Proposta de um método de dimensionamento de pavimentos flexíveis para vias de baixo volume de tráfego com a utilização de solos lateríticos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-21082024-104123/ |
Resumo: | Este trabalho apresenta um método de dimensionamento de pavimentos de baixo volume de tráfego com solos lateríticos na sua estrutura ou fundação, que consiste em uma adaptação do método da AASHTO às condições prevalecentes no Estado de São Paulo, quando se considera as peculiaridades de clima, tráfego e ocorrência dos solos. A adaptação é fundamentada em um levantamento de bacias de deflexão de diversos pavimentos típicos da área estudada para a obtenção do módulo resiliente e coeficiente estrutural in situ dos solos lateríticos. Com o objetivo de se associar parâmetros elásticos à comportamento geotécnico, elabora-se uma tabela de aptidão dos solos lateríticos onde se apresentam intervalos com a expectativa dos valores de módulo resiliente e coeficiente estrutural para cada tipo de solo MCT. A tabela de aptidão viabiliza a utilização do método de dimensionamento proposto e pode se constituir em uma ponte entre os procedimentos de dimensionamento empíricos e os mecanísticos. |
id |
USP_416c2cd8f78a94325774d8835400e5fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21082024-104123 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Proposta de um método de dimensionamento de pavimentos flexíveis para vias de baixo volume de tráfego com a utilização de solos lateríticos.Untitled in englishEngenharia de transportesLaterite soilPavements (Sizing)Pavimentos (Dimensionamento)Solo lateríticoTransport engineeringEste trabalho apresenta um método de dimensionamento de pavimentos de baixo volume de tráfego com solos lateríticos na sua estrutura ou fundação, que consiste em uma adaptação do método da AASHTO às condições prevalecentes no Estado de São Paulo, quando se considera as peculiaridades de clima, tráfego e ocorrência dos solos. A adaptação é fundamentada em um levantamento de bacias de deflexão de diversos pavimentos típicos da área estudada para a obtenção do módulo resiliente e coeficiente estrutural in situ dos solos lateríticos. Com o objetivo de se associar parâmetros elásticos à comportamento geotécnico, elabora-se uma tabela de aptidão dos solos lateríticos onde se apresentam intervalos com a expectativa dos valores de módulo resiliente e coeficiente estrutural para cada tipo de solo MCT. A tabela de aptidão viabiliza a utilização do método de dimensionamento proposto e pode se constituir em uma ponte entre os procedimentos de dimensionamento empíricos e os mecanísticos.This thesis presents a method of pavement design for low-traffic volume using lateritic soil in its structure or foundations. This method is an adaptation of AASHTO method to the existing conditions in the State of São Paulo, regarding its climate, traffic and soil. The adaptation is based on a deflection basin inquiry of several typical pavement of the área being studied so that the resilient modulus can be obtained as well as the structural coefficient in situo f its lateritic soil. With the purpose of associating elastic parameters with geotechnical conduct, an aptitude table of the lateritic soil is drawn up where intervalso f the expected value of the resilient modulus and structural coefficient for each kind of MCT soil is presented. The aptitude table enables the use of the proposed design method which may be a link between the empirical and mechanistic design procedures.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBernucci, Liedi Légi BarianiNogami, Job ShujiAlvarez Neto, Leônidas1998-01-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-21082024-104123/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-21T22:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-21082024-104123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-21T22:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de um método de dimensionamento de pavimentos flexíveis para vias de baixo volume de tráfego com a utilização de solos lateríticos. Untitled in english |
title |
Proposta de um método de dimensionamento de pavimentos flexíveis para vias de baixo volume de tráfego com a utilização de solos lateríticos. |
spellingShingle |
Proposta de um método de dimensionamento de pavimentos flexíveis para vias de baixo volume de tráfego com a utilização de solos lateríticos. Alvarez Neto, Leônidas Engenharia de transportes Laterite soil Pavements (Sizing) Pavimentos (Dimensionamento) Solo laterítico Transport engineering |
title_short |
Proposta de um método de dimensionamento de pavimentos flexíveis para vias de baixo volume de tráfego com a utilização de solos lateríticos. |
title_full |
Proposta de um método de dimensionamento de pavimentos flexíveis para vias de baixo volume de tráfego com a utilização de solos lateríticos. |
title_fullStr |
Proposta de um método de dimensionamento de pavimentos flexíveis para vias de baixo volume de tráfego com a utilização de solos lateríticos. |
title_full_unstemmed |
Proposta de um método de dimensionamento de pavimentos flexíveis para vias de baixo volume de tráfego com a utilização de solos lateríticos. |
title_sort |
Proposta de um método de dimensionamento de pavimentos flexíveis para vias de baixo volume de tráfego com a utilização de solos lateríticos. |
author |
Alvarez Neto, Leônidas |
author_facet |
Alvarez Neto, Leônidas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bernucci, Liedi Légi Bariani Nogami, Job Shuji |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvarez Neto, Leônidas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de transportes Laterite soil Pavements (Sizing) Pavimentos (Dimensionamento) Solo laterítico Transport engineering |
topic |
Engenharia de transportes Laterite soil Pavements (Sizing) Pavimentos (Dimensionamento) Solo laterítico Transport engineering |
description |
Este trabalho apresenta um método de dimensionamento de pavimentos de baixo volume de tráfego com solos lateríticos na sua estrutura ou fundação, que consiste em uma adaptação do método da AASHTO às condições prevalecentes no Estado de São Paulo, quando se considera as peculiaridades de clima, tráfego e ocorrência dos solos. A adaptação é fundamentada em um levantamento de bacias de deflexão de diversos pavimentos típicos da área estudada para a obtenção do módulo resiliente e coeficiente estrutural in situ dos solos lateríticos. Com o objetivo de se associar parâmetros elásticos à comportamento geotécnico, elabora-se uma tabela de aptidão dos solos lateríticos onde se apresentam intervalos com a expectativa dos valores de módulo resiliente e coeficiente estrutural para cada tipo de solo MCT. A tabela de aptidão viabiliza a utilização do método de dimensionamento proposto e pode se constituir em uma ponte entre os procedimentos de dimensionamento empíricos e os mecanísticos. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-01-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-21082024-104123/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-21082024-104123/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257247890014208 |