Intenção empreendedora e estilos de aprendizagem: um estudo com universitários brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Caroline Rocha Berezuschy
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19122019-121257/
Resumo: A atividade empreendedora é de fundamental importância para a prosperidade social, gerando novos empregos e contribuindo para o crescimento econômico. Três elementos são considerados fundamentais para a compreensão do empreendedorismo - o indivíduo, as oportunidades e o contexto em que estão inseridos. A intenção empreendedora, ou seja, o desejo do indivíduo de empreender, por sua vez, depende de valores e características pessoais e normas sociais. O ambiente universitário tem sido explorado para o estudo da intenção empreendedora, devido à influência da educação empreendedora na vontade de empreender dos estudantes e pela capacidade das Instituições de Ensino Superior em formar indivíduos com as competências necessárias para alavancar o empreendedorismo. Dada a importância da educação empreendedora, a forma como os estudantes aprendem pode influenciar o desejo de empreender. Os estilos de aprendizagem estão relacionados com a forma que o indivíduo processa as informações e assim como a intenção empreendedora, depende de características pessoais. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar se existe relação entre a intenção empreendedora, as características individuais e os estilos de aprendizagem. O trabalho foi fundamentado nas teorias explicativas de intenção - Teoria do Comportamento Planejado e Teoria do Evento Empreendedor- características do perfil empreendedor - Teoria das Três Necessidades- e estilos de aprendizagem - Modelo de Felder e Soloman. Foi escolhido um modelo previamente validado da literatura para o contexto brasileiro para explorar a intenção empreendedora e as características individuais relacionadas ao perfil empreendedor. Para avaliar os estilos de aprendizagem optou-se pelo questionário ILS (Index of Learning Sytles). O método aplicado foi a pesquisa survey com 420 estudantes do Estado de São Paulo. Os resultados mostraram que há relação entre a intenção empreendedora e os estilos de aprendizagem relacionados às etapas de percepção e organização. Quanto às características pessoais, os fatores oportunidade e planejamento mostraram-se relevantes para explicar a variabilidade da intenção empreendedora dos estudantes. Como contribuição, o trabalho pretende auxiliar na condução da educação empreendedora nas universidades, com enfoque nos aspectos individuais dos estudantes de forma a estimular o empreendedorismo.
id USP_42b05fc71322f4c2dd2ff6278e94aa27
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19122019-121257
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Intenção empreendedora e estilos de aprendizagem: um estudo com universitários brasileirosEntrepreneurial Intention and learning styles: a study with brazilian college studentsCollege studentsEducação empreendedoraEntrepreneurial educationEntrepreneurial intentionEstilos de aprendizagemIntenção empreendedoraLearning stylesUniversitáriosA atividade empreendedora é de fundamental importância para a prosperidade social, gerando novos empregos e contribuindo para o crescimento econômico. Três elementos são considerados fundamentais para a compreensão do empreendedorismo - o indivíduo, as oportunidades e o contexto em que estão inseridos. A intenção empreendedora, ou seja, o desejo do indivíduo de empreender, por sua vez, depende de valores e características pessoais e normas sociais. O ambiente universitário tem sido explorado para o estudo da intenção empreendedora, devido à influência da educação empreendedora na vontade de empreender dos estudantes e pela capacidade das Instituições de Ensino Superior em formar indivíduos com as competências necessárias para alavancar o empreendedorismo. Dada a importância da educação empreendedora, a forma como os estudantes aprendem pode influenciar o desejo de empreender. Os estilos de aprendizagem estão relacionados com a forma que o indivíduo processa as informações e assim como a intenção empreendedora, depende de características pessoais. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar se existe relação entre a intenção empreendedora, as características individuais e os estilos de aprendizagem. O trabalho foi fundamentado nas teorias explicativas de intenção - Teoria do Comportamento Planejado e Teoria do Evento Empreendedor- características do perfil empreendedor - Teoria das Três Necessidades- e estilos de aprendizagem - Modelo de Felder e Soloman. Foi escolhido um modelo previamente validado da literatura para o contexto brasileiro para explorar a intenção empreendedora e as características individuais relacionadas ao perfil empreendedor. Para avaliar os estilos de aprendizagem optou-se pelo questionário ILS (Index of Learning Sytles). O método aplicado foi a pesquisa survey com 420 estudantes do Estado de São Paulo. Os resultados mostraram que há relação entre a intenção empreendedora e os estilos de aprendizagem relacionados às etapas de percepção e organização. Quanto às características pessoais, os fatores oportunidade e planejamento mostraram-se relevantes para explicar a variabilidade da intenção empreendedora dos estudantes. Como contribuição, o trabalho pretende auxiliar na condução da educação empreendedora nas universidades, com enfoque nos aspectos individuais dos estudantes de forma a estimular o empreendedorismo.The entrepreneurial activity has a fundamental importance for social prosperity as it creates new jobs and contributes to economic growth. There are three crucial elements to understand the entrepreneurship - individuals, opportunity and context. The entrepreneurial intention stands for the will of engaging in new business and it depends on the personal characteristics and values as well as social norms. The university environment has been explored for the study of entrepreneurial intention due to the influence of entrepreneurial education in the will of engaging in new business and for the capacity of the universities to instruct students about entrepreneurship. Given the importance of entrepreneurial