SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venancio, Valkiria
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-09112011-112955/
Resumo: O rápido desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação está transformando relações e comportamentos, propiciando interações entre ambientes digitais e humanos, e mesmo entre humanos por meio dos ambientes digitais, impossíveis anteriormente. Esta complexidade adentra o ambiente escolar, tornando-o um ecossistema digital de aprendizagem. Por outro lado, considerando ambientes convencionais sem o apoio de ferramentas digitais, uma das tarefas mais árduas de um professor em sala de aula é acompanhar, identificar e intervir em dificuldades individuais de cada aluno. Neste sentido, este trabalho propõe o SeeAll, um sistema interativo de gestão, para apoiar o planejamento, o ensino e o acompanhamento da aprendizagem, voltado à avaliação por competências. Foi concebido de forma a ser um complemento ao ecossistema digital de aprendizagem escola e, que de maneira simples e fácil possa atingir às expectativas dos educadores. O protótipo parcial SeeAll foi desenvolvido por meio da modelagem orientada a objetos e implementado pelo método de Programação Extrema, a fim de possibilitar prototipação rápida e facilidade de modificações ao longo dos testes junto ao público alvo. De acordo com os testes preliminares realizados com professores e gestores, foi considerado uma ferramenta facilitadora ao acompanhamento individual da aprendizagem dos alunos e ao planejamento dos professores.
id USP_41e3772282395f16da5b1fb5507cbb86
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09112011-112955
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.SEEALL: interactive support system planning and monitoring of competence based learning.Avaliação por competênciaCompetency assessmentGestão da aprendizagemLearning managementTechnology in educationTecnologias na educaçãoO rápido desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação está transformando relações e comportamentos, propiciando interações entre ambientes digitais e humanos, e mesmo entre humanos por meio dos ambientes digitais, impossíveis anteriormente. Esta complexidade adentra o ambiente escolar, tornando-o um ecossistema digital de aprendizagem. Por outro lado, considerando ambientes convencionais sem o apoio de ferramentas digitais, uma das tarefas mais árduas de um professor em sala de aula é acompanhar, identificar e intervir em dificuldades individuais de cada aluno. Neste sentido, este trabalho propõe o SeeAll, um sistema interativo de gestão, para apoiar o planejamento, o ensino e o acompanhamento da aprendizagem, voltado à avaliação por competências. Foi concebido de forma a ser um complemento ao ecossistema digital de aprendizagem escola e, que de maneira simples e fácil possa atingir às expectativas dos educadores. O protótipo parcial SeeAll foi desenvolvido por meio da modelagem orientada a objetos e implementado pelo método de Programação Extrema, a fim de possibilitar prototipação rápida e facilidade de modificações ao longo dos testes junto ao público alvo. De acordo com os testes preliminares realizados com professores e gestores, foi considerado uma ferramenta facilitadora ao acompanhamento individual da aprendizagem dos alunos e ao planejamento dos professores.The rapid development of Communication and Information Technologies transformed behaviors and relationships, supporting humandigital environments interactions, and previously impossible digital environment supported human interactions. This complexity entered schools environments, transforming them into digital learning ecosystems. Nevertheless, considering conventional classrooms without digital tools, one of teachers hardest tasks is to follow, identify and intervene in each students individual difficulties. This work presents SeeAll, an interactive management system, developed to support planning, teaching and learning focused on competencies assessment. The system was designed to serve as a complement of the schools digital learning ecosystem and to be so simple and easy to reach educators expectations. The SeeAll partial prototype was developed using object oriented modeling and implemented according to the Extreme Programming method. This allowed creating rapid prototypes, which could be easily modified during tests with users. According to preliminary tests conducted with teachers and administrators, SeeAll was considered a facilitating tool for monitoring individual student learning and teacher planning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLopes, Roseli de DeusVenancio, Valkiria2011-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-09112011-112955/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:30Zoai:teses.usp.br:tde-09112011-112955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.
SEEALL: interactive support system planning and monitoring of competence based learning.
title SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.
spellingShingle SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.
Venancio, Valkiria
Avaliação por competência
Competency assessment
Gestão da aprendizagem
Learning management
Technology in education
Tecnologias na educação
title_short SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.
title_full SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.
title_fullStr SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.
title_full_unstemmed SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.
title_sort SEEALL: sistema interativo de apoio ao planejamento e acompanhamento de aprendizagem baseado em competências.
author Venancio, Valkiria
author_facet Venancio, Valkiria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Roseli de Deus
dc.contributor.author.fl_str_mv Venancio, Valkiria
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação por competência
Competency assessment
Gestão da aprendizagem
Learning management
Technology in education
Tecnologias na educação
topic Avaliação por competência
Competency assessment
Gestão da aprendizagem
Learning management
Technology in education
Tecnologias na educação
description O rápido desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação está transformando relações e comportamentos, propiciando interações entre ambientes digitais e humanos, e mesmo entre humanos por meio dos ambientes digitais, impossíveis anteriormente. Esta complexidade adentra o ambiente escolar, tornando-o um ecossistema digital de aprendizagem. Por outro lado, considerando ambientes convencionais sem o apoio de ferramentas digitais, uma das tarefas mais árduas de um professor em sala de aula é acompanhar, identificar e intervir em dificuldades individuais de cada aluno. Neste sentido, este trabalho propõe o SeeAll, um sistema interativo de gestão, para apoiar o planejamento, o ensino e o acompanhamento da aprendizagem, voltado à avaliação por competências. Foi concebido de forma a ser um complemento ao ecossistema digital de aprendizagem escola e, que de maneira simples e fácil possa atingir às expectativas dos educadores. O protótipo parcial SeeAll foi desenvolvido por meio da modelagem orientada a objetos e implementado pelo método de Programação Extrema, a fim de possibilitar prototipação rápida e facilidade de modificações ao longo dos testes junto ao público alvo. De acordo com os testes preliminares realizados com professores e gestores, foi considerado uma ferramenta facilitadora ao acompanhamento individual da aprendizagem dos alunos e ao planejamento dos professores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-09112011-112955/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3142/tde-09112011-112955/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090559992659968