A dimensão sonora da voz: quatro obras audiovisuais brasileiras e uma poltrona interativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01032021-163229/ |
Resumo: | Este trabalho investiga experimentações sonoras em obras audiovisuais no contexto da arte contemporânea brasileira. Nos interessa estudar como a liberdade dos artistas, ao explorar a escuta, a voz e a sonoridade, se faz matéria expressiva. Tratamos de obras da produção da arte contemporânea brasileira nas quais existe uma experimentação com a escuta e a voz, quando a voz é tratada como vocalidade (por suas qualidades sonoras e não semânticas), e não como oralidade (uso da voz com produção de significado) ou como sujeito de enunciação. Procuramos entender o que provoca a escuta da sonoridade dessas vozes e como isso pode nos dar a perceber mecanismos de funcionamento do som nas mídias e se podemos observar, através disso, algum aspecto do contexto social e cultural em que vivemos. Selecionamos quatro obras como estudo de caso: os vídeos Telefone-sem-fio (1976), de Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Fernando Cocchiarale, Ivens Machado, Miriam Danowski, Paulo Herkenhoff e Sonia Andrade, Vt Preparado AC/ JC (1986), de Pedro Vieira e Walter Silveira, Parabolic People (1991), de Sandra Kogut, e o vídeo captado em película, Sin Peso (2007), de Cao Guimarães e O Grivo. Também criamos um experimento artístico: uma poltrona sonora interativa, que ficou exposta durante alguns meses na cidade de São Paulo, a partir da qual provocamos os visitantes a experimentarem, eles próprios, a poética da vocalidade e sobre a qual também realizamos uma reflexão. |
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A dimensão sonora da voz: quatro obras audiovisuais brasileiras e uma poltrona interativa-Arte contemporânea brasileiraAudio-visualAudiovisualBrazilian contemporary artSomSoundVocalidadeVocalityVoiceVozEste trabalho investiga experimentações sonoras em obras audiovisuais no contexto da arte contemporânea brasileira. Nos interessa estudar como a liberdade dos artistas, ao explorar a escuta, a voz e a sonoridade, se faz matéria expressiva. Tratamos de obras da produção da arte contemporânea brasileira nas quais existe uma experimentação com a escuta e a voz, quando a voz é tratada como vocalidade (por suas qualidades sonoras e não semânticas), e não como oralidade (uso da voz com produção de significado) ou como sujeito de enunciação. Procuramos entender o que provoca a escuta da sonoridade dessas vozes e como isso pode nos dar a perceber mecanismos de funcionamento do som nas mídias e se podemos observar, através disso, algum aspecto do contexto social e cultural em que vivemos. Selecionamos quatro obras como estudo de caso: os vídeos Telefone-sem-fio (1976), de Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Fernando Cocchiarale, Ivens Machado, Miriam Danowski, Paulo Herkenhoff e Sonia Andrade, Vt Preparado AC/ JC (1986), de Pedro Vieira e Walter Silveira, Parabolic People (1991), de Sandra Kogut, e o vídeo captado em película, Sin Peso (2007), de Cao Guimarães e O Grivo. Também criamos um experimento artístico: uma poltrona sonora interativa, que ficou exposta durante alguns meses na cidade de São Paulo, a partir da qual provocamos os visitantes a experimentarem, eles próprios, a poética da vocalidade e sobre a qual também realizamos uma reflexão.This work investigates sound experiments in audiovisual works in the context of contemporary Brazilian art. We are interested in studying how artists\' freedom, by exploring listening, voice and sound, becomes expressive matter. We are dealing with works of Brazilian contemporary art production in which there is an experimentation with listening and the voice, when the voice is treated as vocality (for its sonic and non semantic qualities), and not as orality (use of voice with meaning production) or as a subject of enunciation. We seek to understand what causes listening to the sound of these voices and how this can give us to understand mechanisms of sound functioning in the media and if we can observe, through this, some aspect of the social and cultural context in which we live. We selected four works as a case study: Telephone (1976), by Anna Bella Geiger, Leticia Parente, Fernando Cocchiarale, Ivens Machado, Miriam Danowski, Paulo Herkenhoff and Sonia Andrade; Prepared Vt AC / JC (1986) , by Pedro Vieira and Walter Silveira; Parabolic People (1991), by Sandra Kogut, and the video captured on film, Sin Peso (2007), by Cao Guimarães and O Grivo. We also created an artistic experiment: an interactive sound chair, which was exposed for a few months in the city of São Paulo, from which we provoke visitors to experiment themselves with the vocality poetics and to which we also produce a theoretical thinking.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandes, Patrícia MoranGuimarães, Clotilde Borges2020-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-01032021-163229/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-02T00:04:01Zoai:teses.usp.br:tde-01032021-163229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-02T00:04:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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