education, the way of students learn about it have an influence in their will to endeavor in new business. Learning styles are associated to how the individuals process information and as it happens to entrepreneurial intention, depends on personal characteristics. Thus, the aim of this paper is to identify if there is a relation between the entrepreneurial intention, personal characteristics and learning styles. This paper is based on explanatory theories of intention - Planned Behavior Theory and Entrepreneur Event Theory- entrepreneur characteristics - Three Needs Theory and learning styles - Felder and Soloman Model. A previously validated model for Brazilian context was chosen to explore these relations. The research was based on a survey with 420 students from universities located in São Paulo, Brazil. The results showed that there is a relation between the entrepreneurial intention and learning styles related to the steps of perception and organization. Concerning the personal characteristics, the factor opportunity and planning were significantly relevant to explain the variation in the entrepreneurial intention between students. The paper also undertook a Confirmatory Factor Analysis for the entrepreneur characteristics model, suggesting improvements and adjustments. In terms of contribution, the paper intends to be a guidance in the conduction of the entrepreneurial education in the universities, focusing on individual aspects to stimulate entrepreneurship.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPViana, Adriana Backx NoronhaSchmidt, Caroline Rocha Berezuschy2019-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19122019-121257/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-22T17:56:01Zoai:teses.usp.br:tde-19122019-121257Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-22T17:56:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Intenção empreendedora e estilos de aprendizagem: um estudo com universitários brasileiros
Entrepreneurial Intention and learning styles: a study with brazilian college students
title Intenção empreendedora e estilos de aprendizagem: um estudo com universitários brasileiros
spellingShingle Intenção empreendedora e estilos de aprendizagem: um estudo com universitários brasileiros
Schmidt, Caroline Rocha Berezuschy
College students
Educação empreendedora
Entrepreneurial education
Entrepreneurial intention
Estilos de aprendizagem
Intenção empreendedora
Learning styles
Universitários
title_short Intenção empreendedora e estilos de aprendizagem: um estudo com universitários brasileiros
title_full Intenção empreendedora e estilos de aprendizagem: um estudo com universitários brasileiros
title_fullStr Intenção empreendedora e estilos de aprendizagem: um estudo com universitários brasileiros
title_full_unstemmed Intenção empreendedora e estilos de aprendizagem: um estudo com universitários brasileiros
title_sort Intenção empreendedora e estilos de aprendizagem: um estudo com universitários brasileiros
author Schmidt, Caroline Rocha Berezuschy
author_facet Schmidt, Caroline Rocha Berezuschy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Adriana Backx Noronha
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Caroline Rocha Berezuschy
dc.subject.por.fl_str_mv College students
Educação empreendedora
Entrepreneurial education
Entrepreneurial intention
Estilos de aprendizagem
Intenção empreendedora
Learning styles
Universitários
topic College students
Educação empreendedora
Entrepreneurial education
Entrepreneurial intention
Estilos de aprendizagem
Intenção empreendedora
Learning styles
Universitários
description A atividade empreendedora é de fundamental importância para a prosperidade social, gerando novos empregos e contribuindo para o crescimento econômico. Três elementos são considerados fundamentais para a compreensão do empreendedorismo - o indivíduo, as oportunidades e o contexto em que estão inseridos. A intenção empreendedora, ou seja, o desejo do indivíduo de empreender, por sua vez, depende de valores e características pessoais e normas sociais. O ambiente universitário tem sido explorado para o estudo da intenção empreendedora, devido à influência da educação empreendedora na vontade de empreender dos estudantes e pela capacidade das Instituições de Ensino Superior em formar indivíduos com as competências necessárias para alavancar o empreendedorismo. Dada a importância da educação empreendedora, a forma como os estudantes aprendem pode influenciar o desejo de empreender. Os estilos de aprendizagem estão relacionados com a forma que o indivíduo processa as informações e assim como a intenção empreendedora, depende de características pessoais. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar se existe relação entre a intenção empreendedora, as características individuais e os estilos de aprendizagem. O trabalho foi fundamentado nas teorias explicativas de intenção - Teoria do Comportamento Planejado e Teoria do Evento Empreendedor- características do perfil empreendedor - Teoria das Três Necessidades- e estilos de aprendizagem - Modelo de Felder e Soloman. Foi escolhido um modelo previamente validado da literatura para o contexto brasileiro para explorar a intenção empreendedora e as características individuais relacionadas ao perfil empreendedor. Para avaliar os estilos de aprendizagem optou-se pelo questionário ILS (Index of Learning Sytles). O método aplicado foi a pesquisa survey com 420 estudantes do Estado de São Paulo. Os resultados mostraram que há relação entre a intenção empreendedora e os estilos de aprendizagem relacionados às etapas de percepção e organização. Quanto às características pessoais, os fatores oportunidade e planejamento mostraram-se relevantes para explicar a variabilidade da intenção empreendedora dos estudantes. Como contribuição, o trabalho pretende auxiliar na condução da educação empreendedora nas universidades, com enfoque nos aspectos individuais dos estudantes de forma a estimular o empreendedorismo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19122019-121257/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19122019-121257/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257140331282432