Caminhos da educação em saúde na atenção básica: proposta de reorganização do grupo do parque

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Veronica de Pádua
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-10052017-110135/
Resumo: Introdução: Uma das estratégias de cuidado ao usuário com hipertensão sistêmica e diabetes mellitus é o grupo educativo. Ao participar dos grupos, a pessoa tem um espaço para expressar pensamentos, opiniões, pontos de vista, em um processo democrático e solidário de trocas de saberes e experiências. O grupo educativo também é recurso importante para a reflexão crítica das pessoas acerca das condições de vida e saúde que têm. O presente estudo teve o propósito de reolhar criticamente a prática de um grupo educativo na UBS Parque Novo Mundo II, na Zona Norte de São Paulo, com base no questionamento: Como organizar grupos educativos para o autocuidado das pessoas com doenças crônicas, na Atenção Básica? Objetivo: Propor a reorganização do Grupo do Parque, tendo em vista o autocuidado apoiado na DM e HAS. Desenvolvimento do projeto (Método): estudo de pesquisa aplicada para aprimoramento das atividades educativas na UBS Parque Novo Mundo II. Proposta de intervenção (Resultados): da revisão da literatura sobre a temática resultou o substrato teórico para a reorganização do grupo. Com isso, reconheceu-se a necessidade de estratificar os usuários segundo o risco de complicação. A estratificação contribui para a melhoria na assistência e na organização do processo de trabalho, pois ao invés de dar a mesma atenção a todos os usuários com as condições crônicas é possível o planejamento da assistência, segundo a gravidade de cada um. Para efetuar a estratificação, usou-se a informação sobre 13 fatores de complicação: tabagismo, uso de álcool, medicação, atividade física, dieta, pressão arterial, hemoglobina glicada, circunferência abdominal. Os cálculos cruzados dos dados sobre esses fatores, com auxílio de uma planilha elaborada em MS Excell, permitiram a classificação em três níveis de risco: baixo, médio e alto. De acordo com o nível, o fluxo de atendimento proposto prevê consultas, visitas domiciliares e grupo educativo, em periocidades e com objetivos distintos. Para a reorganização do Grupo do Parque, levaram-se em conta as características dos grupos operativos como dinamicidade, reflexão, democracia e autonomia, a fim de fomentar mudanças de comportamento, por meio da empatia e alteridade entre os participantes. O intuito era o autocuidado acompanhado como forma de cuidado da equipe de saúde da família para as pessoas com doenças crônicas, com vistas à que sejam agentes sociais produtores da saúde. Propôs-se a reorganização do Grupo, com nove encontros quinzenais e dois para monitoramento e apoio, no 3° e 6° mês após o último encontro quinzenal. Com isso, o Grupo proposto tem, no total, 11 encontros.
