\"Estudo dos Processos de Aprendizagem Individual e Social em Macacos-Prego (Cebus Apella) a partir de Manipulação de uma Caixa-Problema\".
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-07022012-142242/ |
Resumo: | Macacos-prego (Cebus apella) são proficientes manipuladores de objetos. Este trabalho teve como objetivo estudar os processos de aprendizagem individual e social que durante a aquisição de um comportamento que consistia na abertura de trincos de uma caixa-problema. Foram utilizados dois grupos de macacos, sendo que de cada grupo um indivíduo foi treinado para executar a tarefa. A análise do processo de aprendizagem individual destes dois sujeitos foi feita a partir da construção de curvas de aprendizagem que levaram em conta a interação dos animais com a caixa e com os trincos. Além disso, foi feita uma análise de seqüências comportamentais através do uso de modelos log-lineares. Posteriormente, estes sujeitos serviram de modelo para os outros indivíduos do seu grupo: o sujeito treinado executava a tarefa enquanto era assistido por um outro indivíduo do grupo. Em seguida o modelo era retirado do recinto e o observador poderia tentar executar a tarefa. Desta forma pretendia-se estudar os processos de aprendizagem por observação. Os macacos-prego devidamente treinados tornaram-se eficientes abridores de trincos, evidenciando que possuem uma grande capacidade de aprendizagem individual. Os dados sobre aprendizagem social foram inconclusivos principalmente porque os observadores não observaram adequadamente a demonstração da tarefa. |
id |
USP_41388a77b7e29891e73e378c462d8529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07022012-142242 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
\"Estudo dos Processos de Aprendizagem Individual e Social em Macacos-Prego (Cebus Apella) a partir de Manipulação de uma Caixa-Problema\".Study of individual and social learning processes in Tufted capuchin monkeys (Cebus apella) through the manipulation of a problem-boxAnálise do comportamentoAnimal learningAprendizagem animalAprendizagem socialBehavioral assessmentMacacos-pregoMonkeysPrimatas (não humanos)Primates (nonhuman)Social learningMacacos-prego (Cebus apella) são proficientes manipuladores de objetos. Este trabalho teve como objetivo estudar os processos de aprendizagem individual e social que durante a aquisição de um comportamento que consistia na abertura de trincos de uma caixa-problema. Foram utilizados dois grupos de macacos, sendo que de cada grupo um indivíduo foi treinado para executar a tarefa. A análise do processo de aprendizagem individual destes dois sujeitos foi feita a partir da construção de curvas de aprendizagem que levaram em conta a interação dos animais com a caixa e com os trincos. Além disso, foi feita uma análise de seqüências comportamentais através do uso de modelos log-lineares. Posteriormente, estes sujeitos serviram de modelo para os outros indivíduos do seu grupo: o sujeito treinado executava a tarefa enquanto era assistido por um outro indivíduo do grupo. Em seguida o modelo era retirado do recinto e o observador poderia tentar executar a tarefa. Desta forma pretendia-se estudar os processos de aprendizagem por observação. Os macacos-prego devidamente treinados tornaram-se eficientes abridores de trincos, evidenciando que possuem uma grande capacidade de aprendizagem individual. Os dados sobre aprendizagem social foram inconclusivos principalmente porque os observadores não observaram adequadamente a demonstração da tarefa.Capuchin monkeys (Cebus apella) are excellent object handlers. This work aimed to study individual and social learning processes which took place during the aquisition of a task that consisted on opening bolts from a problem-box. Two groups were used and, from each group, one subject was trained to perform the task. The analysis of the individual learning process was based on the construction of learning curves with the animals\' interactions with the box and the bolts. Besides, an analysis of behavior sequences through the use of log-linears models was performed. Then, these subjects were used as models for the other subjects in their own group: the trained subject performed the task while another subject of the group watched. Afterwards, the model was put aside and the observer would be allowed to try to solve the task in order to study observational learning processes. The well trained monkeys became efficient bolt openers, showing that they have great individual learning skills. Data from social learning were inconclusive mainly because the observers didn\'t watch the demonstration of the task properly.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOttoni, Eduardo BenedictoResende, Briseida Dogo de1999-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-07022012-142242/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:31Zoai:teses.usp.br:tde-07022012-142242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
