O fato da consciência como primeiro princípio da filosofia: teoria da representação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-30102013-122408/ |
Resumo: | A meta deste trabalho em um primeiro momento é a de analisar e compreender o pensamento de Reinhold encadeado na primeira edição das Cartas sobre a filosofia kantiana e no período da Filosofia elementar, tendo como foco o fato da consciência como primeiro princípio de toda a filosofia e o propósito de unificação sistemática, em que o autor almeja unir o que em Kant estava separado, isto é, o autor propõe que tanto a filosofia teórica quanto a prática saiam do mesmo princípio e, para isso, inverte a dedução transcendental de Kant ao partir do Incondicionado e ao estabelecer graus de espontaneidade na estrutura transcendental da representação. É nesse movimento e nas questões problemáticas que ele engendra que focalizamos nossos esforços e, em um segundo momento, concentramo-nos na filosofia prática, onde queremos mostrar a importância do legado deixado por Reinhold e o quanto ele se afasta da filosofia kantiana ao introduzir e desenvolver a teoria dos impulsos no fundamento da faculdade de desejar. Tais impulsos, ao instituírem a ligação entre as faculdades e a força representante, são responsáveis pela decisão entre o mero desejo e a ação concreta, entre a possibilidade e a efetividade da representação. |
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O fato da consciência como primeiro princípio da filosofia: teoria da representaçãoThe fact of consciousness as the first principle of philosophy: theory of representationConsciênciaConsciousnessReflectionReflexãoRepresentaçãoRepresentationSistematizaçãoSubjectSujeitoSystematizationA meta deste trabalho em um primeiro momento é a de analisar e compreender o pensamento de Reinhold encadeado na primeira edição das Cartas sobre a filosofia kantiana e no período da Filosofia elementar, tendo como foco o fato da consciência como primeiro princípio de toda a filosofia e o propósito de unificação sistemática, em que o autor almeja unir o que em Kant estava separado, isto é, o autor propõe que tanto a filosofia teórica quanto a prática saiam do mesmo princípio e, para isso, inverte a dedução transcendental de Kant ao partir do Incondicionado e ao estabelecer graus de espontaneidade na estrutura transcendental da representação. É nesse movimento e nas questões problemáticas que ele engendra que focalizamos nossos esforços e, em um segundo momento, concentramo-nos na filosofia prática, onde queremos mostrar a importância do legado deixado por Reinhold e o quanto ele se afasta da filosofia kantiana ao introduzir e desenvolver a teoria dos impulsos no fundamento da faculdade de desejar. Tais impulsos, ao instituírem a ligação entre as faculdades e a força representante, são responsáveis pela decisão entre o mero desejo e a ação concreta, entre a possibilidade e a efetividade da representação.The goal of this work is to analyze and understand the thought of Reinhold chained in the first edition of the Letters on the Kantian philosophy and in the period of Elementary philosophy, focusing on the fact of consciousness as the first principle of the whole philosophy and the purpose of systematic unification, in which the author aspires to unify what was separated in Kant, that is, the author proposes that both theoretical and practical philosophy come out the same principle and, for this, he reverses Kant\'s transcendental deduction starting from Unconditional and establishing degrees of spontaneity in the transcendental structure of representation. It is in this movement and in the problematic questions it engenders that we focalize our efforts, and secondly we centralize ourselves on practical philosophy, where we want to demonstrate the importance of the legacy left by Reinhold and how it become distanced of Kantian philosophy when introduces and develops the theory of drives in the ground of the faculty of desire that, making the connection between the faculties and the representational force, are responsible for the decision between the mere desire and concrete action, between the possibility and effectiveness of representation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCacciola, Maria Lucia Mello de OliveiraFracalossi, Ivanilde Aparecida Vieira Cardoso2013-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-30102013-122408/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:37Zoai:teses.usp.br:tde-30102013-122408Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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