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spelling Caminhos da educação em saúde na atenção básica: proposta de reorganização do grupo do parquePathways for the Health Education in Primary care: proposals for a reorganization of the Group of the Parkatenção primária à saúdecomportamentos saudáveisdiabetes mellitus tipo 2educação em saúdehealth behaviorshealth educationhealth promotionhipertensãohypertensionprimary health carepromoção da saúdetype 2 diabetes mellitusIntrodução: Uma das estratégias de cuidado ao usuário com hipertensão sistêmica e diabetes mellitus é o grupo educativo. Ao participar dos grupos, a pessoa tem um espaço para expressar pensamentos, opiniões, pontos de vista, em um processo democrático e solidário de trocas de saberes e experiências. O grupo educativo também é recurso importante para a reflexão crítica das pessoas acerca das condições de vida e saúde que têm. O presente estudo teve o propósito de reolhar criticamente a prática de um grupo educativo na UBS Parque Novo Mundo II, na Zona Norte de São Paulo, com base no questionamento: Como organizar grupos educativos para o autocuidado das pessoas com doenças crônicas, na Atenção Básica? Objetivo: Propor a reorganização do Grupo do Parque, tendo em vista o autocuidado apoiado na DM e HAS. Desenvolvimento do projeto (Método): estudo de pesquisa aplicada para aprimoramento das atividades educativas na UBS Parque Novo Mundo II. Proposta de intervenção (Resultados): da revisão da literatura sobre a temática resultou o substrato teórico para a reorganização do grupo. Com isso, reconheceu-se a necessidade de estratificar os usuários segundo o risco de complicação. A estratificação contribui para a melhoria na assistência e na organização do processo de trabalho, pois ao invés de dar a mesma atenção a todos os usuários com as condições crônicas é possível o planejamento da assistência, segundo a gravidade de cada um. Para efetuar a estratificação, usou-se a informação sobre 13 fatores de complicação: tabagismo, uso de álcool, medicação, atividade física, dieta, pressão arterial, hemoglobina glicada, circunferência abdominal. Os cálculos cruzados dos dados sobre esses fatores, com auxílio de uma planilha elaborada em MS Excell, permitiram a classificação em três níveis de risco: baixo, médio e alto. De acordo com o nível, o fluxo de atendimento proposto prevê consultas, visitas domiciliares e grupo educativo, em periocidades e com objetivos distintos. Para a reorganização do Grupo do Parque, levaram-se em conta as características dos grupos operativos como dinamicidade, reflexão, democracia e autonomia, a fim de fomentar mudanças de comportamento, por meio da empatia e alteridade entre os participantes. O intuito era o autocuidado acompanhado como forma de cuidado da equipe de saúde da família para as pessoas com doenças crônicas, com vistas à que sejam agentes sociais produtores da saúde. Propôs-se a reorganização do Grupo, com nove encontros quinzenais e dois para monitoramento e apoio, no 3° e 6° mês após o último encontro quinzenal. Com isso, o Grupo proposto tem, no total, 11 encontros.Introduction: The educative groups are a strategy for the care of those with systemic hypertension and diabetes mellitus. With the participation in these type of groups, the users have the opportunity to express thoughts, opinions, views in a democratic and supportive sharing process of knowledge and experiences. The educative group is also an important resource for the critical reflection of people about their living conditions and health. This study aimed to critically review the practice of an educative group at UBS Parque Novo Mundo II, in the north region of São Paulo, based on the question: How to organize educative groups focused on the self-care of those with chronic diseases at the Primary Care? Objective: To propose the reorganization of the Group of the Park focused on self-care for those with diabetes and hypertension. Development of the project (method): Applied research for the improvement of the educative activities at the UBS Parque Novo Mundo II. Intervention proposal (Results): the literature review on the topic built the theoretical basis for the group\'s reorganization. Thus, it was recognized the need to stratify users according to their risk of complication. The stratification helps to improve the care and the organization of the work process, because instead of giving equal attention to all patients with chronic conditions it is possible to personalize the care according to the severity of each one. For the stratification we used the information about 13 complicating factors: smoking, use of alcohol, medication, physical activity, diet, blood pressure, glycated hemoglobin, waist circumference. The values for these factors were crossed through sheets of the MS Excell. The stratification was done through a scale of risk with three levels: low, medium and high. According to the level, we proposed different settings of consultations, home visits and educative groups. The reorganization of the Group of the Park took into account the characteristics of the operative groups as dynamics, reflection, democracy and autonomy in order to promote behavioral change, through empathy and alterity among the participants. The reorganization of the group was based on the self-care as a type of care of the family health team care for those with chronic diseases, in order to make of each one the producer of his/her own health. We proposed the reorganization of the Group, with nine fortnightly meetings and two meetings for monitoring and support, on the 3rd and 6th month after the last meeting fortnightly. Thus, the Group totalized 11 meetings.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZoboli, Elma Lourdes Campos PavoneMello, Veronica de Pádua2015-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7144/tde-10052017-110135/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T15:44:41Zoai:teses.usp.br:tde-10052017-110135Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T15:44:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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