O efeito da celulose microfibrilada no fibrocimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Welles Júnior de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-15022022-121623/
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo principal avaliar o efeito da incorporação de celulose microfibrilada (MFC) nas propriedades de placas de fibrocimento reforçadas com fibras de PVA. Para isso, foram estudas as propriedades reológicas, no estado fresco, e propriedades físicas, mecânicas e microestrutura, no estado endurecido. Por conseguinte, a incorporação de celulose microfibrilada em suspensões cimentícias resultou no retardo da hidratação do cimento. O fibrocimento com polpa refinada e floculante (PR_f), apresentou menor fluidez, no estado fresco, e atenuação das propriedades físicas e mecânicas em razão da microestrutura pouco coesa formada, no estado endurecido. O fibrocimento com substituição parcial de polpa celulósica por celulose microfibrilada (PR_mfcA) possuiu melhor capacidade de conformação no processo de prensagem, o que resultou em uma microestrutura mais coesa, melhorando as propriedades físicas e, consequentemente, as propriedades mecânicas.
id USP_41bed0284b2c313ef4f54c00e316565f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15022022-121623
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O efeito da celulose microfibrilada no fibrocimento.The effect of microfibrillated cellulose on fiber cement.CelluloseCeluloseCelulose microfibrilada.Fiber cementFibrocimentoMicrofibrillated celluloseEsta dissertação teve por objetivo principal avaliar o efeito da incorporação de celulose microfibrilada (MFC) nas propriedades de placas de fibrocimento reforçadas com fibras de PVA. Para isso, foram estudas as propriedades reológicas, no estado fresco, e propriedades físicas, mecânicas e microestrutura, no estado endurecido. Por conseguinte, a incorporação de celulose microfibrilada em suspensões cimentícias resultou no retardo da hidratação do cimento. O fibrocimento com polpa refinada e floculante (PR_f), apresentou menor fluidez, no estado fresco, e atenuação das propriedades físicas e mecânicas em razão da microestrutura pouco coesa formada, no estado endurecido. O fibrocimento com substituição parcial de polpa celulósica por celulose microfibrilada (PR_mfcA) possuiu melhor capacidade de conformação no processo de prensagem, o que resultou em uma microestrutura mais coesa, melhorando as propriedades físicas e, consequentemente, as propriedades mecânicas.This dissertation had as main objective to evaluate the incorporation of microfibrillated cellulose (MFC) in the properties of fiber cement reinforced with PVA fibers. For this, were analyzed in fiber cements, rheological properties, in the fresh state, and physical, mechanical properties and microstructure, in the hardened state. Therefore, the incorporation of microfibrillated cellulose in cementitious suspensions resulted in a delay in the hydration of the cement. Fiber cement with refined pulp and flocculant (PR_f) showed lower flowability in the fresh state and attenuation of physical and mechanical properties due to the poorly cohesive microstructure formed in the hardened state. Fiber cement with partial replacement of cellulosic pulp by microfibrillated cellulose (PR_mfcA) had better conformation capacity in the pressing process, resulting in a more cohesive microstructure, improving physical properties and, consequently, mechanical properties.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJohn, Vanderley MoacyrOliveira, Welles Júnior de2021-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-15022022-121623/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-18T13:12:02Zoai:teses.usp.br:tde-15022022-121623Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-18T13:12:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O efeito da celulose microfibrilada no fibrocimento.
The effect of microfibrillated cellulose on fiber cement.
title O efeito da celulose microfibrilada no fibrocimento.
spellingShingle O efeito da celulose microfibrilada no fibrocimento.
Oliveira, Welles Júnior de
Cellulose
Celulose
Celulose microfibrilada.
Fiber cement
Fibrocimento
Microfibrillated cellulose
title_short O efeito da celulose microfibrilada no fibrocimento.
title_full O efeito da celulose microfibrilada no fibrocimento.
title_fullStr O efeito da celulose microfibrilada no fibrocimento.
title_full_unstemmed O efeito da celulose microfibrilada no fibrocimento.
title_sort O efeito da celulose microfibrilada no fibrocimento.
author Oliveira, Welles Júnior de
author_facet Oliveira, Welles Júnior de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv John, Vanderley Moacyr
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Welles Júnior de
dc.subject.por.fl_str_mv Cellulose
Celulose
Celulose microfibrilada.
Fiber cement
Fibrocimento
Microfibrillated cellulose
topic Cellulose
Celulose
Celulose microfibrilada.
Fiber cement
Fibrocimento
Microfibrillated cellulose
description Esta dissertação teve por objetivo principal avaliar o efeito da incorporação de celulose microfibrilada (MFC) nas propriedades de placas de fibrocimento reforçadas com fibras de PVA. Para isso, foram estudas as propriedades reológicas, no estado fresco, e propriedades físicas, mecânicas e microestrutura, no estado endurecido. Por conseguinte, a incorporação de celulose microfibrilada em suspensões cimentícias resultou no retardo da hidratação do cimento. O fibrocimento com polpa refinada e floculante (PR_f), apresentou menor fluidez, no estado fresco, e atenuação das propriedades físicas e mecânicas em razão da microestrutura pouco coesa formada, no estado endurecido. O fibrocimento com substituição parcial de polpa celulósica por celulose microfibrilada (PR_mfcA) possuiu melhor capacidade de conformação no processo de prensagem, o que resultou em uma microestrutura mais coesa, melhorando as propriedades físicas e, consequentemente, as propriedades mecânicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-15022022-121623/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-15022022-121623/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090732958416896