Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Maria Ribeiro dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-21052014-162200/
Resumo: Atualmente a assistência à saúde do idoso é prioritária, verificando-se ser o envelhecimento um desafio mundial. Observa-se que a ocorrência de trauma tem aumentado nesta população nos últimos anos e os acidentes de trânsito são uma das causas mais frequentes destes eventos. O presente estudo é longitudinal retrospectivo com objetivo de analisar o trauma por acidente de trânsito no idoso atendido em um hospital municipal de referência em urgência nos anos de 2010 e 2011. O local de realização foi um hospital de urgência de referência e a Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito. Em uma população de 524 idosos, os dados do estudo foram coletados por meio de levantamento nos prontuários, boletins de atendimento, boletins de registro de acidentes de trânsito e inquéritos policiais utilizando formulários validados por expertes na área do trauma. A análise descritiva foi realizada para todas as variáveis, incluindo as medidas de posição e de dispersão para as variáveis quantitativas. Na análise espacial utilizaram-se o Índice Local de Moran e a densidade de Kernel. Para análise do risco de acidente, trauma e óbito empregou-se como medida de associação o risco relativo. Do total de 524 idosos acidentados caracterizados pela média de 67,5 anos, 69,1% eram do sexo masculino, 66,9% eram casados e 65,3% possuíam ensino fundamental. Dentre os acidentados, 78,6% apresentaram trauma, sendo 34,9% pedestres e em 27,2% dos acidentes, a motocicleta foi o veículo envolvido. As lesões de maior incidência por região corporal ocorreram nos membros inferiores, correspondendo a 24,1%. Dentre as consequências, 47,7% foram imobilizações. As cirurgias ortopédicas responderam por 26,1% dos procedimentos. A alta hospitalar representou 83,2% da condição de saída do hospital. Dos acidentes, 92,5% ocorreram sem vítima fatal e 56,2% dos óbitos foram na faixa etária de 60 a 69 anos. Destes 59,7% eram pedestres, 47,3% ocorreram na sala de emergência, sendo 28,3% por traumatismo cranioencefálico. A análise espacial evidenciou que os óbitos se concentraram na área urbana, com aglomerado de bairros com alta ocorrência de acidente de trânsito, apresentando correlação positiva, assim como evidenciou também a existência de regiões com maior densidade de ocorrências. Os resultados do estudo demonstraram também forte associação entre o sexo masculino e a ocorrência de acidente, trauma e óbito em decorrência da lesão, em praticamente todas as situações e faixas etárias examinadas, principalmente entre os idosos mais velhos. Os acidentes de trânsito apresentaram características específicas nos idosos, carecendo de mais estudos para dimensionamento real do problema e adoção adequada de medidas de proteção cabíveis. Constatou-se a importância da análise espacial dos acidentes por local de ocorrência do evento, por possibilitar a identificação das regiões que necessitam, prioritariamente, da implantação e implementação de medidas preventivas e corretivas para prevenção e controle destas ocorrências
id USP_426e6ec0e197154ed3de9657bc5fb1f8
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-21052014-162200
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequênciasTrauma by traffic accident in elderly people: risk factors and consequencesAcidentes de TrânsitoAgedAnálise espacialFerimentos e lesõesIdosoRelative riskRisco relativoSpatial analysisTraffic accidentsWounds and injuriesAtualmente a assistência à saúde do idoso é prioritária, verificando-se ser o envelhecimento um desafio mundial. Observa-se que a ocorrência de trauma tem aumentado nesta população nos últimos anos e os acidentes de trânsito são uma das causas mais frequentes destes eventos. O presente estudo é longitudinal retrospectivo com objetivo de analisar o trauma por acidente de trânsito no idoso atendido em um hospital municipal de referência em urgência nos anos de 2010 e 2011. O local de realização foi um hospital de urgência de referência e a Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito. Em uma população de 524 idosos, os dados do estudo foram coletados por meio de levantamento nos prontuários, boletins de atendimento, boletins de registro de acidentes de trânsito e inquéritos policiais utilizando formulários validados por expertes na área do trauma. A análise descritiva foi realizada para todas as variáveis, incluindo as medidas de posição e de dispersão para as variáveis quantitativas. Na análise espacial utilizaram-se o Índice Local de Moran e a densidade de Kernel. Para análise do risco de acidente, trauma e óbito empregou-se como medida de associação o risco relativo. Do total de 524 idosos acidentados caracterizados pela média de 67,5 anos, 69,1% eram