"A formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-08092004-163317/ |
Resumo: | A enfermagem brasileira em sua ampla dimensão teórico-prática tem procurado discutir as questões do contexto sócio-político que interferem nos setores da saúde e educação, tanto no nível superior como no nível técnico. Um dos desafios impostos pela atualidade é o envelhecimento populacional, que ocorre de forma acelerada e exige redefinições de papéis e ações para atender a população idosa. O presente estudo, teve como objetivo analisar a formação gerontológica do Técnico em Enfermagem. A escolha da abordagem metodológica deste estudo foi feita pela metodologia qualitativa, fundamentada nos pressupostos teóricos do construtivismo, geriatria e gerontologia e interpretação cultural. Dentre os vários caminhos para apreensão do objeto de estudo optou-se pelo Estudo de Caso, tendo como cenário um curso técnico em enfermagem de uma instituição de educação profissional. Os resultados obtidos permitem verificar que existe deficiência na formação de profissionais técnicos em enfermagem competentes e habilitados ao cuidado da população idosa. Também, ressalta-se que o próprio ser humano deve compreender a utilização de símbolos e significados das experiências vividas como um marco referencial para a promoção de iniciativas transformadoras condizentes com a realidade social. |
id |
USP_411c34dc2c2f1d667358ec7cc5de4bc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-08092004-163317 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
"A formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural" The geronthologic formation of the nursing technician: an broaching culturalagingeducaçãoeducationenfermagemenvelhecimentogeronthologygerontologianível técniconursingtechnician levelA enfermagem brasileira em sua ampla dimensão teórico-prática tem procurado discutir as questões do contexto sócio-político que interferem nos setores da saúde e educação, tanto no nível superior como no nível técnico. Um dos desafios impostos pela atualidade é o envelhecimento populacional, que ocorre de forma acelerada e exige redefinições de papéis e ações para atender a população idosa. O presente estudo, teve como objetivo analisar a formação gerontológica do Técnico em Enfermagem. A escolha da abordagem metodológica deste estudo foi feita pela metodologia qualitativa, fundamentada nos pressupostos teóricos do construtivismo, geriatria e gerontologia e interpretação cultural. Dentre os vários caminhos para apreensão do objeto de estudo optou-se pelo Estudo de Caso, tendo como cenário um curso técnico em enfermagem de uma instituição de educação profissional. Os resultados obtidos permitem verificar que existe deficiência na formação de profissionais técnicos em enfermagem competentes e habilitados ao cuidado da população idosa. Também, ressalta-se que o próprio ser humano deve compreender a utilização de símbolos e significados das experiências vividas como um marco referencial para a promoção de iniciativas transformadoras condizentes com a realidade social.The brazilian nursing, in its large theorical-practical dimension, has been trying to dicuss the social-political context questions, which interfere in the health and education sectors, both the superior and thecnical levels. One of the challenges enforced nowadays in the demogrphic aging, which occur quickly and demand redefinitions of roles and actions to attend of to the ederly population. The study had as objective to understand the geronthologic formation of the nursing technician. The methodologic broaching choice for this study was made by qualitative methodology, based on theoretical pressuposing of construtivism, geriatrics, geronthology and cultural interpretation. Among various ways for apprehension of the study object, this chose the study of case, having as scenary a nursing thecnical course of an institution of professional education. The gained results allow to verify the deficiency of formation of nursing technician professionals with competence and able in the care of elderly population. This also emphasize that the human creature must understand the using symbols and meanings of lived experiences as a referencial mark to the promotion of transforming initiatives which correspond to the social reality.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMendes, Maria Manuela RinoLeonart, Edilomar2004-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-08092004-163317/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-08092004-163317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"A formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural" The geronthologic formation of the nursing technician: an broaching cultural |
title |
"A formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural" |
spellingShingle |
"A formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural" Leonart, Edilomar aging educação education enfermagem envelhecimento geronthology gerontologia nível técnico nursing technician level |
title_short |
"A formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural" |
title_full |
"A formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural" |
title_fullStr |
"A formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural" |
title_full_unstemmed |
"A formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural" |
title_sort |
"A formação gerontológica do técnico em enfermagem: uma abordagem cultural" |
author |
Leonart, Edilomar |
author_facet |
Leonart, Edilomar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Maria Manuela Rino |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leonart, Edilomar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aging educação education enfermagem envelhecimento geronthology gerontologia nível técnico nursing technician level |
topic |
aging educação education enfermagem envelhecimento geronthology gerontologia nível técnico nursing technician level |
description |
A enfermagem brasileira em sua ampla dimensão teórico-prática tem procurado discutir as questões do contexto sócio-político que interferem nos setores da saúde e educação, tanto no nível superior como no nível técnico. Um dos desafios impostos pela atualidade é o envelhecimento populacional, que ocorre de forma acelerada e exige redefinições de papéis e ações para atender a população idosa. O presente estudo, teve como objetivo analisar a formação gerontológica do Técnico em Enfermagem. A escolha da abordagem metodológica deste estudo foi feita pela metodologia qualitativa, fundamentada nos pressupostos teóricos do construtivismo, geriatria e gerontologia e interpretação cultural. Dentre os vários caminhos para apreensão do objeto de estudo optou-se pelo Estudo de Caso, tendo como cenário um curso técnico em enfermagem de uma instituição de educação profissional. Os resultados obtidos permitem verificar que existe deficiência na formação de profissionais técnicos em enfermagem competentes e habilitados ao cuidado da população idosa. Também, ressalta-se que o próprio ser humano deve compreender a utilização de símbolos e significados das experiências vividas como um marco referencial para a promoção de iniciativas transformadoras condizentes com a realidade social. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-08092004-163317/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-08092004-163317/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1809090521675595776 |