Importação de tecnologia gerencial para gestão do fornecimento de serviços de TI: um estudo sobre a aplicabilidade do modelo eSourcing Capability Model ao contexto institucional brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07102008-115552/ |
Resumo: | A governança do fornecimento (sourcing) de serviços de tecnologia da informação (TI) é uma questão que abrange aspectos gerenciais, econômicos e sociais. Atualmente parte significativas das recomendações de mercado orientam para a adoção de modelos padronizados cujas recomendações são consideradas melhores práticas. Dentre as existentes, o modelo eSourcing Capability Model (eSCM), desenvolvido pelo Information Technology Services Qualification Center da Universidade Carnegie Mellon, destina-se exclusivamente à padronização das práticas de sourcing. A pesquisa empreendida questiona quais as implicações das premissas do modelo eSCM para sua adequabilidade ao contexto institucional brasileiro. Foram realizadas análises de conteúdo para identificação das premissas explícitas e implícitas. Ao final dessa etapa identificou-se doze premissas, as quais foram comparadas com uma caracterização das especificidades do ambiente institucional brasileiro. Por sua vez, essa caracterização foi validada com especialistas. Conclui-se que o modelo eSCM traz uma grande contribuição para a prática da gestão do sourcing que é a preocupação com a gestão por processos e um gerenciamento profissional. Outra contribuição significativa do modelo é o foco no alinhamento dos estratégias e operações. Contudo, o modelo está fundamentado em uma lógica que presume uma racionalidade e formalismo que não são compatíveis com a cultura brasileira. São elementos que, historicamente, quando importados para o nosso contexto degeneraram-se e criaram arranjos ambigüos. |
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Importação de tecnologia gerencial para gestão do fornecimento de serviços de TI: um estudo sobre a aplicabilidade do modelo eSourcing Capability Model ao contexto institucional brasileiroImportation of managerial technology for managing IT services sourcing: a study on the adequacy of the eSourcing Capability Model to the Brazilian institutional contextAnálise comparativaAnálise de conteúdoCcontent analysisComparative analysiseSourcing Capability ModeleSourcing Capability ModelFornecimento de serviços de tecnologia da informaçãoGovernança de sourcingIT service sourcingSourcing governanceA governança do fornecimento (sourcing) de serviços de tecnologia da informação (TI) é uma questão que abrange aspectos gerenciais, econômicos e sociais. Atualmente parte significativas das recomendações de mercado orientam para a adoção de modelos padronizados cujas recomendações são consideradas melhores práticas. Dentre as existentes, o modelo eSourcing Capability Model (eSCM), desenvolvido pelo Information Technology Services Qualification Center da Universidade Carnegie Mellon, destina-se exclusivamente à padronização das práticas de sourcing. A pesquisa empreendida questiona quais as implicações das premissas do modelo eSCM para sua adequabilidade ao contexto institucional brasileiro. Foram realizadas análises de conteúdo para identificação das premissas explícitas e implícitas. Ao final dessa etapa identificou-se doze premissas, as quais foram comparadas com uma caracterização das especificidades do ambiente institucional brasileiro. Por sua vez, essa caracterização foi validada com especialistas. Conclui-se que o modelo eSCM traz uma grande contribuição para a prática da gestão do sourcing que é a preocupação com a gestão por processos e um gerenciamento profissional. Outra contribuição significativa do modelo é o foco no alinhamento dos estratégias e operações. Contudo, o modelo está fundamentado em uma lógica que presume uma racionalidade e formalismo que não são compatíveis com a cultura brasileira. São elementos que, historicamente, quando importados para o nosso contexto degeneraram-se e criaram arranjos ambigüos.Information technology services sourcing governance is an issue with economic, managerial and social dimensions. To approach it many frameworks have been develloped. This research addresses the adequacy of eSourcing Capability Model (eSC) to the Brazilian institutional context. The research design was based on content analysis and comparative analysis. It was found 12 premisses that underlie the eSCM. They were validated with experts. The conclusion points that eSCM brings professionalism to sourcing management. However, the model is based on rationality and formalism not compatible with Brazilian culture. Those elements was previously imported and degenerated to alternative institutional arrangements,Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPReinhard, NicolauSoares, Hebbertt de Farias2008-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-07102008-115552/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-07102008-115552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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