do sexo masculino, 66,9% eram casados e 65,3% possuíam ensino fundamental. Dentre os acidentados, 78,6% apresentaram trauma, sendo 34,9% pedestres e em 27,2% dos acidentes, a motocicleta foi o veículo envolvido. As lesões de maior incidência por região corporal ocorreram nos membros inferiores, correspondendo a 24,1%. Dentre as consequências, 47,7% foram imobilizações. As cirurgias ortopédicas responderam por 26,1% dos procedimentos. A alta hospitalar representou 83,2% da condição de saída do hospital. Dos acidentes, 92,5% ocorreram sem vítima fatal e 56,2% dos óbitos foram na faixa etária de 60 a 69 anos. Destes 59,7% eram pedestres, 47,3% ocorreram na sala de emergência, sendo 28,3% por traumatismo cranioencefálico. A análise espacial evidenciou que os óbitos se concentraram na área urbana, com aglomerado de bairros com alta ocorrência de acidente de trânsito, apresentando correlação positiva, assim como evidenciou também a existência de regiões com maior densidade de ocorrências. Os resultados do estudo demonstraram também forte associação entre o sexo masculino e a ocorrência de acidente, trauma e óbito em decorrência da lesão, em praticamente todas as situações e faixas etárias examinadas, principalmente entre os idosos mais velhos. Os acidentes de trânsito apresentaram características específicas nos idosos, carecendo de mais estudos para dimensionamento real do problema e adoção adequada de medidas de proteção cabíveis. Constatou-se a importância da análise espacial dos acidentes por local de ocorrência do evento, por possibilitar a identificação das regiões que necessitam, prioritariamente, da implantação e implementação de medidas preventivas e corretivas para prevenção e controle destas ocorrênciasHealthcare toward aged people is presently deemed to be a priority, as the aging process stands out as a world challenge. The occurrence of traumas has been increasingly observed in this population and traffic accidents are one of the most frequent sources of such events. The aim of the present longitudinal, retrospective study was to assess trauma by traffic accident in elderly people cared for at a municipal hospital, a reference in emergency health care services, in 2010 and 2011. The study was carried out at an emergency reference hospital and at a Transit Crime Repression Precinct. The study was composed of 524 aged people. Data were collected from medical records, emergency care reports, official traffic accident reports, and police reports with the application of forms validated by trauma experts. A descriptive analysis was carried out to all variables, including position and dispersion scales of measurement for all quantitative variables. The spatial analysis employed the Moran Local Statistics and the Kernel density estimate. The relative risk tool was used as a correlation measurement to assess accident risk, trauma and death. From the total amount of 524 injured elderly people, characterized by the mean of 67.5 years of age, 69.1% were men; 66.9% were married; and 65.3% had completed elementary school. Among the injured people, 78.6% presented trauma, being 34.9% pedestrians; in 27.2% of the accidents, the motorcycle was the type of vehicle involved. Lower limbs were reported as the most injured body parts in the accidents, corresponding to 24.1%. Among the consequences, 47.7% were counted to be immobilization processes. Orthopedic surgeries responded to 26.1% of procedures. Hospital discharge represented 83.2% in the total number of people leaving the hospital. From all researched accidents, 92.5% did not present casualties, and 56.2% of recorded deaths occurred to people between 60 and 69 years of age. From these, 59.7% were pedestrians, and 47.3% took place in the emergency room, being 28.3% caused by traumatic brain injury. Spatial analysis showed that the deaths were mostly recorded in urban areas, at high density neighborhoods displaying high occurrence of traffic accidents, thus showing a positive correlation. The assessment also pointed out the existence of regions with higher occurrence of traffic accidents. The results of this study also showed a strong correlation between the male sex and the accident occurrence, trauma and injury followed by death in practically all analyzed conditions and age groups, especially among more senior citizens. Traffic accidents presented specific characteristics at elderly groups, thus generating a need for broader studies that could come up with the real figure of the problem and the adoption of adequate and applicable protection measures. The spatial analysis of the accidents per site of occurrence showed to be quite a relevant procedure, as it enabled the identification of priority regions for the implementation of preventive and corrective measures toward preventing and monitoring these occurrencesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Rosalina Aparecida PartezaniSantos, Ana Maria Ribeiro dos2014-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-21052014-162200/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-21052014-162200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências
