Uma ferramenta acessível de apoio à modelagem de software na Web
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-17072014-161506/ |
Resumo: | Com o aumento do uso das atividades de modelagem em processos de desenvolvimento de software, a participação de pessoas com deficiência visual em tais processos requer esforços dedicados para que os modelos sejam passíveis de entendimento, caso contrário essa participação fica comprometida. Os modelos são em sua maioria visuais e, portanto, seu processo de construção requer o posicionamento de elementos no espaço do documento por meio de um dispositivo de apontar, como o mouse, e sua leitura requer o uso da visão, uma vez que os diagramas são compostos não apenas por textos, mas também por elementos visuais como retângulos e arcos conectando-os. Neste contexto, o objetivo deste projeto foi desenvolver uma técnica textual para representação e interação com diagramas que possibilite que pessoas com deficiência visual sejam capazes de colaborar em projetos de software, tanto utilizando uma abordagem de desenvolvimento orientado a modelos, quanto em uma abordagem de desenvolvimento tradicional. Para atingir o objetivo proposto foi desenvolvido um protótipo de uma ferramenta Web, a AWMo (lê-se letra a letra: A-W-M-O), a partir da qual a edição de modelos pode ser realizada por meio de duas visões equivalentes: uma visão gráfica, na qual o engenheiro de software poderá inserir novos elementos no diagrama, posicioná-los e definir suas propriedades de modo visual; e uma visão textual, na qual o engenheiro de software pode inserir novos elementos, propriedades e relacioná-los utilizando uma gramática textual. Um estudo de caso foi conduzido para avaliar sua eficácia e os resultados mostraram que a linguagem textual desenvolvida não representa uma barreira para a utilização da abordagem proposta pela AWMo. Os resultados sugerem que a AWMo é uma opção viável para facilitar o acesso de deficientes visuais a modelos de software, ajudando a promover a colaboração e comunicação efetiva e de maneira independente entre usuários com e sem visão para atividades de modelagem de software |
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Uma ferramenta acessível de apoio à modelagem de software na WebAn accessible too to support software modelling on the webAcessibilidade na WebAssistive technologyMDD and UMLMDD e UMLModelagem de softwareSoftware modelingTecnologia assistivaWeb accessibilityCom o aumento do uso das atividades de modelagem em processos de desenvolvimento de software, a participação de pessoas com deficiência visual em tais processos requer esforços dedicados para que os modelos sejam passíveis de entendimento, caso contrário essa participação fica comprometida. Os modelos são em sua maioria visuais e, portanto, seu processo de construção requer o posicionamento de elementos no espaço do documento por meio de um dispositivo de apontar, como o mouse, e sua leitura requer o uso da visão, uma vez que os diagramas são compostos não apenas por textos, mas também por elementos visuais como retângulos e arcos conectando-os. Neste contexto, o objetivo deste projeto foi desenvolver uma técnica textual para representação e interação com diagramas que possibilite que pessoas com deficiência visual sejam capazes de colaborar em projetos de software, tanto utilizando uma abordagem de desenvolvimento orientado a modelos, quanto em uma abordagem de desenvolvimento tradicional. Para atingir o objetivo proposto foi desenvolvido um protótipo de uma ferramenta Web, a AWMo (lê-se letra a letra: A-W-M-O), a partir da qual a edição de modelos pode ser realizada por meio de duas visões equivalentes: uma visão gráfica, na qual o engenheiro de software poderá inserir novos elementos no diagrama, posicioná-los e definir suas propriedades de modo visual; e uma visão textual, na qual o engenheiro de software pode inserir novos elementos, propriedades e relacioná-los utilizando uma gramática textual. Um estudo de caso foi conduzido para avaliar sua eficácia e os resultados mostraram que a linguagem textual desenvolvida não representa uma barreira para a utilização da abordagem proposta pela AWMo. Os resultados sugerem que a AWMo é uma opção viável para facilitar o acesso de deficientes visuais a modelos de software, ajudando a promover a colaboração e comunicação efetiva e de maneira independente entre usuários com e sem visão para atividades de modelagem de softwareWith the growth of modeling activities in software development processes, the participation of visually impaired users requires dedicated efforts so that the models are capable to be understood, otherwise this participation is compromised. The models are mostly visuals and, therefore, their construction process requires the positioning of elements in the document space with a pointing device, like the mouse, and their reading requires the use of vision, since the diagrams are composed not only by text, but also by visual elements such as rectangles and arcs connecting them. In this context, the goal of this project was to develop a textual technique to represent and interact with diagrams to allow visually disabled people to collaborate in software development projects, either using an model driven development approach or a tradicional development approach. To achieve the proposed goal, a prototype Web tool called AWMo was developed. The prototype allows the edition of models to be done in two distinct views: a graphical view, where the software engineer is able to insert new elements and define their position in a visual and traditional way; and a textual view, where the software engineer is able to insert new elements, their properties and relationships using a textual grammar. A case study was conducted to evaluate the efficacy of the approach and the results show that the textual language developed did not posed itself as a barrier to the use of the AWMo. The results suggest that AWMo is a viable option to allow the access of the visually impaired to software models, promoting collaboration and effective communication between sighted and blind users in software modeling activities, but most importantly, in an independent wayBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFortes, Renata Pontin de MattosGrillo, Filipe Del Nero2014-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-17072014-161506/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:54Zoai:teses.usp.br:tde-17072014-161506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Com o aumento do uso das atividades de modelagem em processos de desenvolvimento de software, a participação de pessoas com deficiência visual em tais processos requer esforços dedicados para que os modelos sejam passíveis de entendimento, caso contrário essa participação fica comprometida. Os modelos são em sua maioria visuais e, portanto, seu processo de construção requer o posicionamento de elementos no espaço do documento por meio de um dispositivo de apontar, como o mouse, e sua leitura requer o uso da visão, uma vez que os diagramas são compostos não apenas por textos, mas também por elementos visuais como retângulos e arcos conectando-os. Neste contexto, o objetivo deste projeto foi desenvolver uma técnica textual para representação e interação com diagramas que possibilite que pessoas com deficiência visual sejam capazes de colaborar em projetos de software, tanto utilizando uma abordagem de desenvolvimento orientado a modelos, quanto em uma abordagem de desenvolvimento tradicional. Para atingir o objetivo proposto foi desenvolvido um protótipo de uma ferramenta Web, a AWMo (lê-se letra a letra: A-W-M-O), a partir da qual a edição de modelos pode ser realizada por meio de duas visões equivalentes: uma visão gráfica, na qual o engenheiro de software poderá inserir novos elementos no diagrama, posicioná-los e definir suas propriedades de modo visual; e uma visão textual, na qual o engenheiro de software pode inserir novos elementos, propriedades e relacioná-los utilizando uma gramática textual. Um estudo de caso foi conduzido para avaliar sua eficácia e os resultados mostraram que a linguagem textual desenvolvida não representa uma barreira para a utilização da abordagem proposta pela AWMo. Os resultados sugerem que a AWMo é uma opção viável para facilitar o acesso de deficientes visuais a modelos de software, ajudando a promover a colaboração e comunicação efetiva e de maneira independente entre usuários com e sem visão para atividades de modelagem de software |
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