Representações e sentidos sobre a revelação do diagnóstico da tuberculose: relações com adesão ou não adesão ao tratamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Roberta Andrea de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-10072012-140717/
Resumo: Pesquisa descritiva e qualiquantitativa que resgatou representações sociais de profissionais de saúde e pacientes referentes ao modo de comunicação do diagnóstico da tuberculose e adesão ao tratamento. O trabalho buscou analisar o conteúdo discursivo baseado nas discussões sobre Conscientização desenvolvidas por Paulo Freire. Realizou-se entrevista semi-estruturada com 39 profissionais envolvidos com a entrevista inicial de diagnóstico e 34 pacientes adultos em tratamento da tuberculose em 22 unidades de saúde da região Sul/São Paulo. Questionados sobre a entrevista inicial de diagnóstico, os pacientes entendem este momento de modo amplo, para além da consulta onde receberam a notícia oficial. Entretanto, para profissionais, o momento da notícia é bem delimitado e revela que o diagnóstico possui um caráter tecnológico. Questionados sobre o modo de dar a notícia de sorte a incentivar o paciente a se tratar, uma das categorias expressadas pelos pacientes traz a importância de se discutir tudo aquilo que envolve a doença, contexto e vida do paciente. Em contrapartida, profissionais se importam com o conteúdo a ser informado, mantendo o caráter tecnológico da informação. Questionados sobre os modos de dar a notícia que podem desmotivar o paciente a se tratar, pacientes e profissionais trazem a importância do entendimento do tratamento (aspecto cognitivo) e do respeito e vínculo (aspecto psíquico ou afetivo) para não haver desistência. Com relação ao tratamento parecer complicado quando explicado durante a notícia (aspecto comportamental) pacientes e profissionais discordam desta opção. Algumas ideias centrais destes dois grupos concordam que o tratamento é complicado e isso pode fazer o paciente desistir. Segundo Paulo Freire, toda ação educativa deve ser precedida de reflexão sobre o homem e o meio de vida para que não se torne pré-fabricada e inoperante. Por isso ampliar as discussões sobre o que envolve a doença, contexto e vida do paciente pode contribuir para um entendimento mais completo da situação. Apesar do tratamento da tuberculose ser complicado e, portanto, desmotivante, promover o entendimento do paciente, respeitá-lo e construir um vínculo podem contribuir para a adesão, na visão de pacientes e de profissionais de saúde
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spelling Representações e sentidos sobre a revelação do diagnóstico da tuberculose: relações com adesão ou não adesão ao tratamentoRepresentations and meanings about diagnosis revelation of tuberculosis: relations with adherence or non adherence to treatmentAdesão à MedicaçãoMedication AdherenceRevelação da VerdadeTruth DisclosureTuberculoseTuberculosisPesquisa descritiva e qualiquantitativa que resgatou representações sociais de profissionais de saúde e pacientes referentes ao modo de comunicação do diagnóstico da tuberculose e adesão ao tratamento. O trabalho buscou analisar o conteúdo discursivo baseado nas discussões sobre Conscientização desenvolvidas por Paulo Freire. Realizou-se entrevista semi-estruturada com 39 profissionais envolvidos com a entrevista inicial de diagnóstico e 34 pacientes adultos em tratamento da tuberculose em 22 unidades de saúde da região Sul/São Paulo. Questionados sobre a entrevista inicial de diagnóstico, os pacientes entendem este momento de modo amplo, para além da consulta onde receberam a notícia oficial. Entretanto, para profissionais, o momento da notícia é bem delimitado e revela que o diagnóstico possui um caráter tecnológico. Questionados sobre o modo de dar a notícia de sorte a incentivar o paciente a se tratar, uma das categorias expressadas pelos pacientes traz a importância de se discutir tudo aquilo que envolve a doença, contexto e vida do paciente. Em contrapartida, profissionais se importam com o conteúdo a ser informado, mantendo o caráter tecnológico da informação. Questionados sobre os modos de dar a notícia que podem desmotivar o paciente a se tratar, pacientes e profissionais trazem a importância do entendimento do tratamento (aspecto cognitivo) e do respeito e vínculo (aspecto psíquico ou afetivo) para não haver desistência. Com relação ao tratamento parecer complicado quando explicado durante a notícia (aspecto comportamental) pacientes e profissionais discordam desta opção. Algumas ideias centrais destes dois grupos concordam que o tratamento é complicado e isso pode fazer o paciente desistir. Segundo Paulo Freire, toda ação educativa deve ser precedida de reflexão sobre o homem e o meio de vida para que não se torne pré-fabricada e inoperante. Por isso ampliar as discussões sobre o que envolve a doença, contexto e vida do paciente pode contribuir para um entendimento mais completo da situação. Apesar do tratamento da tuberculose ser complicado e, portanto, desmotivante, promover o entendimento do paciente, respeitá-lo e construir um vínculo podem contribuir para a adesão, na visão de pacientes e de profissionais de saúdeDescriptive and qualitative-quantitative research that rescued social respresentations of health professionals and patients in relation to mode of communication of tuberculosis diagnosis and treatment adherence. The study aimed to analyze the discursive content based on discussions about Conscientization developed by Paulo Freire. Semi-structured interviews were performed with 39 professionals involved with the initial diagnostic interview and 34 adult patients in 22 health units in South Region, Sao Paulo. Asked about initial diagnostic interview, patients understand this point broadly, far beyond the consultation where they received the official news. However, for professionals, the moment of the news is well defined and reveals that the diagnosis has a technological character. Asked how to break the news so as to encourage the patient to treatment, one of the categories expressed by patients brings the importance of discussing everything that involves the disease, context and patients life. In contrast, professionals care about the content to be informed, keeping the technological character of the information. Asked about ways to break the news that might discourage the patient to treatment, patients and professionals bring the importance of understanding about treatment (cognitive aspect) and respect and bond (psychic or affective aspect) so as to avoid abandonment. Regarding the fact that the treatment seems complicated when explained in the news (behavioral aspect), both patients and professionals oppose to this option. Some central ideas of these two groups agree that treatment is complicated and can make patient to give it up. According to Paulo Freire, all educational activity must be preceded by reflection on the human being and the lifestyle so that it does not turn out prefabricated and inoperative. Therefore, expanding the discussions on what involves the disease, context and patients life can contribute to a more complete understanding of the situation. Although the treatment of tuberculosis is complicated, and therefore disappointing, to promote the understanding of the patient, to respect him and to build a bond with him can contribute to the adherence, both in patients and health professionals point of viewBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLefevre, FernandoOliveira, Roberta Andrea de2012-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-10072012-140717/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-10072012-140717Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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