Trauma by traffic accident in elderly people: risk factors and consequences
title Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências
spellingShingle Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências
Santos, Ana Maria Ribeiro dos
Acidentes de Trânsito
Aged
Análise espacial
Ferimentos e lesões
Idoso
Relative risk
Risco relativo
Spatial analysis
Traffic accidents
Wounds and injuries
title_short Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências
title_full Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências
title_fullStr Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências
title_full_unstemmed Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências
title_sort Trauma por acidente de trânsito no idoso: fatores de risco e consequências
author Santos, Ana Maria Ribeiro dos
author_facet Santos, Ana Maria Ribeiro dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Maria Ribeiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes de Trânsito
Aged
Análise espacial
Ferimentos e lesões
Idoso
Relative risk
Risco relativo
Spatial analysis
Traffic accidents
Wounds and injuries
topic Acidentes de Trânsito
Aged
Análise espacial
Ferimentos e lesões
Idoso
Relative risk
Risco relativo
Spatial analysis
Traffic accidents
Wounds and injuries
description Atualmente a assistência à saúde do idoso é prioritária, verificando-se ser o envelhecimento um desafio mundial. Observa-se que a ocorrência de trauma tem aumentado nesta população nos últimos anos e os acidentes de trânsito são uma das causas mais frequentes destes eventos. O presente estudo é longitudinal retrospectivo com objetivo de analisar o trauma por acidente de trânsito no idoso atendido em um hospital municipal de referência em urgência nos anos de 2010 e 2011. O local de realização foi um hospital de urgência de referência e a Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito. Em uma população de 524 idosos, os dados do estudo foram coletados por meio de levantamento nos prontuários, boletins de atendimento, boletins de registro de acidentes de trânsito e inquéritos policiais utilizando formulários validados por expertes na área do trauma. A análise descritiva foi realizada para todas as variáveis, incluindo as medidas de posição e de dispersão para as variáveis quantitativas. Na análise espacial utilizaram-se o Índice Local de Moran e a densidade de Kernel. Para análise do risco de acidente, trauma e óbito empregou-se como medida de associação o risco relativo. Do total de 524 idosos acidentados caracterizados pela média de 67,5 anos, 69,1% eram do sexo masculino, 66,9% eram casados e 65,3% possuíam ensino fundamental. Dentre os acidentados, 78,6% apresentaram trauma, sendo 34,9% pedestres e em 27,2% dos acidentes, a motocicleta foi o veículo envolvido. As lesões de maior incidência por região corporal ocorreram nos membros inferiores, correspondendo a 24,1%. Dentre as consequências, 47,7% foram imobilizações. As cirurgias ortopédicas responderam por 26,1% dos procedimentos. A alta hospitalar representou 83,2% da condição de saída do hospital. Dos acidentes, 92,5% ocorreram sem vítima fatal e 56,2% dos óbitos foram na faixa etária de 60 a 69 anos. Destes 59,7% eram pedestres, 47,3% ocorreram na sala de emergência, sendo 28,3% por traumatismo cranioencefálico. A análise espacial evidenciou que os óbitos se concentraram na área urbana, com aglomerado de bairros com alta ocorrência de acidente de trânsito, apresentando correlação positiva, assim como evidenciou também a existência de regiões com maior densidade de ocorrências. Os resultados do estudo demonstraram também forte associação entre o sexo masculino e a ocorrência de acidente, trauma e óbito em decorrência da lesão, em praticamente todas as situações e faixas etárias examinadas, principalmente entre os idosos mais velhos. Os acidentes de trânsito apresentaram características específicas nos idosos, carecendo de mais estudos para dimensionamento real do problema e adoção adequada de medidas de proteção cabíveis. Constatou-se a importância da análise espacial dos acidentes por local de ocorrência do evento, por possibilitar a identificação das regiões que necessitam, prioritariamente, da implantação e implementação de medidas preventivas e corretivas para prevenção e controle destas ocorrências
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-21052014-162200/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-21052014-162200/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257239498260480