Gestão de desempenho em clusters e redes regionais de cooperação: estudos de casos brasileiros e alemães e proposta de um modelo de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerolamo, Mateus Cecílio
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-03072007-103345/
Resumo: Este trabalho originou-se de pesquisas anteriores na área de gestão da melhoria, inovação e mudança empresarial. O desafio do projeto de doutorado seria o de desenvolver estratégias de implementação de ferramentas de melhoria para pequenas e médias empresas. Dessa forma, percebeu-se que o fenômeno de aglomeração regional entre empresas, clusters e redes de cooperação seria uma forma de potencializar o uso de tais métodos em pequenas e médias empresas e, com isso, possibilitar às pequenas e médias empresas acesso mais rápido à melhoria, inovação e competitividade. O objetivo do trabalho foi então definido como uma proposta de um modelo para gerenciar o desempenho em clusters e redes de cooperação de pequenas e médias empresas. Foi feita uma revisão do estado da arte sobre os temas gestão de desempenho organizacional e clusters e redes de cooperação. Estudos em nível mundial e europeu de gestão de clusters foram analisados e estudos de casos de clusters e redes de cooperação foram realizados no Brasil e na Alemanha. A Alemanha destaca-se atualmente no cenário europeu em função de seu programa de incentivo à inovação e competitividade para pequenas e médias empresas promovendo seus clusters e redes de cooperação, principalmente em campos de inovação e alta tecnologia. As análises da revisão de literatura, dos estudos de clusters e dos estudos de casos permitiram o desenvolvimento de um modelo de análise para gestão de desempenho em clusters e redes de cooperação que apresenta como principais elementos: a identificação de stakeholders-chave, a orientação estratégica e a definição de objetivos estratégicos, a implementação de ações e projetos conjuntos, a avaliação e medição de desempenho do cluster, e o estabelecimento de uma infra-estrutura de suporte ao processo de desenvolvimento da rede de cooperação e do cluster. Conclui-se, portanto que, embora seja difícil desenvolver um modelo totalmente adaptado às necessidades de diferentes clusters, esta proposta representa um modelo de análise que pode ser usado pelas iniciativas brasileiras de promoção de clusters e redes como o SEBRAE e a FIESP, por exemplo, no processo de promoção aos arranjos produtivos locais. Clusters de base tecnológica no Brasil também poderiam usar esse modelo de análise como auxílio para o desenvolvimento regional.
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Dessa forma, percebeu-se que o fenômeno de aglomeração regional entre empresas, clusters e redes de cooperação seria uma forma de potencializar o uso de tais métodos em pequenas e médias empresas e, com isso, possibilitar às pequenas e médias empresas acesso mais rápido à melhoria, inovação e competitividade. O objetivo do trabalho foi então definido como uma proposta de um modelo para gerenciar o desempenho em clusters e redes de cooperação de pequenas e médias empresas. Foi feita uma revisão do estado da arte sobre os temas gestão de desempenho organizacional e clusters e redes de cooperação. Estudos em nível mundial e europeu de gestão de clusters foram analisados e estudos de casos de clusters e redes de cooperação foram realizados no Brasil e na Alemanha. A Alemanha destaca-se atualmente no cenário europeu em função de seu programa de incentivo à inovação e competitividade para pequenas e médias empresas promovendo seus clusters e redes de cooperação, principalmente em campos de inovação e alta tecnologia. As análises da revisão de literatura, dos estudos de clusters e dos estudos de casos permitiram o desenvolvimento de um modelo de análise para gestão de desempenho em clusters e redes de cooperação que apresenta como principais elementos: a identificação de stakeholders-chave, a orientação estratégica e a definição de objetivos estratégicos, a implementação de ações e projetos conjuntos, a avaliação e medição de desempenho do cluster, e o estabelecimento de uma infra-estrutura de suporte ao processo de desenvolvimento da rede de cooperação e do cluster. Conclui-se, portanto que, embora seja difícil desenvolver um modelo totalmente adaptado às necessidades de diferentes clusters, esta proposta representa um modelo de análise que pode ser usado pelas iniciativas brasileiras de promoção de clusters e redes como o SEBRAE e a FIESP, por exemplo, no processo de promoção aos arranjos produtivos locais. Clusters de base tecnológica no Brasil também poderiam usar esse modelo de análise como auxílio para o desenvolvimento regional.This work originated from previous works of research in the area of improvement, innovation and change management. The challenge of this doctorate project was the development of implementation strategies of improvement and innovation methods for small and medium-sized enterprises. The regional agglomeration phenomena between enterprises, i.e. clusters and regional cooperation networks are an expanding alternative to the use of such methods in small and medium-sized enterprises, giving them easier access to improvements, innovations and competitiveness. The objective of this work was defined, therefore, as a proposal of an analysis model to manage the performance in clusters and cooperation networks of small and medium-sized enterprises. Studies in worldwide and european level of cluster performance models were analyzed and case studies of clusters and cooperation networks were carried out in Brazil and Germany. Germany stands out in the european context because of its politics that stimulate innovation and competitiveness for small and medium-sized enterprises promoting its clusters and cooperation networks, mainly in fields of innovation and high technology. The analysis of the literature review, studies on cluster and case studies allowed the development of a model for performance management in clusters and cooperation networks. Such a model presents as main elements: key-stakeholders identification, definition of strategic view and key-objectives, implementation of joint actions and projects, evaluation and measurement of performance, and the establishment of a support infra-structure to the development process of a cluster or a cooperation network. As one of the main conclusions, it can be said that, although it is difficult to develop a model totally adapted to the needs of different clusters, this proposal represents an analysis model that can be used by the brazilian initiatives for promoting clusters and cooperation networks as carried out, for instance, by SEBRAE and FIESP in the cases of local productive systems. Technological based-clusters in Brazil could also use this analysis model as a framework for their regional development process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarpinetti, Luiz Cesar RibeiroGerolamo, Mateus Cecílio2007-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18140/tde-03072007-103345/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-03072007-103345Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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