Teoria da forma Algoritmica. Entre uma estética e uma ética dos algorítmos: relações entre imagem, fruição e ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Júnior, Eli
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-25022021-101012/
Resumo: Como desdobramento de uma pesquisa de mestrado também apoiada pela FAPESP, esta tese apresenta uma teoria sobre as possibilidades de transformação do estatuto da imagem e de seus modos de fruição a partir da hipertrofia das tecnologias de comunicação e informação digitais, tendo como foco um de seus elementos fundamentais: os algoritmos. Parte-se da construção de um percurso histórico-teórico que busca relacionar o surgimento de tecnologias midiáticas a alterações nos modos de operação e fruição das imagens. A construção desse percurso foi acompanhada por um mapeamento de casos representativos, imagens de naturezas diversas, o que nos levou a estabelecer dois modelos de operação e fruição da imagem: um anterior e outro posterior ao advento do digital. Descrevemos, então, esses dois modelos (formas) a partir do que identificamos como suas origens, características e ressonâncias principais: 1) a forma espetacular, marcada pela frontalidade, a representação e a racionalidade; e 2) a forma algorítmica, articulada pela familiaridade, a expressão e a sensorialidade. A tese se debruça sobre esse segundo modelo, construindo o que se define como um \"Atlas\" de \"imagens algorítmicas\" a fim de descrever, sob as perspectivas técnica e filosófica, seus elementos constitutivos. Esses elementos, como sustentamos, seriam não apenas marcas dessas imagens, mas também ressoariam para além delas mesmas como precipitadores de um modus percipiendi outro, expresso em certos fenômenos urgentes de nossos tempos, aos quais nos dedicamos na última parte da tese: a crise da própria noção de imagem (e de espectador), o problema da existência (e da verdade) e a crise da ação política (e de seus gestos).
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