\"Estudo dos Processos de Aprendizagem Individual e Social em Macacos-Prego (Cebus Apella) a partir de Manipulação de uma Caixa-Problema\". Study of individual and social learning processes in Tufted capuchin monkeys (Cebus apella) through the manipulation of a problem-box |
title |
\"Estudo dos Processos de Aprendizagem Individual e Social em Macacos-Prego (Cebus Apella) a partir de Manipulação de uma Caixa-Problema\". |
spellingShingle |
\"Estudo dos Processos de Aprendizagem Individual e Social em Macacos-Prego (Cebus Apella) a partir de Manipulação de uma Caixa-Problema\". Resende, Briseida Dogo de Análise do comportamento Animal learning Aprendizagem animal Aprendizagem social Behavioral assessment Macacos-prego Monkeys Primatas (não humanos) Primates (nonhuman) Social learning |
title_short |
\"Estudo dos Processos de Aprendizagem Individual e Social em Macacos-Prego (Cebus Apella) a partir de Manipulação de uma Caixa-Problema\". |
title_full |
\"Estudo dos Processos de Aprendizagem Individual e Social em Macacos-Prego (Cebus Apella) a partir de Manipulação de uma Caixa-Problema\". |
title_fullStr |
\"Estudo dos Processos de Aprendizagem Individual e Social em Macacos-Prego (Cebus Apella) a partir de Manipulação de uma Caixa-Problema\". |
title_full_unstemmed |
\"Estudo dos Processos de Aprendizagem Individual e Social em Macacos-Prego (Cebus Apella) a partir de Manipulação de uma Caixa-Problema\". |
title_sort |
\"Estudo dos Processos de Aprendizagem Individual e Social em Macacos-Prego (Cebus Apella) a partir de Manipulação de uma Caixa-Problema\". |
author |
Resende, Briseida Dogo de |
author_facet |
Resende, Briseida Dogo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ottoni, Eduardo Benedicto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Briseida Dogo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise do comportamento Animal learning Aprendizagem animal Aprendizagem social Behavioral assessment Macacos-prego Monkeys Primatas (não humanos) Primates (nonhuman) Social learning |
topic |
Análise do comportamento Animal learning Aprendizagem animal Aprendizagem social Behavioral assessment Macacos-prego Monkeys Primatas (não humanos) Primates (nonhuman) Social learning |
description |
Macacos-prego (Cebus apella) são proficientes manipuladores de objetos. Este trabalho teve como objetivo estudar os processos de aprendizagem individual e social que durante a aquisição de um comportamento que consistia na abertura de trincos de uma caixa-problema. Foram utilizados dois grupos de macacos, sendo que de cada grupo um indivíduo foi treinado para executar a tarefa. A análise do processo de aprendizagem individual destes dois sujeitos foi feita a partir da construção de curvas de aprendizagem que levaram em conta a interação dos animais com a caixa e com os trincos. Além disso, foi feita uma análise de seqüências comportamentais através do uso de modelos log-lineares. Posteriormente, estes sujeitos serviram de modelo para os outros indivíduos do seu grupo: o sujeito treinado executava a tarefa enquanto era assistido por um outro indivíduo do grupo. Em seguida o modelo era retirado do recinto e o observador poderia tentar executar a tarefa. Desta forma pretendia-se estudar os processos de aprendizagem por observação. Os macacos-prego devidamente treinados tornaram-se eficientes abridores de trincos, evidenciando que possuem uma grande capacidade de aprendizagem individual. Os dados sobre aprendizagem social foram inconclusivos principalmente porque os observadores não observaram adequadamente a demonstração da tarefa. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-11-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-07022012-142242/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-07022012-142242/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256739184902144 |