a totalidade os eventos, assim vislumbrando a possibilidade de integração de cada segmento à macroestrutura da obra à qual se vincula e, por conseguinte, de avaliação do projeto compositivo do ciclo como um todo. Essa escolha demandou o uso de múltiplas ferramentas e estratégias de análise sendo que algumas serão detalhadas no primeiro capítulo da tese: teoria dos conjuntos, teoria neorriemanniana, relações de superfície (intervalos, motivos e contornos melódicos), relações de simetria, análise fraseológica e uma avaliação das interações entre teclas pretas e brancas do piano. Ao final, concluímos tratar-se de um conjunto idealizado a partir de elementos e melodias da tradição musical brasileira elaborados por meio de estratégias de composição características do pós-tonalismo, uma combinação de procedimentos que produziu um repertório extremamente particular e expressivo, alinhando Villa-Lobos e sua música com o projeto modernista europeu protagonizado por personalidades como Igor Stravinsky e Béla Bartók.This PhD thesis is a continuation of our master\'s work completed in 2012 and proceed to the analysis of the nine-piece piano cycle Prole do Bebê No 2, composed by Villa-Lobos in 1921. During the master\'s, three pieces were analyzed: A Baratinha de Papel, O Gatinho de Papelão e O Passarinho de Pano. For this thesis we focused on the remaining six: O Camundongo de Massa, O Cachorrinho de Borracha, O Cavalinho de Pau, O Boizinho de Chumbo, O Ursozinho de Algodão e O Lobozinho de Vidro. The cycle is the musical product of a composer oriented by the need to revoke the constraints of music at the beginning of the 20th century in Rio de Janeiro, tributary to a European aesthetic that imprisoned the musical discourse. From a different point of view, the cycle is the result of a dialectical process foreshadowed in the confluence of manifest forces between the national music tradition and the primitivist modernism that emerged as a cultural movement in the country. Due to the considerable complexity of the musical content as well as affinity to our master\'s thesis, we adopted a point-by-point analysis strategy. The purpose is to fully describe and diagnose all musical events thus visualizing the possibility of integration of each segment to the macrostructure of the work to which it is indexed and, therefore, the evaluation of the compositional project as a whole. This choice required the use of multiple tools and analytical strategies, some of which will be detailed in the first chapter of the thesis: Set Theory, Neo- Riemannian Theory, surface relations (intervals, motifs and melodic contour), symmetry relations, musical phrasing analysis and an evaluation of the interaction between black and white piano keys. At the end, we conclude that it is a set of pieces based on elements and melodies of the Brazilian musical tradition elaborated through compositional strategies characteristic of post-tonalism. A special combination of procedures that produced an extremely particular and expressive repertoire, aligning Villa-Lobos and his music with the European modernist project represented by personalities as Igor Stravinsky and Béla Bartók.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSalles, Paulo de Tarso Camargo CambraiaNery Filho, Walter2017-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-01062017-095631/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-05T21:23:42Zoai:teses.usp.br:tde-01062017-095631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-05T21:23:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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