Avaliação do impacto da implantação de registro médico eletrônico de pacientes no ambulatório de clínica médica geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-10012017-102051/ |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a satisfação e expectativas dos pacientes e médicos antes e depois da implantação de um registro médico eletrônico (RME) de pacientes no ambulatório de clínica médica de um hospital universitário. Métodos: Foram realizadas 389 entrevistas com pacientes e 151 com médicos antes e depois da implantação de um RME comercial no ambulatório de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Brasil. Os médicos foram categorizados por seus anos de graduação (10 anos ou menos e mais de 10 anos). As respostas ao questionário dadas pelos médicos foram classificadas como favorável ou contra o uso de RME, antes e depois da implantação do sistema, recebendo 1 ou 0 pontos, respectivamente. A soma destes pontos gerou uma pontuação analisada por regressão múltipla para determinar quais os fatores que contribuem para a aceitação de RME pelos médicos. Para se avaliar o comportamento de pacientes e médicos em um período em que a implantação já havia entrado na rotina, realizou-se uma terceira etapa de entrevistas com pacientes e médicos. Resultados: O grau de satisfação do paciente era o mesmo antes e depois da implantação (p > 0,05). O tempo de espera para ser atendido foi maior após a implantação de RME (p < 0,0001), embora a percepção dos pacientes tenha apontado para uma direção diferente (p=0,0186). Médicos formados há menos de 10 anos já tinham usado os registros eletrônicos em outros hospitais e clínicas (p=0,0141). Estes médicos tinham expectativas mais positivas antes da implantação (p=0,0018). Este otimismo foi reduzido após a implantação, devido ao mau funcionamento do sistema durante a fase inicial (p=0,0229). A utilização do RME foi maior pelos médicos mais jovens (p < 0,0001). Na terceira avaliação os pacientes mostraram-se muito satisfeitos com o atendimento (porcentagem de mais de 90%). Percebiam a utilização do computador durante a consulta e valorizavam essa utilização. Os médicos com 10 anos ou menos de graduação, percebiam e valorizavam mais as facilidades do registro eletrônico e o utilizavam mais. Em 11 de 18 questões específicas sobre o desempenho de tarefas clínicas os médicos mais jovens julgaram mais fácil utilizar o RME, do que os médicos mais antigos p < 0,05. Questionados especificamente sobre a satisfação com o RME, os médicos mais jovens responderam \"boa\" e \"excelente\" em maior proporção do que os com mais de 10 anos de formados (p=0,0011) |
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Avaliação do impacto da implantação de registro médico eletrônico de pacientes no ambulatório de clínica médica geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São PauloAssessing the impact of implementation of electronic medical record in outpatient clinic medical general Hospital das Clinicas, Faculty of Medicine, University of São PauloAplicação de informática médicaElectronic health recordsInformática médicaMedical informaticsMedical informatics applicationsMedical records systems computerizedPatient satisfactionRegistros eletrônicos de saúdeSatisfação do pacienteSistemas computadorizados de registros médicosObjetivo: Avaliar a satisfação e expectativas dos pacientes e médicos antes e depois da implantação de um registro médico eletrônico (RME) de pacientes no ambulatório de clínica médica de um hospital universitário. Métodos: Foram realizadas 389 entrevistas com pacientes e 151 com médicos antes e depois da implantação de um RME comercial no ambulatório de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, Brasil. Os médicos foram categorizados por seus anos de graduação (10 anos ou menos e mais de 10 anos). As respostas ao questionário dadas pelos médicos foram classificadas como favorável ou contra o uso de RME, antes e depois da implantação do sistema, recebendo 1 ou 0 pontos, respectivamente. A soma destes pontos gerou uma pontuação analisada por regressão múltipla para determinar quais os fatores que contribuem para a aceitação de RME pelos médicos. Para se avaliar o comportamento de pacientes e médicos em um período em que a implantação já havia entrado na rotina, realizou-se uma terceira etapa de entrevistas com pacientes e médicos. Resultados: O grau de satisfação do paciente era o mesmo antes e depois da implantação (p > 0,05). O tempo de espera para ser atendido foi maior após a implantação de RME (p < 0,0001), embora a percepção dos pacientes tenha apontado para uma direção diferente (p=0,0186). Médicos formados há menos de 10 anos já tinham usado os registros eletrônicos em outros hospitais e clínicas (p=0,0141). Estes médicos tinham expectativas mais positivas antes da implantação (p=0,0018). Este otimismo foi reduzido após a implantação, devido ao mau funcionamento do sistema durante a fase inicial (p=0,0229). A utilização do RME foi maior pelos médicos mais jovens (p < 0,0001). Na terceira avaliação os pacientes mostraram-se muito satisfeitos com o atendimento (porcentagem de mais de 90%). Percebiam a utilização do computador durante a consulta e valorizavam essa utilização. Os médicos com 10 anos ou menos de graduação, percebiam e valorizavam mais as facilidades do registro eletrônico e o utilizavam mais. Em 11 de 18 questões específicas sobre o desempenho de tarefas clínicas os médicos mais jovens julgaram mais fácil utilizar o RME, do que os médicos mais antigos p < 0,05. Questionados especificamente sobre a satisfação com o RME, os médicos mais jovens responderam \"boa\" e \"excelente\" em maior proporção do que os com mais de 10 anos de formados (p=0,0011)Objective: To evaluate the satisfaction and expectations of patients and physicians before and after the implementation of an electronic medical record (EMR) in internal medicine outpatient clinic of a university hospital. Methods: We conducted 389 interviews with patients and 151 with doctors before and after the implementation of a commercial RME in internal medicine outpatient clinic of the Hospital das Clinicas, University of São Paulo, Brazil. Doctors were categorized by their graduate years (10 years or less and more than 10 years). The answers to the questionnaire given by doctors were classified as favorable or against the use of EMR, before and after the implementation of the system, receiving 1 or 0 points, respectively. The sum of the points generated scores analyzed by multiple regression to determine the factors that contribute to the acceptance of EMR by doctors. To evaluate the behavior of patients and doctors in a period when the implementation had already entered the routine, a third stage of interviews with patients and doctors was carried out. Results: The degree of patient satisfaction was the same before and after implantation (p > 0.05). The waiting time to be attended was increased after the implementation of EMR (p < 0.0001), although the perception of patients has pointed to a different direction (p=0.0186). Doctors graduated less than 10 years had already used the electronic records in other hospitals and clinics (p=0.0141). These doctors had more positive expectations before implantation (p=0.0018). This optimism was reduced after implantation, due to system malfunction during the initial phase (p=0.0229). Utilization of EMR was higher by younger physicians (p < 0.0001). The third evaluation showed the patients were very satisfied with the service (over 90%). They noticed the use of the computer during the consultation and valued such use. Doctors with 10 or less graduation years, perceived and valued more the facilities of electronic medical records and used more. In 11 of 18 specific questions about the performance of clinical tasks younger doctors deemed it easier to use the electronic medical record, than older physicians (p < 0.05). When asked specifically about satisfaction with EMR, younger physicians responded \"good\" and \"excellent\" in greater proportion than the old physicians (p=0.0011)Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAzevedo Neto, Raymundo Soares deDuarte, Jurandir Godoy2016-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5144/tde-10012017-102051/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-10012017-102051Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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