Ensaio.Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique Diaz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretto, Roberto Carlos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-07102009-134423/
Resumo: A presente pesquisa contribui para a análise dos processos de construção da cena teatral contemporânea, verificando a criação do encenador Enrique Diaz, da Cia dos Atores, com enfoque na prática desenvolvida por ele no espetáculo Ensaio.Hamlet. Procura-se estabelecer, neste trabalho, uma reflexão sobre as novas metodologias teatrais que marcam uma ruptura com o modelo dramático tradicional, investigando como se estrutura a construção da cena, da dramaturgia, do trabalho dos atores e do tempo teatral. O que se pretende, aqui, é, além de confirmar as técnicas desenvolvidas por Enrique no espetáculo Ensaio.Hamlet, e que são características de uma nova teatralidade, deixar registrados os procedimentos de criação de um dos mais profícuos artistas contemporâneos, colaborando, assim, com o registro da história do teatro brasileiro.
id USP_407808546450d051c090b200a7434873
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07102009-134423
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Ensaio.Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique DiazHAMLET: RUPTURA DA LINEARIDADE DRMÁTICA E CORPOS EM REDE NA CENA DE ENRIQUE DIAZ.Dramatic artDramaturgiaEncenaçãoEnrique Diaz.Enrique Diaz.Ensaio.HamletEnsaio.HamletMicropercepçãoMicroperceptionStagingA presente pesquisa contribui para a análise dos processos de construção da cena teatral contemporânea, verificando a criação do encenador Enrique Diaz, da Cia dos Atores, com enfoque na prática desenvolvida por ele no espetáculo Ensaio.Hamlet. Procura-se estabelecer, neste trabalho, uma reflexão sobre as novas metodologias teatrais que marcam uma ruptura com o modelo dramático tradicional, investigando como se estrutura a construção da cena, da dramaturgia, do trabalho dos atores e do tempo teatral. O que se pretende, aqui, é, além de confirmar as técnicas desenvolvidas por Enrique no espetáculo Ensaio.Hamlet, e que são características de uma nova teatralidade, deixar registrados os procedimentos de criação de um dos mais profícuos artistas contemporâneos, colaborando, assim, com o registro da história do teatro brasileiro.The current study contributes to the analysis of the constructing process of the contemporaneous scene, by verifying the work by Enrique Diaz (director Cia. dos Atores), focusing on his work called Ensaio.Hamlet. This study also establishes considerations on new theatre/drama methods which do not agree with the conventional drama standard, by examining how construction of scenes, dramatic art, actors acting and of the theatre timing are structured. The purpose of this study is, besides to confirm the techniques developed by Enrique in his play Ensaio.Hamlet, which are characteristics of the new theatre, also to record the creation procedures by one of the most profitable contemporaneous artists, by contributing then with the history record of the Brazilian theatre.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Elisabeth SilvaMoretto, Roberto Carlos2009-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-07102009-134423/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-07102009-134423Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio.Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique Diaz
HAMLET: RUPTURA DA LINEARIDADE DRMÁTICA E CORPOS EM REDE NA CENA DE ENRIQUE DIAZ.
title Ensaio.Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique Diaz
spellingShingle Ensaio.Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique Diaz
Moretto, Roberto Carlos
Dramatic art
Dramaturgia
Encenação
Enrique Diaz.
Enrique Diaz.
Ensaio.Hamlet
Ensaio.Hamlet
Micropercepção
Microperception
Staging
title_short Ensaio.Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique Diaz
title_full Ensaio.Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique Diaz
title_fullStr Ensaio.Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique Diaz
title_full_unstemmed Ensaio.Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique Diaz
title_sort Ensaio.Hamlet: ruptura da linearidade dramática e corpos em rede na cena de Enrique Diaz
author Moretto, Roberto Carlos
author_facet Moretto, Roberto Carlos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Elisabeth Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretto, Roberto Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Dramatic art
Dramaturgia
Encenação
Enrique Diaz.
Enrique Diaz.
Ensaio.Hamlet
Ensaio.Hamlet
Micropercepção
Microperception
Staging
topic Dramatic art
Dramaturgia
Encenação
Enrique Diaz.
Enrique Diaz.
Ensaio.Hamlet
Ensaio.Hamlet
Micropercepção
Microperception
Staging
description A presente pesquisa contribui para a análise dos processos de construção da cena teatral contemporânea, verificando a criação do encenador Enrique Diaz, da Cia dos Atores, com enfoque na prática desenvolvida por ele no espetáculo Ensaio.Hamlet. Procura-se estabelecer, neste trabalho, uma reflexão sobre as novas metodologias teatrais que marcam uma ruptura com o modelo dramático tradicional, investigando como se estrutura a construção da cena, da dramaturgia, do trabalho dos atores e do tempo teatral. O que se pretende, aqui, é, além de confirmar as técnicas desenvolvidas por Enrique no espetáculo Ensaio.Hamlet, e que são características de uma nova teatralidade, deixar registrados os procedimentos de criação de um dos mais profícuos artistas contemporâneos, colaborando, assim, com o registro da história do teatro brasileiro.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-07102009-134423/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-07102009-134423/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090487187931136