As narrativas do bom diabo na cultura popular portuguesa da Idade Moderna à etnografia romântica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro Filho, Paulo César
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-23072018-155616/
Resumo: O presente estudo analisa a figura do diabo benfazejo na literatura tradicional portuguesa. O corpus selecionado é composto pela novela exemplar de autoria anônima Obras do Diabinho da Mão Furada, que remete ao século XVII, e por uma seleção de contos populares recolhidos sobretudo durante o século XIX. Partindo das considerações teóricas contemporâneas referentes ao pensamento mitológico, às poéticas da oralidade e a sua preservação pela cultura escrita por meio de variantes textuais, faz-se uma crítica à romantização de tradições populares e aos pressupostos nacionalistas que marcaram o raiar da folclorística europeia para então analisar a contraposição das diferentes representações de tal figura a oficial, de origem bíblica, e outra popular, de natureza mítica e pagã. Nesse sentido explora-se a associação deste bom diabo a bruxas, fadas, pesadelos e à construção de pontes como forma de demonstrar a pertinência do pressuposto que justifica e norteia este estudo: o de que o bom diabo das narrativas populares portuguesas alude às personagens míticas do folclore pagão, diabolizadas com o advento do Cristianismo. A correspondência entre os traços arquetípicos (Levi-Strauss) dos bons diabos ao dos duendes, gnomos, trasgos e outros pequenos seres da mitologia pagã é demonstrada com as análises dos textos de natureza oral que compõem o corpus elencado. As gravuras e outras representações pictóricas concernentes aos eixos temáticos desta investigação corroboram as perspectivas teóricas multidisciplinares em que o presente trabalho se baseia, fronteiriças à etnografia: os estudos culturais e religiosos, a literatura morigerante e a história do livro em seus aspectos filológicos, tipográficos e pictóricos.
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